Detalhes das Regras de Pokémon TCG

Por Edgar Shinagawa

Olá, pessoas.

Este artigo se refere à pequenas regrinhas que o Pokémon TCG possui, que não estão descritas perfeitamente no manual do jogo nem no guia de regras. Espero que vocês gostem:

No Pokémon TCG, existe uma regra universal que você deve sempre cumprir o máximo de efeito da carta, a menos que seja opcional fazê-lo. Exemplos:

Sableye DEX– Junk Hunt Put 2 Item cards from your discard pile into your hand.

Tool ScrapperChoose up to 2 Pokémon Tool cards attached to Pokémon in play (both yours and your opponent’s) and discard them.

Com Junk Hunt, você é obrigado a pegar 2 Items do descarte, não sendo possível pegar apenas 1, a não ser que haja apenas 1 Item no descarte. Já com Tool Scrapper, pode-se descartar apenas 1 tool, visto que a carta tem a opção “up to”.

Entretanto, também existe uma outra regra universal, onde você não pode usar cartas onde é sabido que não haverá efeito. Ou seja, não se pode usar Tool Scrapper sem nenhum tool em jogo ou Junk Hunt sem nenhum Item no descarte.

Aproveitando pra puxar outro assunto, faço uma pergunta: o jogador tem zero cartas no deck e usa Super Rod, puxando 3 energias. Ele pode usar uma Level Ball? Para os que responderam “não, pois ele não tem Pokémon no deck, portanto a carta não tem efeito e não pode usar”, parabenizo pelo raciocínio, mas infelizmente tenho que dizer que a resposta está errada. Por quê?

Simples, porque os decks e as mãos dos jogadores são de conhecimento privado, ou seja, o jogo “entende” que você desconhece o conteúdo do deck, então não pode impedir o uso de uma carta de busca que não terá efeito. Mas a coisa é diferente quando se usa a Computer Search, visto que você pega QUALQUER carta, e não um tipo específico de carta.

Em resumo, qualquer busca de um tipo específico de carta no deck (tais como Level Ball, Skyla, Energy Search e até mesmo, Pokémon Communication), podem “falhar”, ou seja, você pode usar e não pegar nada, mesmo a carta existindo no deck.

Outro exemplo disso, mas com a mão do jogador é o seguinte:

Terrakion EX – Pump Up Smash- 90 – Attach 2 basic Energy cards from your hand to your Benched Pokémon in any way you like.

O jogador, mesmo tendo energias na mão e sendo de conhecimento do oponente (por exemplo, logo após usar Energy Retrieval), não é obrigado a ligar as energias, pois a mão é conteúdo privado e o jogo “não sabe” que existem energias na mão no momento do ataque.

Passando pra uma outra regrinha, os efeitos das cartas devem sempre ser cumpridos na ordem em que estão descritos na carta, até que não se possa cumprir alguma etapa ou até que todas as etapas sejam cumpridas. Por exemplo, no caso do Zoroark BW usar Foul Play no White Kyurem EX:

Zoroark BW – Foul Play – Choose 1 of the Defending Pokémon’s attacks and use it as this attack.

White Kyurem EX – Ice Burn – 150 – Discard 2  Fire Energy attached to this Pokémon. The Defending Pokémon is now Burned.

O Zoroark BW copia o ataque, causando o dano descrito ao lado do mesmo (150). Em seguida, ele descarta  Fire Energy e, se o fizer, deixa o oponente queimado. A questão aqui, é que se ele tiver as energias de fogo, é OBRIGADO a descartá-las. Se houver 1, descarta-se apenas essa. Se não houver, não se descarta. Porém, o efeito de queimado só é aplicado se houver o descarte de  Fire Energy. De qualquer forma, o dano é aplicado antes dos efeitos (que no caso, é o descarte e a condição)

 

É isso pessoal, espero que isso tenha sido de ajuda pra alguém!

Até a próxima!

2 pensamentos sobre “Detalhes das Regras de Pokémon TCG

  1. Nossa, belíssimo artigo, uma verdadeira aula. Aprendi muito! Foi um conteúdo diferente e ao mesmo tempo interessante de se ler. Espero encontrar mais informações deste tipo no battlecity em artigos futuros.
    Parabéns Shinagawa!

  2. Só corrigindo ali sobre o ataque do White Kyurem EX, o efeito de queimado não depende das energias descartadas. Se fosse o caso, a descrição do ataque seria algo como: “If you do this, the Defending Pokémon is now Burned”. No caso do White Kyurem EX, não há essa condicional. Você descarta se tiver energias ligadas E logo depois disso o Pokémon Defensor está queimado. Usei por um tempo um deck com Liepard que usava esse ataque do White Kyurem EX do banco para tentar dar 170 de dano, e isso sempre era motivo de muita discussão.😛

    De resto, o artigo está muito esclarecedor e o blog está excelente. Continuem assim🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s