Landorus EX/Mewtwo EX

Por Clayton Iury

Hoje iremos falar de um deck que é considerado um dos melhores do formato: Landorus EX/Mewtwo EX.

Como o nome já diz, os principais atacantes do deck são Landorus EX e Mewtwo EX. Esse deck se torna tão forte devido a diversidade de ataques que o deck possui, apesar de ter poucos Pokémons (entraremos em detalhes mais pra frente). Iremos observar uma decklist, analisaremos as principais cartas do deck e veremos como são as partidas contra os principais decks do formato.

3 Landorus EX
3 Mewtwo EX
1 Bouffalant DRX
1 Terrakion NVI
>8
4 Professor Juniper
4 N
2 Bianca
4 Skyla
4 PlusPower
3 Switch
4 Ultra Ball
4 Pokemon Catcher
2 Max Potion
1 Computer Search
1 Energy Search
3 Eviolite
1 Tool Scrapper
3 Energy Switch
>40
4 Double Colorless Energy
8 Fighting Energy
>12

Landorus EX:

O poder de ataque desse pokemon é fantástico. Você pode variar em três ataques: Hammerhead, que afeta o Pokémon ativo e um Pokémon do banco do oponente, e Land’s Judgement um que dá um dano médio no ativo do oponente ou um dano mais alto se você optar por descartar as energias do Landorus EX. Dependendo qual for o deck que o oponente usa, você poderá escolher a melhor forma de atacar, alinhada a sua estratégia.

Mewtwo EX:

Como todos nós sabemos e já observamos desde a temporada passada, a melhor forma de nocautear um Mewtwo EX em apenas um ataque é usando outro Mewtwo EX. Usando 3 Mewtwo EX no deck, sempre que o oponente nocautear um Mewtwo EX seu, você terá condições de atacá-lo de volta com seu próprio Mewtwo EX. Mewtwo EX é um ataque bem versátil também.

Bouffalant DRX:

Atualmente, um Pokémon que vem sendo usado em quase todos os decks. O poder do Bouffalant DRX contra um Pokémon EX é absurdo. Além de seu ataque causar muito dano em Pokémon EX, dificilmente o oponente consegue nocautear o Bouffalant em apenas um ataque e, caso o oponente consiga nocauteá-lo, ele compra apenas um prêmio por isso.

Terrakion NVI:

Um Pokémon que pode ser usado em resposta à algum ataque do oponente que venha a nocautear um Pokémon seu. Terrakion NVI também pode ser usado contra Sigilyph DRX, pois é o único Pokémon nesse deck que consegue nocautear Sigilyph DRX em apenas um ataque, evitando a dor de cabeça que Sigilyph DRX traz contra esse deck.

Skyla:

A possibilidade de buscar qualquer carta no deck, tanto Pokémon (Skyla por Ultra Ball), energia básica (Skyla por Energy Search) e em casos extremos, uma Double Colorless (Skyla por Computer Seach) faz Skyla ter toda essa importância no deck. Skyla também pode pegar uma supporter para o próximo turno, por exemplo, Professor Juniper.

PlusPower:

Essa carta ajuda em vários momentos do jogo, podendo nocautear um Darkrai EX do oponente com apenas um ataque (Land’s Judgement mais um PlusPower), por exemplo . Pode ser usada também na chamada Mewtwo War, evitando ligar energias no Mewtwo EX. Também pode ser usada para nocautear um Sableye DEX do oponente com uma energia ligada à ele, atacando de Mewtwo EX com Double Colorless Energy.

Energy Switch:

Faz com que você mova as energias no campo, podendo escolher a melhor forma de atacar em dada situação. Combinado com Switch, ajuda economizar energias, o que é de fundamental importância nesse deck.

Max Potion:

Uma carta que encaixa bem no deck, pois pode recuperar toda vida de um Pokémon sem prejudicar tanto na hora de ligar energias. Ajuda também após você descartar todas as energias do Landorus EX com o efeito do ataque Land’s Judgement e até mesmo quando ele possui apenas uma energia, afinal, Landorus EX ataca bastante com seu primeiro ataque Hammerhead e ligar uma energia após Max Potion é relativamente fácil.

Eviolite:

Normalmente os Pokémons EX nocauteam outros Pokémons EX em dois hits. Se você consegue fazer esse nocaute ser em três hits, você ganha mais tempo de vida para seus Pokémons durante a partida. É o que Eviolite provem de bom para esse deck.

Switch:

Alguns players jogam com três cópias, outros gostam de jogar com quatro, mas o número mínimo de cópias dessa carta no deck tem quer ser três. Você não possui nenhum Pokémon com recuo baixo e a única forma de voltar um Pokémon para o banco é com Switch. Fora isso, pode-se usar o combo Switch e Energy Switch para mudar seu Pokémon atacante durante o jogo.

Energy Search:

Essa carta pode ajudá-lo naquele momento de desespero onde falta apenas uma energia para ganhar o jogo e essa energia não está na sua mão. Juntando as 8 energias do deck que podem aparecer durante o jogo, usando Skyla + Energy Search, você também consegue buscar energias no deck.

Tool Scrapper:

Como sabemos, ajuda na hora de tirar aquele Eviolite do oponente que não deixa você nocautear o Pokémon em apenas um hit. Como Garbodor DRX é uma carta que não está aparecendo muito no formato e não prejudica tanto esse deck, acredito que uma cópia seja suficiente.

MATCHUPS

Blastoise/Keldeo EX – Muito desfavorável – 35/65

Essa sem dúvida é a pior match para Landorus EX/Mewtwo EX. A fraqueza para pokemons do tipo água torna Landorus EX um Pokémon muito frágil para Keldeo EX. Se você sair com Landorus na mão inicial, vá atacando os Pokémons EX do oponente, deixando dano para nocauteá-los posteriormente, se possível com Mewtwo EX ou Bouffalant DRX. A melhor forma de ganhar esse jogo é começar uma Mewtwo War e atacar também com Bouffalant DRX e no final do jogo, jogar N para atrapalhar o oponente.

Mirror – Equilibrada – 50/50

Nessa partida, Eviolite é uma das cartas que fazem a diferença, previne o primeiro ataque do Landorus EX do oponente e força o oponente a ligar a terceira energia em um Mewtwo EX na Mewtwo War, não conseguindo nocautear com Mewtwo EX + PlusPower. Bouffalant DRX também é de grande ajuda nessa match, usando aquela vantagem de trocar 2 prêmios por 1.

Rayquaza/Eelektrik – Favorável – 60/40

Aqui temos uma pequena vantagem. Além de existir uma grande possibilidade de donk, o primeiro ataque do Landorus ex (Hammerhead) causa um grande estrago nos Tynamos e nos Eelektriks do oponente devido a fraqueza para lutador. A estratégia é ir nocauteando os Tynamos/Eelektriks do oponente com a ajuda de Skyla por Pokémon Catcher, atrapalhando o set up. No final do jogo, é só nocautear um Pokémon EX, podendo usar Land’s Judgement para causar 150.

Darkrai EX/Tornadus EX/Mewtwo EX – Levemente favorável – 55/45

Normalmente nas partidas contra Darkrai EX você mantém o foco dos ataques nos Darkrai EX do oponente. Essa partida tende a virar uma Mewtwo War, pois o oponente evitará descer Darkrai EX para você não conseguir nocauteá-lo em apenas um ataque. Provavelmente, o oponente ficará atacando com Tornadus EX, devido à sua resistência. Pois bem, ou você começa a Mewtwo War ou a melhor opção será começar atacar com Bouffalant DRX.

Hammertime (Darkrai EX/Sableye DEX/Hammers) – Favorável – 60/40

O primeiro ataque do Landorus EX torna essa partida favorável porque com apenas uma energia você já consegue atacar. Primeiramente você terá que nocautear os Sableyes DEX do oponente, em um ataque com X Ball do Mewtwo EX mais PlusPower, ou em dois ataques do Landorus, também usando PlusPower. Nocauteando os Sableyes DEX chatos que ficam voltando os hammers para a mão do oponente, só irá resta para o oponente a opção de atacar com Darkrai EX, que irá sofrer dano na fraqueza, facilitando a partida a seu favor.

Ho-oh EX – Equilibrada – 50/50

Outra partida que tende a tornar-se uma Mewtwo War. Os dois decks usam pokemons parecidos, a única coisa que você deverá ficar atento será ao Tornadus EX e ao Sigilyph DRX. Esses dois pokemons podem deixar a partida desfavorável em certo momento do jogo se você gastar todos seus recursos para nocautear outros pokemons.

Darkrai EX/Hydreigon DRX – Levemente favorável – 55/45

Nessa partida, o oponente necessita ter em campo um Darkrai EX para poder combinar a ability dele com a ability do Hydreigon DRX. A estratégia inicial será nocautear os Deinos do oponente, mesmo estando no banco. Se o oponente usar apenas Deino noturno, facilita o jogo para Landorus EX/Mewtwo EX. Caso o oponente consiga colocar um Hydreigon DRX em jogo, mudaremos o foco dos ataques para o Darkrai EX, impossibilitando o oponente de recuar o ativo a hora que quiser. Você terá que nocautear Darkrai EX e acabar com o jogo o mais rápido possível, pois se o oponente conseguir montar o jogo, a partida ficará complicada e com sério risco de derrota.

Pontos fortes do deck:

– Como já comentado, o deck possui uma variedade de ataques, isso ajuda muito durante os jogos e com os diversos decks do formato, o que torna esse deck tão forte.

– Tem vantagem ou joga de igual para igual com a maioria dos decks do formato.

Pontos fracos do deck:

-Tem a pior match pra um dos principais decks do formato que é Blastoise BCR/Keldeo EX. Se Blastoise BCR/Keldeo EX é muito usado onde você joga, você poderá começar uma ou algumas partidas na desvantagem, o que pode lhe custar o campeonato.

– Landorus EX/Mewtwo EX não tem aceleração de energia, então, terá que prestar muita atenção onde ligará sua energia do turno. Um turno que nenhuma energia é ligada pode custar o jogo.

– Montar esse deck hoje em dia ficaria muito caro, tendo em vista que Landorus EX é uma das cartas mais caras do formato atual.

 

Pikachu-pikachu-356505_650_401

É isso ai galera, chega ao fim mais um artigo. Continuem nos visitando para verem mais dicas, vídeos (em breve) e decks.

Abraços!!!

Clayton Iury

2 pensamentos sobre “Landorus EX/Mewtwo EX

  1. Boa Café…
    sempre soube que vc daria pra um grande escritor =D

    uahsduhsahudhuasduhhausduhashudauhsd

    bem explicado, e detalhado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s