Empoleon DEX

Por Gabriel Semedo

Falarei de um deck fora do metagame, mas que em minha opinião tem um poder de fogo que pode bater de frente com muito deck chamados Tier 1 (elite dos decks mais fortes do formato). Ele é relativamente barato, forte e vai pegar muito jogador desavisado de surpresa.

Vamos a decklist:

Pokémons: 17

4 Piplup DEX
1 Prinplup DEX
3 Empoleon DEX
2 Roselia DRX
2 Roserade DRX
2 Mew EX
3 Emolga DRX

Trainers: 34

4 N
2 Cheren
4 Skyla
1 Computer Search
4 Level Ball
2 Pokémon Communication
3 Pokémon Catcher
2 Switch
3 Max Potion
2 Rocky Helmet
2 Super Rod
1 Tool Scrapper
4 Rare Candy

Energias: 9

9 Water Energy

Empoleon DEX:

É o “camisa 10” do deck, principal atacante, essencial para fazer o deck rodar (devido sua ability de compra) e deve estar em campo o mais rápido que conseguir. A diferença da lista aqui é que coloquei apenas três Empoleons. Fiz isso, pois senti que o Empoleon que nesta lista é muito difícil sofrer nocaute, por causa das três Max Potions, Além disso, as Skylas, Roserade e Computer Search facilitam muito a evolução rápida dele e não são necessários três Empoleons em campo, um ou dois já está de bom tamanho.

Roserade DRX:

A Roserade joga muito bem neste deck, pois vem na Level Ball, ocupa espaço no banco e ainda tem uma ability incrível, que permite a busca de qualquer carta do deck, assim que a evolui. A ability contribui para a criação rápida de Empoleons principalmente, mas no fim das contas serve para tudo.

Mew EX:

Praticamente todos os decks Tier 1 do formato vão Mewtwo EX e ainda é um dos melhores Pokémons do jogo e ele pode fazer a diferença em uma partida. No deck de Empoleon, o Mew EX ganha uma força tremenda para atacar o Mewtwo EX, pois copia o ataque do Empoleon. A vantagem do Mew EX na chamada Mewtwo Wars é que o Mew EX não precisa esperar o oponente encaixar duas ou três energias para dar o counter, basta apenas ter 9 pokémons em jogo e o Mew EX já está batendo 180. Devido a pouca vida do Mew EX, o interessante é manter ele fora de jogo e baixar somente para atacar.
Mas, se caso começar com ele uma partida, não chore! Pode ser interessante. Deixe de ativo, baixe o Emolga no banco e copie o Call For Family.  Nisso, o oponente provavelmente fará um Mewtwo EX para dar OHKO no Mew EX. Em seguida, use N, faça o oponente comprar somente 4 cartas, monte seu Empoleon e trabalhe na virada!

Emolga DRX:

É o Pokémon “custo zero” do deck. Essencial para montar seu jogo, enchendo o banco com Piplups e Roselias.

N:

Essa é a carta que vai fazer diferença em muitas partidas. Empoleon é um deck que começa perdendo, isso é até normal. Por isso, quando conseguir estabelecer seu setup, você vai precisar do N para trabalhar na vitória. Como o deck de Empoleon já tem as abilities de compra, o N não vai te prejudicar tanto em certos momentos do jogo.

Pokémon Catcher:

Apenas três Pokémon Catcher? Claramente, se tivesse espaço para quatro, colocaria quatro. O deck de Empoleon é um deck defensivo em sua proposta, ou seja, o oponente vem com tudo e você apanha, se regenera e bate, apanha, recua, sobre outro Empoleon… Enfim, com todos os meus testes, percebi que Pokémon Catcher sobrava em minha mão e não parecia ser tão essencial assim. Quando abaixei para três, achei que tinha acertado na medida.

Rocky Helmet:

O dano médio do deck de Empoleon é 80, pois o oponente evita de colocar o terceiro Pokémon dele em jogo, para assim o Empoleon não fazer 2HKO em um Pokémon EX (80+80=160). Para reduzir de 3HKO para 2HKO, incluí o Rocky Helmet. Como dito antes, o Empoleon é um Pokémon que dificilmente morre em OHKO, e com Switch e Max Potion para evitar a morte fácil dele, o Rocky Helmet continuará ligado. Diferente de PlusPower, Rocky Helmet é tool e fica ligado no Empoleon enquanto estiver vivo ou quando o oponente usar a Tool Scrapper. Com sorte, o Rocky Helmet ficará ligado por muitos turnos e vai complementar os danos restantes para o 2HKO.

Matchups:

Landorus EX/Mewtwo EX: Favorável para Empoleon (70%~30%)
Empoleon pega de jeito Landorus EX e Mewtwo EX precisa de 6 energias para dar OHKO no Empoleon. Ataques surpresa do Mew EX para finalizar o jogo são bem vindos.

Ho-Oh EX: Favorável para Empoleon (60%~40%)
Empoleon destrói fácil Ho-oh EX e Landorus EX, mas sofre um pouco com Tornadus EXTerrakion NVI e Super Scoop Up.

Rayeels: Equilibrado (50%~50)
Os dois decks precisam de um turno para fazer o setup e Empoleon tem a vantagem de ser um deck focado em Pokémon não-EX, que cede um prêmio quando nocauteado. Rayquaza EX não fica tão destruidor assim. Nessa partida, o banco dos dois jogadores fica cheio e Empoleon tem força total (dano médio de 100~120).

Blastoise/Keldeo EX: Desfavorável (30%~70%)
Esse é o grande ponto fraco do deck de Empoleon. Se Keldeo EX tiver 5 energias (e isso não é difícil), ele já nocauteia em OHKO o Empoleon. Com o principal e “imortal” Pokémon do deck sendo nocauteado em um hit, a partida fica extremamente complicada de jogar. Mas ainda sim, Empoleon é um deck rápido e consistente, e se Blastoise/Keldeo EX cometer deslizes e for usado no momento certo, é possível engatilhar a vitória.

Muito obrigado, até a próxima!

Gabriel Semedo

7 pensamentos sobre “Empoleon DEX

  1. Muito bom o post! Já estava a algum tempo querendo bolar esse deck para a minha noiva, mas, eu sei que existe uma variação desse deck, com Empoleon/Terrakion. Seria interessante se você postasse também. o/

  2. Gostei muito dos artigos, acredito que ficaria melhor se colocasse as fotos das principais cartas, pois jogadores iniciantes não sabem muito bem de qual carta está sendo discutida e ficaria mais fácil de entender a estratégia dos decks.

  3. acho q soh falta ultra ball … mais ta mto bom … e podia mudar os emolgas pra lapras tem mais HP ….

  4. Ainda que o emolga tenha o custo de recuo 0, acho mais interessante usar lapras que evita vc tomar um one hit kill de Tornadus + Stadium + Plus Power. É verdade que vc vai deixar o seu lapras para morrer se não vier a substituição, mas nesse caso pelo menos vc pode utilizar o call for family duas vezes e drenar o máximo de básicos de seu deck. No mais o deck esta muito bom, eu acrescentaria as biancas no lugar das cheren, pois como o deck drena muito facil sua mão no inicio é uma compra mais segura. E por fim eu trocaria as duas super road por outros dois draws, o deck descarta muito pouco devido o não uso de juniper e das ultra balls, e todos os descartes feito pelos empolion são apenas de controle, para sempre ter um catcher, uma max potion e/ou uma substituição na mão, dessa forma, não tem muito o que retornar para o deck. Eu estou utilizando uma lista diferente de empolion, mas realmente ele é um deck muito forte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s