City de São Caetano do Sul/SP com Darkrai EX/Landorus EX

Por Robson Elias

Eu nem tava planejando ir pra esse City, mas um tempo depois eu acabei combinando de ir com a Nathália Fernandes. Seria meu último final de semana das minhas férias de NOVE meses, vi que seria legal viajar pra ir de boa pra faculdade, ver a galera de São Paulo com que eu converso e principalmente, jogar.

DECK

Fazia um tempo que eu tava testando Darkrai EX. Eu comecei com um deck de Darkrai EX/Mewtwo m2darkraiEX, que era muito forte, mas não achava o deck bom o suficiente pra ganhar de Landorus EX/Mewtwo EX/Terrakion NVI, nem achava que o Mewtwo era tão bom nesse deck, já que eu nunca conseguia ganhar muito bem uma Mewtwo War.
Daí umas 2 semanas antes do City eu comecei a testar o deck de Darkrai EX/Terrakion NVI e achei o deck muito forte. Terrakion NVI tem jeitinho de EX e dava aquela vantagem de bater nos EX com ele pegando dois prizes enquanto eles pegam um. Ele também é ótimo contra Bouffalant DRX e Landorus EX e ambos dão muito trabalho pros meus Darkrai EX, logo ele é tipo um counter pra essas cartas.
Uma semana depois eu adicionei uma cópia de Landorus EX no deck, pra finalizar o jogo com Land’s Judgement basicamente.

O torneio era domingo, mas sexta eu testei com a Nathália e com o Ponce. Eles estavam usando Rayquaza/Eelektrik, achei legal testar contra porque eu tinha jogado pouquíssimas partidas contra esse deck e eu sabia que iam rolar muitos desse no City. No geral é uma partida equilibrada, mas eu perdi a maioria, já que meu deck às vezes travava e mesmo se eu matasse vários Eelektriks, não queria dizer que eu ganhava o jogo, já que eles voltavam os Tynamos e Eelektriks com Super Rod. Depois disso, o Ponce sugeriu usar mais um Landorus EX, já que poderia fazer uma diferença boa na matchup, dando uma pressão muito cedo nos Tynamos.
No dia seguinte, eu e a Nathália fomos na Comics jogar um pouco. Eu só joguei umas 2 partidas contra ela, e acho que eu ganhei as 2 (uma pelo menos eu ganhei). A noite, quando tava escrevendo minha decklist, eu tirei um Enhanced Hammer, já que era inútil contra Blastoise/Keldeo e Rayeels e eu já tinha uma matchup horrível contra LMT, achei que Enhanced Hammer não ia me fazer falta. Coloquei um Sableye DEX no lugar. Fui pro torneio com essa lista:

3 Sableye DEX
3 Darkrai EX
2 Landorus EX
1 Mewtwo EX
1 Terrakion NVI
>10
4 Professor Juniper
4 N
4 Bianca
2 Skyla
4 Ultra Ball
4 Energy Switch
4 Pokémon Catcher
4 Dark Patch
2 Eviolite
2 Dark Claw
1 Gold Potion
1 Random Receiver
1 Tool Scrapper
1 Energy Search
>38
8 Darkness Energy
4 Fighting Energy
>12

Menções especiais

Gold Potion: ESSA CARTA É MUITO BROKEN! Todo mundo espera que você use Computer Search, especialmente em decks de Darkrai EX que usam Sableye DEX>Junk Hunt> Computer Seach. Mas tem o lado ruim da Computer Search: Qual a chance de você abrir Sableye DEX>Skyla/Computer Search? Eu não curto usar 3/4 Skyla no deck, porque acho ela útil em alguns casos no meio do jogo/fim de jogo, além do que, o deck de Darkrai EX já é rápido. Acho Gold Potion muito melhor nesse deck, e acabou me ganhando um jogo no City e me salvou consideravelmente em 2 outros.

Dark Claw: Essa carta é meio obrigatória em decks de Darkrai EX, mas eu vou explicar ela aqui caso alguém não tenha pego a ideia dela no deck. Basicamente ela deixa os danos do Night Spear exatos contra Mewtwo EX, Keldeo EX e Rayquaza EX (todos com 170 de HP). Você dá Night Spear no banco 2 vezes neles, depois quando eles vierem como ativos, seja por Pokémon Catcher ou por conta própria, você dá 110 de dano e finaliza eles. O Mewtwo às vezes é mais difícil de fazer isso, por causa de Eviolite, mas nos decks de Keldeo/Blastoise e Rayeels, quase ninguém usa Eviolite, o que faz Dark Claw ser muito boa contra esses decks.

O TORNEIO

Cheguei na loja com a Nathália, Ponce e o Felipe (mais conhecido como Estagiário). Me inscrevi e cerca de uma hora depois começou o torneio. Iam ser 6 rounds e iria ter top 8. Tinham exatamente 32 jogadores na Master.

Round 1 – Vinícius La Padula com Rayeels

Eu fui ver com quem eu iria jogar contra e o Vini já veio me dizendo que era contra ele. Peguei um dos melhores players do Brasil na primeira rodada. Argh!
Ele começou de Mewtwo EX e eu de Landorus EX. Ele ligou uma energia no Mewtwo EX, usou uma Skyla eu acho (não lembro pelo o que) , abaixou um Tynamo e passou. Eu comecei com uma mão muito boa. Além do Landorus EX de starter, depois de comprar a do turno eu tinha isso: Skyla, Eviolite, Juniper, Fighting, Darkness, Energy Search e Catcher. Dei Energy Search por uma Dark, dei Skyla por uma Ultra Ball, na qual eu usei e descartei 2 Dark pra pegar um Darkrai EX. Liguei um Eviolite e uma Fighting no Landorus EX, usei Catcher no Tynamo e dei nocaute. Segui matando Tynamos até pegar uns 3 prizes. Foi aí que ele deu um comeback, matando meu Landorus EX com Keldeo EX. Depois disso eu subi Darkrai EX com Eviolite e dei dano eu um EX dele. Ele fez um Rayquaza EX com 3 Lighting e deu Tool Scrapper pra matar meu Darkrai EX.
Eu só tinha um Sableye DEX, acho que dei Junk Hunt depois de abaixar outro Darkrai EX. Ele deu Catcher no Darkrai EX e matou com outro Rayquaza EX.😦 Belo jogo!

0-1

Vini é um excelente jogador e sabia que ele podia me puxar pro top se ele continuasse ganhando, logo nem fiquei muito abatido com a derrota.

Round 2 – Giovani Pistelli com LMT

Quando ele virou Landorus EX contra meu Darkrai EX eu pensei “Pronto, estou 0-2”. Ele começou bem até, conseguiu nocautear um Darkrai EX meu e pegar 2 prêmios. Mas aí o deck dele TRAVOU, não tinha energia nem supporter. Eu sei que esse deck depende MUITO de ligar as energias todos os turnos e ele ficou uns 3 ou 4 turnos sem ligar uma. Eu voltei no jogo nocauteando o Landorus EX dele com Terrakion NVI. Depois disso eu não lembro muito bem da partida, só lembro que eu dei Catcher no Mewtwo EX dele dei 90 com Terrakion NVI. Esse Mewtwo tinha 2 energias, então ele recuou depois de ter usado uma Juniper (ele ficou turnos e turnos sem supporter) e passou. Eu precisava de um Catcher pra ganhar, então dei Juniper no meu deck de 10 cartas e comprei um Catcher pra ganhar o jogo.

1-1

OBS: Uma hora ele deu 80 de dano com Mewtwo EX dele no meu Terrakion NVI, que era praticamente meu único Pokémon apto a atacar naquele momento, mas aí eu usei Gold Potion pra curar todo o dano, me mantendo firme no jogo. Gold Potion salvando o dia!

Round 3 – André Ruza com Rayeels

André jogou esse torneio e ficou em quarto lugar e acho que foi o primeiro torneio dele. Ele tava usando o deck do Paulo Gouveia, que não foi no torneio.
Bem essa partida foi bem zoada, eu comecei de Sableye e Darkrai EX no banco contra ele. Ele começou (nesse ponto não tinha começado nenhuma) e tava bem travado e acabou não fazendo nada. Eu tava mais travado ainda, só liguei uma energia no Sableye e dei Confuse Ray. Depois que ele fez um Eelektrik eu fiquei usando Catcher e voltando Catcher com Junk Hunt pra ganhar tempo. Depois de uns 2 turnos ele matou meu Sableye com Rayquaza Shiny. Eu subi Darkrai EX e… passei. Ele ligou uma da mão e deu 2 Dynamotor e matou meu Darkrai EX. Eu até tinha um Landorus EX na mão, mas tava tão desmotivado que nem baixei ele. Uns 5/6 turnos sem supporter nenhum é tenso.😦

1-2

Round 4 – Alex Yudi Endo com Ho-oh EX

Essa partida rolou logo depois do almoço. O Alex usava Emolga e Cilan nesse deck, o que eu achei estranho. Ele começou (lógico) com Emolga, usou o Cilan e deu Call for Family, pegando um Bouffalant DRX e um Virizion NVI. Eu novamente comecei sem supporters, com um Darkrai ativo, liguei uma energia e passei. No turno dele, ele trouxe o Virizion ativo e usou Double Draw. Então eu usei uma Ultra Ball por Landorus EX, recuei meu Darkrai EX, dei Catcher no Bouffalant DRX e segui com Hammerhead no Virizion. Ele não faz muita coisa nos turnos seguintes, nem usou supporter eu acho. Consegui comprar uma Skyla, que logo usei pra pegar uma Juniper. Depois disso o deck funcionou legal, consegui matar um Ho-oh EX dele e um Mewtwo EX em seguida com Darkrai EX, usando Gold Potion duas vezes (usei Junk Hunt do Sableye no meio disso). Acho que os meus outros prêmios eu comprei matando um Virizion e um Emolga.🙂

2-2

Round 5 – Vitor Muller com Hammertime

Eu comecei de Landorus e ele de Sableye e Darkrai EX e logo no meu primeiro turno dei Catcher no Darkrai EX dele e usei Hammerhead. Depois disso, fui setando um Darkrai EX no banco e continuei com Hammerhead, até nocautear o primeiro Darkrai EX dele. Depois de eu pegar os primeiros prêmios, ele subiu Sableye, abaixou outro Darkrai EX e deu Junk Hunt. Esse Darkrai EX foi nocauteado, porque eu dei Catcher e Land’s Judgement descartando todas as energias lutadoras. Fiz isso porque um turno antes ele tinha usado um Crushing Hammer, então resolvi engolir o máximo de Darkrais possíveis antes de ter minhas energias descartadas pelos martelos. Pro fim do jogo, ele conseguiu fazer um Darkrai EX, matou um Landorus EX meu. Alguns turnos depois, ele recuou o Darkrai EX que tinha 90 de dano e deu Junk Hunt. Nesse momento, eu não tinha mais Catchers no deck, então também recuei o meu Darkrai EX e usei Junk Hunt, pegando um Catcher e um Dark Patch, já ele poderia dar Catcher no Terrakion, acertar Crushing Hammer no Darkrai EX, desse modo eu não conseguiria atacar e recuar no mesmo turno. Acabou que ele não fez nada disso nem usou N, o que me deu a vitória com Catcher no Darkrai EX dele.

3-2

Round 6 – Luiz Guilherme com Tornadus EX/Landorus EX/Terrakion NVI/Ho-oh EX

Essa partida eu comecei (finalmente), abrindo de Sableye eu acho contra o Landorus EX dele. Eu não lembro muito do começo do jogo, só sei que mais uma vez ambos estavam travados, porém eu tinha um N, só não queria usá-lo. Acabou que ele comprou um N e usou. A partir daí, o jogo fluiu melhor pra mim. Ele matou um Sableye meu e um tempo depois eu matei o Landorus EX “eviolitado” com Terrakion NVI em 3 hits, mas antes disso eu usei minha lindíssima Gold Potion no Terrakion NVI pra curar 3 de dano dele, que acabou fazendo uma diferença enorme já que ele tinha um Tornadus EX no banco com uma DCE e no turno seguinte ligou uma energia básica, o que seria um dano de Power Blast exato para conseguir o nocaute. Ele ainda estava travado e deu Power Blast por 100 no Terrakion. Eu subi um Mewtwo EX com 2 energias e dei 100 no Tornadus EX. Nesse momento, eu tinha um Terrakion NVI com 3 energias, um Mewtwo EX com 2 energias, um Sableye com 1 energia e um Darkrai EX com 3 energias. Eu nocauteei o Tornadus EX, depois eu tinha um Ho-oh EX pra nocautear. O último turno dele, ele tinha um Ho-oh EX ativo com 90 de dano e com 2 energias. Eu acho que ele tinha um Terrakion NVI no banco, que ele podia ter posto como ativo pra ganhar um turno, só que ele acabou deixando o Ho-oh EX, que foi nocauteado pelo Darkrai EX e pra pegar meus dois últimos prêmios.

4-2

Acabei em 12º, sendo o pior 4-2 do torneio (só ganhei de 3-3’s e 2-4’s). Mas mesmo assim gostei de ter ido, me diverti bastante no dia do torneio e nos dias anteriores. Além disso, consegui terminar “positivo” com 4-2.

AGRADECIMENTOS

Queria agradecer primeiro a minha mãe que me banca em tudo na minha vida, inclusive o Pokémon TCG. Ela provavelmente não vai ler isso, mas eu faço questão de agradecer a ela.
Agradecimentos ao Felipe Ponce, que cedeu a casa dele pra eu dormir na sexta anterior ao torneio, testou comigo e me emprestou um Landorus EX pro torneio.
Agradecer também a Nathália Fernandes, que testou comigo em cartas e via PlayTCG também, fora a compania dela pra sair em SP. Obrigado pela Gold Potion também!
Valeu Pedro Dossi por testar por HORAS comigo e me ajudar a entender melhor o metagame atual. Valeuzasso também ao Gabriel Semedo e ao Café (Clayton Iury), por testarem demais comigo via PlayTCG e toda a ajuda que vocês me deram pra eu chegar nessa lista final do deck.

Fico feliz se você leu esse report até o final. Espero que ele tenha te ajudado de alguma forma e tenha te encorajado a escrever seu report para o Battle City, independente se você foi bem ou mal no torneio. Mande seu report para battlecity@hotmail.com.br
Qualquer dúvida em relação a lista do deck, pode deixar seu comentário aqui que eu vou olhar e responder.

Até uma próxima,
Robson Elias

Um pensamento sobre “City de São Caetano do Sul/SP com Darkrai EX/Landorus EX

Deixe uma resposta

