TECH: Já ouviu falar?

Por Clayton Iury

Fala galera, tudo tranquilo? Hoje irei abordar um tema que sempre foi importante no jogo – a chamada TECH. Com certeza em algum campeonato você já ouviu essa palavra. Eu sempre escutava, mas nunca sabia do que se tratava e só consegui entender o significado do termo quando comecei jogar mais competitivamente.

A tech seria o uso de um Pokémon, um trainer, uma energia ou até mesmo a combinação de dois ou todos itens citados, contrariando quem acha que tech é apenas um Pokémon. As techs podem ser usadas em uma situação exclusiva contra um deck exclusivo. Vamos aos exemplos:

Pokémon: Nos dias atuais, é muito comum vermos um Tornadus EX em um deck elétrico, devido sua resistência contra Pokémon lutador , a grande fraqueza de um deck elétrico.

Trainer: Podemos usar Dark Claw nesse exemplo. Você conseguindo usar duas vezes o ataque Night Spear do Darkrai EX e colocando 60 de dano em um Pokémon EX com 170 de HP, usando Dark Claw você consegue nocautear o Pokémon do oponente em apenas um ataque, o que poderá pegá-lo de surpresa.

Energia: No formato atual não é tão comum, mas antigamente era muito usando em G&G (Gallade SW e Gardevoir SW). Era possível usar a Scramble Energy, que com seu efeito, poderia fornecer energias suficientes para nocautear o Pokémon do oponente no turno seguinte.

Combinações: Duas temporadas atrás, usavam-se muito os decks de Gyarados SF e Luxchomp (Luxray GL com Garchomp C). No deck de Luxchomp, combinando Expert Belt com Lucario GL, era possível nocautear em apenas um golpe um Gyarados do oponente, o que podia fazer muita diferença durante o jogo. Na temporada passada, combinava-se Prism Energy e Black Belt em deck de Durant NVI, atacando com Rotom UD e podendo nocautear e travar o jogo do oponente.

Techs do formato atual

Falando um pouco do metagame hoje, as techs mais encontradas são:

Sigilyph DRX: Um ótimo Pokémon contra decks que atacam basicamente só com Pokémon EX, deixa o oponente sem opção de ataque com os mesmos.

Boufallant DRX: Excelente contra decks que os principais atacantes sejam Pokémon EX. Causa 120 de dano nos EXs e, caso o oponente consiga nocauteá-lo, vai comprar apenas um premio.

Shaymin EX: Um Pokémon EX, que apesar de ter um 110 HP, é muito forte no fim do jogo. Ele abre possibilidade de “viradas” nos prizes, graças a seu ataque Revenge Blast, que dá mais dano pra cada prêmio que seu oponente tenha pego.

Terrakion NVI: É a principal tech contra Darkrai EX. Seu ataque Retaliate causa 90 de dano se seu oponente nocauteou um Pokémon seu por ataque no último turno. Junte a fraqueza dobrada que Darkrai EX tem para Pokémons lutadores e Retaliate causa 180 de dano, suficiente pra nocautear um Darkrai EX sem Eviolite.

Max Potion/Potion: Duas cartas de cura que, sabendo usá-las nos momentos certos, podem ajudar bastante contra decks que usam como atacantes Landorus EX ou Darkrai EX, que causam dano no banco.

PlusPower: É uma carta que sempre tem sido usada há muito tempo em formatos passados. Muitos hoje em dia a usam em Mewtwo Wars, que vai poupar ligar um energia no Mewtwo EX pra dar nocaute. Muitos também usam com Landorus EX e seu ataque Land’s Judgement pra dar nocautes em Darkrai EX sem precisar descartar todas as energias lutadoras ligadas no Landorus EX.

Com isso eu termino meu artigo. Agora é hora preparar os decks e as techs para os Cities que em breve começarão. Grande abraço à todos!

Clayton Iury

13 pensamentos sobre “TECH: Já ouviu falar?

  1. Boa Café..
    Deck sem tech = deck sem alma =D… algumas techs são tão utilizadas que já se tornaram parte do main deck.

  2. Clayton: boa tarde.
    As habilits de um card funcionam se ele estiver no banco? Ou seja, não precisa estar ativo? (claro, fora os cards que constam “se este for seu pokemon ativo…). O caso emblemático é do eelectrike. A habilidade dele é buscar 2 cards de energia do raio da plhas de descarte. Estando no banco ele pode fazer isso? Desde já grato

    • Você pode usar abilities do banco, a não ser que a carta diga ao contrário. Por exemplo, a ability da Gothitelle EPO só funciona quando ela é ativa.
      E uma correção: Eelektrik busca apenas uma energia da pilha de descarte, e não duas. Buscaria duas se você tiver 2 Eelektriks em campo.

      • Muito obrigado himy!
        E a carta q o EelektriK pode ser ligada em qq outro pokemon, ou só no Eelektric?

        Agora, acredito que enfim teremos um campo para tirar as dúvidas e poder aprender.

        Por favor, pode me esclarecer se os cards premiuns funcionam como SP ou seja não precisam das primeiras etapas podendo ir direto para o estágio 2, ou é necessário a evolução regular?

        Desde já agradeço,

      • Obrigado Robson!
        Uma carta premiun é rodeada de raios e brilhante, como o Magnezone premium. Ele difere no Magnezone e possuir mais HP e ataque.
        Mas alguns dizem que pode ser utilizado sem o básico e o estágio 1, o que eu não acredito.
        Por favor, poderia me orientar?
        Como faço para lhe mandar uma foto do card?
        Obrigado, Adriano

      • Me desculpe a falta de conhecimento. Estou tentando aprender. Me disseram que era premium, mas deve ser prime como vc colocou. Eu sacneei um card para te enviar, mas não sei como enviar. Pode me orientar e responder? Inclusive aproveito para perguntar uma outra situação que aconteceu ontem: se vc liga uma carta que determina que se o pokemon for nocauteado volta para a mão e não vai p a pilha de descartes, volta só a carga da última evolução ou voltam todos da família (basico, estágio 1 e estágio 2)? Grato

      • Obrigado Robson. Mas voltando aos cards prime, eles precisam das evoluções normais, ou podem ser baixadas diretas em estágios mais elevados como as cartas “SP”? Grato

  3. Meeeeu não fazia ideia do quê era tech… eu houvia e ficava com ~vergoinha~ de perguntar e talz .-. valeu,ajudou bastante! Site muito legal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s