Decks Rogue

Por Robson Elias

Salve!

Hoje o assunto é deck ROGUE.
Pra quem não sabe, deck rogue é um deck que procura dar counter nos principais decks do metagame. Muitas vezes esses decks denominados como rogue usam estratégias que fogem do comum, como não usar abilities como aceleração de energia, o que atualmente é bastante usado.

História dos decks rogue

Decks rogue já têm sido vistos há muito tempo no Pokémon TCG e eles acabaram sendo bons em dado momento muito por um fator: a surpresa. Óbvio que só surpreender não vai garantir vitórias, você precisa de um deck conciso e consistente, que consiga bater de frente com os decks mais jogados do formato.

Regirock LA

Magnezone Prime/Regirock LA:
Esse deck foi primeiramente visto no European Challenge Cup de 2011. O deck se baseava em montar um Magnezone SF e um ou dois Magnezone Prime juntamente do Regirock LA (foto). Montar os Magnezones era tarefa fácil com Spiritomb AR no deck. Você descartava energias lutadoras via Engineer’s Adjustments e usava o Poké-Power do Regirock LA pra descartar mais cartas e ligar energias lutadoras nele, depois comprava até ter 6 na mão pelo Poké-Power do Magnezone Prime. Depois disso, você usava Lost Burn do Magnezone Prime pra causar o dano. O deck tinha boa matchup contra Vileplume UD/Gengar SF por usar Skuntank G e Stadiums no deck e tinha uma matchup razoável contra Luxray GL/Garchomp C e Gyarados SF.
O jogador que jogou com esse deck pela primeira vez, ficou invicto nos Swiss Rounds, porém logo na primeira partida do top ele acabou perdendo. No entanto, isso não quer dizer que o deck falhou, muito pelo contrário, acabou virando um deck muito popular até o final daquela temporada.

The Truth:
Esse deck apareceu no Worlds de 2011 e quem jogou com ele foi Ross Cawthon. The Truth consistia em Vileplume UD/Reuniclus BW/Donphan Prime HS/Reshiram BW/Zekrom BW, onde Vileplume UD fazia o trainer lock, impedindo Pokémon Reversal e outras trainers de serem jogadas, também protegendo Reuniclus BW, que tinha um baixo HP. Reuniclus BW era a alma do deck, movia dano seu entre seus Pokémons. Esse dano vinha do ataque Earthquake do Donphan Prime, da Rainbow Energy e do dano que o oponente causava. Zekrom BW e Reshiram BW usavam Outrage, tentando explorar a fraqueza de certos Pokémons.
Esse deck pegou de surpresa muitos jogadores que usavam Yanmega Prime e Magnezone Prime, que eram muito populares na época, e acabou em segundo lugar do Worlds de 2011.

Rogues do formato atual

Vou dar duas lists de decks rogue que eu joguei esporadicamente esses tempos atrás. Eu acho elas interessantes porque ambas fogem dos arquétipos de decks com aceleração de energia via abilities.

Shaymin EX/Giratina EX/Garbodor DRX

4 Shaymim EX
3 Giratina EX
2 Trubbish NVI
2 Garbodor DRX
>11
4 Professor Juniper
4 N
4 Cheren
2 Skyla
3 EXP Share
2 Rescue Scarf
3 Ultra Ball
2 Heavy Ball
4 Pokémon Catcher
4 Switch
3 Energy Switch
1 Computer Search
>36
8 Grass Energy
4 Blend Energy GDRP
1 Prism Energy
>13

.

Como funciona?
Você normalmente quer começar com Shaymin EX, baixar um Giratina EX e se possível um Trubbish NVI e usar Synthesis do Shaymin EX pra ligar uma energia de planta no Giratina EX. Depois de uns 2 turnos no máximo, seu Shaymin EX vai ser nocauteado e quando isso acontecer você que ter um Giratina EX pronto pra usar Shred. Shred quando usado 2 vezes causa 180 de dano, suficiente pra nocautear qualquer EX por si só. E é isso, no melhor dos casos você ter Garbodor DRX junto pra dificultar mais as coisas, e o seu Shaymin EX pode ser usado no fim do jogo pra usar Revenge Blast e nocautear aqueles últimos prêmios pra ti.

Bom contra: Blastoise/Keldeo EX, Rayquaza EX/Eelektrik NV.
Ruim contra: Landorus EX/Mewtwo EX/Tornadus EX

.

.

.

Mewtwo EX/Gardevoir NXD

3 Mewtwo EX
4 Ralts NXD
4 Gardevoir NXD
2 Sigilyph DRX
>13
4 Professor Juniper
4 N
3 Cheren
3 Skyla
4 Rare Candy
4 Pokemon Catcher
4 Ultra Ball
3 Exp Share
1 Energy Search
1 Gold Potion
2 PlusPower
1 Revive
> 34
4 Double Colorless Energy
9 Psychic Energy
13

Como funciona?
A função desse deck é ganhar Mewtwo War. Gardevoir NXD dobra as energias psíquicas, fazendo X Ball do Mewtwo EX dar mais dano. EXP Share ajuda a manter o maior número de energias em campo, Gold Potion cura Mewtwo, preservando-o o máximo possível. Sigilyph DRX é counter pra outros Sigilyph e também dá uma segurada em Pokémons EX em geral, principalmente Mewtwo EX.

Bom contra: Qualquer deck que usa Mewtwo EX.
Ruim contra: Qualquer deck que usa Mewtwo EX (faca de dois gumes), Rayquaza EX/Eelektrik NV (em menor instância)

Se vocês são mais ligados em torneios de fora do Brasil, vocês já devem saber que rolou Regionals nos EUA esse último final de semana (dia 19 e 20). Foram 5 Regionals em localidades diferentes dos EUA, e em uma delas, um dos decks do top 8 foi esse deck de Mewtwo EX/Gardevoir NXD. Eu já tinha essa lista que eu postei acima um tempo antes desse Regionals, mas a ideia é a mesma. Se você ficou curioso, a lista do James Proctor abaixo.

gardm2

E assim, termina mais um artigo do Battle City. Espero que vocês tenham gostado, já que fugiu um pouco da seriedade dos decks Tier 1.

Quer contribuir também? Mande um email para battlecity@hotmail.com.br com sua ideia ou artigo com alguma coisa feita.

Um grande abraço,
Robson Elias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s