Blastoise/Keldeo EX

Por Robson Elias

E aí, galera! Hoje trago o primeiro post de (espero) muitos que estão pra vir aqui no Battle City. Como vocês leram no título, esse artigo é dedicado a Blastoise BC/Keldeo EX, um deck que muitos já diziam que seria bom mesmo antes das cartas saírem aqui no Ocidente com o lançamento da coleção Boundaries Crossed.

Good ol’ Blastoise

O combo Blastoise BC/Keldeo EX é muito simples: Você liga quantas energias de água da mão quiser no seu pokémon graças ao Blastoise e o Keldeo EX consegue dar mais dano com mais energias de água ligadas nele.  Essa possibilidade de ligar quantas energias da mão você quiser tem sido usada desde os tempos primórdios do Pokémon TCG. Foi na primeira coleção Base Set que lançaram o primeiro Blastoise, que tinha um Poke-Power chamado Rain Dance, que é idêntico ao Deluge do Blastoise BC. Depois de lá, outros decks se tornaram BDIF (Best Deck in Format) usando Poké-Powers/Abilities similares: BLS (Blastoise ex FireRed/LeafGreen) e Magneboar (Emboar Black&White)

De acordo com o Pokégym, Blastoise/Keldeo EX não é BDIF, porém é definitivamente um dos melhores do formato. O deck de Blastoise/Keldeo EX é o segundo que mais ganhou Cities esse ano nos EUA, também é o segundo maior vice campeão dos Cities, sempre atrás de Landorus EX/Mewtwo EX.

A maioria dos decks de Blastoise/Keldeo EX usam uma base assim:

LISTA ESQUELETO:

3 Squirtle BC
1 Wartortle BC
3 Blastoise BC
3 Keldeo EX
>10
4 Professor Juniper
4 N
3 Bianca
3 Skyla
4 Ultra Ball
4 Pokemon Catcher
3 Energy Retrieval
3 Rare Candy
1 Computer Search
1 Tool Scrapper
>30
10 Water
>10
TOTAL: 50

TECHS

Mewtwo EX:  Na verdade Mewtwo EX pode ser considerado um carta essencial nesse deck. Se você vem jogando há algum tempo você deve saber que o melhor modo de nocautear um Mewtwo EX em um hit é com seu próprio Mewtwo EX. Mewtwo EX também é uma das melhores cartas contra Keldeo EX, logo você vai querer se livrar do Mewtwo EX do seu oponente o mais rápido possível.

Mereço o quarto espaço no seu deck?

Quarto Squirtle: Na lista esqueleto eu incluí apenas três Squirtles, porém muitas vezes você vai querer ter quatro no deck. Você quer garantir ter Blastoise o mais rápido possível, se possível no segundo turno, porém às vezes isso fica muito difícil já que ele é nocauteado logo no primeiro turno por Tornadus EX, por exemplo. Pra um Tornadus EX são necessários apenas uma Double Colorless Energy, Stadium e Pokémon Catcher (se Squirtle estiver no banco) pra nocautear seu Squirtle e negar seu futuro Deluge, logo muitas vezes você vai querer abaixar dois Squirtles no seu turno, pra ter garantia de um Blastoise no próximo turno. Blastoise é a alma desse deck, quanto mais tarde você abaixar ele, pior vai ser durante seu jogo.

Keldeo BC 47: Muitos o incluem para tech contra Sigilyph DRX, que não toma dano de EX graças a sua ability. Porém, Keldeo BC 47 tem 110 de HP e pode ser nocauteado em seguida muito facilmente, fazendo você perder muitas energias que são recursos importantíssimos nesse deck.

Kyurem NV: Kyurem NV é ok contra Sigilyph DRX se ele não tem Eviolite ligado nele. Contra decks baseados em Eelektrik NVI ele é essencial, já que além de possibilitar vários nocautes nos Tynamos/Eelektriks também acaba com a aceleração de energia deles via Dynamotor. Kyurem tem 130 de HP, que é ótimo pra um pokémon não-EX e seu ataque Glaciate se usado no começo do jogo pode te dar a possibilidade de vários nocautes com menos energias ligadas no Keldeo EX futuramente em um jogo.

Bouffalant DRX: Bouffalant é o melhor anti-EX do formato. Ele te permite dar nocautes em pokémon EX do oponente em dois hits na maioria das vezes. Ele cede um prêmio de volta enquanto você pega 2.  Sua ability é ótima e ele é a tech perfeita contra Shaymin EX, que destrói Keldeo EX.

Level Ball: Às vezes não é o ideal descartar duas cartas que podem ser importantes no decorrer do jogo com Ultra Ball pra pegar um Squirtle. É aí que Level Ball entra, para pegar Squirtle sem aquele aperto no coração ou também pra pegar mais de um Squirtle em um turno de uma maneira menos “dolorosa”.

Tropical Beach: Stadium que tem sido usado por muitos jogadores de fora do Brasil em Blastoise/Keldeo EX. Tropical Beach te permite passar a mão por várias cartas em pouco tempo. Após abaixar um ou dois Squirtles, usar Tropical Beach e no turno seguinte usar um supporter é muito provável que você vai ter um Blastoise montado em campo. A má notícia é que essa carta só foi dada pra quem foi no World Championship de 2011 e/ou 2012, o que faz o número de cópias da mesma ser limitado. Se você tem a sorte de ter uma cópia dessa carta, você com certeza deve usá-la nesse deck.

Pokémon Center: Outro Stadium que funciona muito bem nesse deck. Você tem o poder de cura na forma de Stadium que muitas vezes nunca vai ser tirado de campo. Você pode usar Rush In de um Keldeo EX, trazer o Keldeo EX que estava ativo pro banco, curar 20 com Pokémon Center e usar Rush In do Keldeo EX que você acabou de curar 20 e deixá-lo ativo novamente.

Gold Potion: Se você optar por usar Gold Potion, você teria que tirar Computer Search do deck, já que ambas as cartas são ACE SPECS. Gold Potion permite você curar 90 de dano do seu pokémon ativo. Se você acha que consegue fazer seus Blastoises rapidamente sem a ajuda de Computer Search na maioria das vezes, teste essa carta no seu deck. No entanto, ela não é tão versátil quanto Computer Search.

Max Potion/Super Scoop Up: Ambas as cartas tem o intuito de curar seu pokémon, principalmente seus Keldeos EX. Max Potion vai te garantir a cura de todos seus danos, com custo de descartar todas as suas energias. Super Scoop Up é mais tentadora em usar, garantindo não só a cura do seu pokémon, mas também a chance de voltar todas as suas energias de volta pra mão e poder ligá-las de novo na forma que você quiser. Isso tudo acontece se o resultado for cara, mas se o resultado for coroa tudo continua do mesmo jeito e você pode se encontrar numa situação apertada durante o jogo.

Double Colorless Energy: A famosa DCE pode fazer a diferença se você entrar numa Mewtwo War, ou para energizar mais facilmente um Bouffalant DRX caso você use um. Ela pode ser boa em algumas situações, mas no geral o uso exclusivo de energias de água pode ser a melhor opção. Teste e veja o que se encaixa melhor pra você.

Apenas energias de água: Se você optou por não usar DCE no deck, então você deve aumentar sua quantidade de energias de água. Recomendo um número entre 12 e 14 energias.

LISTA PADRÃO

4 Squirtle BC
1 Wartortle BC
3 Blastoise BC
3 Keldeo EX
2 Mewtwo EX
1 Keldeo BC 47
>14
4 Professor Juniper
4 N
3 Bianca
3 Skyla
4 Ultra Ball
4 Pokemon Catcher
3 Energy Retrieval
3 Rare Candy
1 Computer Search
1 Tool Scrapper
1 Level Ball
1 Tropical Beach
1 Max Potion
>33
13 Water

Essa decklist te dá respostas contra a maioria dos decks com Mewtwo EX e Keldeo BC 47. Nas Items/Supporters/Stadiums foram adicionados Level Ball e Tropical Beach, que te garantem mais facilmente um Blastoise em campo o mais rápido possível. Uma cópia de Max Potion frequentemente vai salvar um dos seus Keldeos EX e negar que seu oponente pegue 2 prêmios a mais em uma partida, o que é sempre grandioso. Pra finalizar, 13 energias é um número razoável de energias.

MATCHUPS:

Landorus EX/Mewtwo EX – Equilibrada.

Se o deck for realmente só Landorus EX e Mewtwo EX, eu diria que Blastoise/Keldeo EX teria uma ligeira vantagem. Landorus EX é inútil contra o deck, nunca vai conseguir nocautear Squirtles graças a sua ability Shell Shield. Se eles começarem com Landorus EX, são dois prêmios a menos na partida, já que alguma hora o jogador pilotando Blastoise/Keldeo EX vai usar Pokémon Catcher e nocautear Landorus EX. Mewtwo EX é tudo o que eles tem pra ganhar essa matchup, mas acho que o deck de Blastoise/Keldeo EX consegue lidar com Mewtwos EX alheios muito bem. Porém, N é a carta que decide essa matchup. Normalmente Blastoise/Keldeo EX se prejudica quando toma um N no fim do jogo, o que pode se transformar em uma derrota caso Landorus EX/Mewtwo EX compre melhores cartas desse mesmo N.

White Tea: Landorus EX/Mewtwo EX/Tornadus EX/Bouffalant DRX/Terrakion NVI – Equilibrada/levemente desfavorável para Blastoise/Keldeo EX

Esse deck é basicamente um deck de Landorus EX/Mewtwo EX com mais techs. Tornadus EX e Bouffalant DRX são cartas que ajudam muito contra Blastoise/Keldeo EX. Tornadus EX sempre ameaça um nocaute em Squirtles no começo do jogo. Bouffalant DRX dá muito dano em Keldeo EX e Mewtwo EX com seu ataque Gold Breaker, e mesmo se for nocauteado, só dá um prêmio para o oponente.

Outra coisa que os favorece é Aspertia City Gym, que dá mais 20 de HP para pokémon colorless. Keldeo precisa de 6 energias pra nocautear um Tornadus EX (7 se tiver Aspertia City Gym ou Eviolite e 8 se tiver ambos em campo) e 4 para nocautear um Bouffalant DRX (5 se tiver Aspertia City Gym ou Eviolite e 6 se tiver ambos em campo).
Não podemos tirar Mewtwo EX da equação, ele também é muito bom contra Keldeo EX. Landorus EX vira descarte de Ultra Ball contra Blastoise/Keldeo EX, já que não tem nenhum motivo pra abaixar ele em campo nessa matchup.

Darkrai EX/Hydreigon DRX – Equilibrada/levemente desfavorável para Blastoise/Keldeo EX.

Essa matchup é muito complexa e ambos os decks podem ganhar se conseguirem o set up. Ambos decks jogam Stage 2 e podem ser nocauteados em um hit – Hydreigon nocauteia Blastoise e Keldeo EX nocauteia Hydreigon.

Muitos decks de Darkrai/Hydreigon usam Dark Claw agora, que joga muito em favor do deck contra Blastoise/Keldeo EX. Dark Claw dá nocautes muito mais precisos em Keldeo EX, já que 110+30+30 (Night Spear no ativo mais dois Night Spears no banco) totalizam 170, que é o HP do Keldeo EX. Mesmo assim, Keldeo EX tem a capacidade de dar OHKO (one-hit knockout) em todo pokémon do deck, anulando qualquer jogada de mover as energias e usar Max Potion.

O que faz essa matchup ser levemente desfavorável pra Blastoise/Keldeo EX é Shaymin EX combinado de N. Shaymin EX é conhecido por reverter partidas praticamente perdidas em vitórias muitas vezes, já que seu ataque Revenge Blast dá 30+30 pra cada prêmio que seu oponente tenha pegado. Shaymin EX consegue dar OHKO em Keldeos EX se seu oponente tivesse pegado 2 prêmios, porém Shaymin EX só tem 110 de HP, o que abre as portas pra um nocaute de volta de um Keldeo EX com 3 energias. A melhor forma de usar Shaymin EX é quando seu oponente está a um ou dois prêmios da vitória – Shaymin EX, seguido de mover as energias necessárias pra ele e se possível um Eviolite e N. O jogador de Blastoise/Keldeo EX vai perder seu Keldeo EX ativo e vai ter duas ou três cartas pra tentar fazer algo no próximo turno. O bom dessa jogada é que você faz o deck de Blastoise/Keldeo EX ficar quase sem opções, já que o deck depende muito de ter várias cartas na mão. (energias, Energy Retrieval, supporters, etc…)

Claro que depois desse N o seu oponente pode vir a comprar um Professor Juniper ou Bianca, ou então Energy Retrieval e algumas energias, mas a chance de isso acontecer no late game não é tão grande. Se não há Hydreigon em campo, essa jogada de Shaymin EX+N é praticamente impossível de se concretizar e provavelmente o deck de Blastoise/Keldeo EX acabará vitorioso.

Hammertime: Darkrai EX/Sableye DRX/Hammers – Favorável.

Dark Claw ganhando seu espaço no metagame!

Darkrai EX vira uma ameaça para Keldeos EX com Dark Claw, mas é algo que dá pra contornar. Blastoise/Keldeo EX ainda tem a habilidade de dar OHKO no deck inteiro e se eles não usarem Mewtwo EX, eles não tem uma resposta imediata pra isso. A melhor maneira de Hammertime ganhar é indo atrás dos Blastoises, tentando tirar eles de campo antes de aparecer um Keldeo com 7 energias varrendo Darkrais EX e Sableyes.  Acertar caras nos Crushing Hammers não vai fazer muita diferença na partida, no máximo vai transformar OHKO em 2HKO. (two-hit knockout)

Ho-oh EX – Equilibrada/levemente favorável para Blastoise/Keldeo EX.

Lendo “Ho-oh EX” você deve pensar porque essa partida não é totalmente favorável. Na verdade, Ho-oh EX nunca vai entrar em campo, a não ser que ele seja seu único pokémon básico no começo do jogo. Esse jogo normalmente é uma Mewtwo War, onde normalmente Blastoise/Keldeo EX deve se sair melhor, já que pode ligar quantas energias quiser. Porém, N é uma carta crucial nessa matchup. Como eu comentei acima, N é uma das cartas que mais ferra com o deck de Blastoise/Keldeo EX, já que todos os recursos vêm da mão, logo isso que vai decidir quem vai se sair vencedor dessa matchup no fim. Sigilyph DRX e Bouffalant DRX também podem dar grande trabalho aos Keldeos EX e Mewtwos EX.

Rayquaza EX/Eelektrik NVI – Desfavorável.

Essa é a pior matchup de todas pro deck de Blastoise/Keldeo EX. Rayquaza EXOHKO no deck inteiro. Se o deck conseguir manter três Eelektriks NVI em campo, é praticamente certa a vitória. Claro que Keldeo EX pode dar OHKO em Rayquaza EX, mas aí eles fazem outro no próximo turno e te nocauteiam de volta, tirando 6 energias suas. Kyurem NVI é a única resposta Blastoise/Keldeo EX tem contra Rayquaza EX/Eelektrik, já que usar Pokémon Catcher não é suficiente para acabar com a grande aglomeração de Eelektriks que costumar haver em campo.

LISTA DO JASON KLACZYNSKI

Jason Klaczynski (foto)

Jason Klaczynski é um jogador Americano de Pokémon TCG e é o único que ganhou dois Worlds Championship na história do jogo. Até hoje ele é um jogador que sempre ganha vários torneios e é um dos maiores exemplos de top player que temos atualmente.

Nesse vídeo, Jason usa um deck de Blastoise/Keldeo EX, mas uma lista um pouco não-ortodoxa. Aqui uma lista baseada na que ele usou no vídeo:

4 Keldeo EX
2 Mewtwo EX
4 Squirtle BC
1 Wartortle BC
3 Blastoise BC
>14
4 Professor Juniper
4 Bianca
4 Skyla
4 Ultra Ball
4 Pokémon Catcher
3 Rare Candy
3 Energy Retrieval
2 Tropical Beach
2 Tool Scrapper
1 Level Ball
1 Computer Search
>32
14 Water Energy
>14

Luxo para poucos jogadores de Pokémon TCG.

O que se nota no deck é que Jason optou por não usar N. Kyle Sucevich – conhecido também como Pooka, que narrou a partida do vídeo e é um dos fundadores do The Top Cut, disse que Jason decidiu não usar N porque se ele conseguir o set up dele, ele não precisaria de N em nenhum momento do jogo. E é verdade, N é a carta que mais prejudica o deck de Blastoise/Keldeo EX, como eu já disse algumas vezes aqui. Lógico que ele ainda pode tomar N vindo do oponente, porém, com um número de Biancas e Professors Juniper alto no deck, ele tem grandes chances de comprar uma supporter, isso porque ele dedica grande parte do set up a Skyla e Tropical Beach.

Tropical Beach é uma carta que tem sido vista frequentemente em Blastoise/Keldeo EX, mas na maioria das vezes jogadores usam apenas uma cópia da mesma. Jason Klaczynski é um pouco mais dependente de Tropical Beach em seu deck, por isso ele aumentou pra dois o número de Tropical Beach no deck.

Outra coisa que se nota é o número de quatro Keldeos EX no deck e nenhuma carta de cura. Ele optou pelo quarto Keldeo, com isso, ele pode largar um Keldeo EX com muito dano no banco e atacar com outro Keldeo com nenhum/menos dano. Com isso, ele força o oponente a ter um Pokémon Catcher pra nocautear aquele Keldeo EX, mas muitas vezes, fica difícil achar o último Pokémon Catcher. O oponente pode ter todos no descarte ou algum no prêmio no perto fim do jogo. Eles ainda têm que lidar com o Keldeo EX sem/quase sem dano depois disso.  Por essas circunstâncias, ele decidiu não usar nenhuma carta de cura no seu deck.

Pra finalizar, 14 energias é um número um pouco alto, mas com isso ele não precisa se preocupar em descartar as energias com Ultra Ball pra comprar mais cartas com Tropical Beach. Com isso ele ainda vai ter energias pra buscar com Energy Retrieval.

Conclusão:

Blastoise/Keldeo EX é um deck forte para os Cities aqui no Brasil, já que vem provando isso nos Estados Unidos. O deck quando bem pilotado é grande favorito para um top cut, por ser tratar de um deck esmagador, com a possiblidade de nocautear em um hit qualquer pokémon em jogo.

E assim termina o primeiro artigo do Battle City. Espero que vocês tenham gostado e tentem escrever também. Esse espaço vai estar aberto a quem quiser escrever algo relacionado a Pokémon TCG, basta mandar um email para battlecity@hotmail.com.br com sua idéia ou rascunho sobre algum assunto.

Queria agradecer a Nathália Fernandes por ter organizado todo o layout dessa versão 1.0 do blog. Agradecimentos também ao Ricardo Cabrini que fez esse banner do blog. Obrigado de coração a quem contribuiu nessa primeira fase desse projeto!

Até a próxima,

Robson Elias

13 pensamentos sobre “Blastoise/Keldeo EX

  1. mto mto mto top exatamente por esta list que me encontro atraz de tropical beach pra esquecer o N pra sempre…

  2. Muiito bom o artigo!!
    QUando me perguntarem onde achar listas boas e bons reviews de decks indicarei nosso tão aguardado Battle city!!!

  3. Parabéns pelo blog, só agora fui ter tempo de ler realmente…
    Continuem assim e precisando de mim é só contar! =D

  4. Parabéns pelo blog. Ainda bem que tem gente que se interessa em criar conteúdo em português pra poder aumentar o número de jogadores. O site de Minas Gerais já tá pronto tem um tempo e não tem muita gente que consiga/queira gerar conteúdo constantemente. Caso queiram ajudar, estamos sempre abertos à novas parcerias. O site é mineiro, mas não deve ser restrito à nosso público. Lá, todos podem fazer inscrição e a intenção é que tenhamos o máximo de editores.

    Mais um vez parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s