City Championship de Niterói/RJ – 03/02 (Primeiro Lugar)

Bom, pra quem não me conhece , meu nome é Marcelo Marques, sou do Rio de Janeiro/RJ, jogo desde o lançamento da Base Set no Brasil pela Devir, mas competitivamente apenas do começo do ano passado pra cá.
.
Estou jogando de Empoleon no RJ desde o seu lançamento na Dark Explorers, seguindo todas as suas variantes possíveis desde o início até o formato de hoje.
.
 Os decks que joguei foram :
-Empoleon/Mew/Emolga; (final de maio/12 fim de julho/12)
-Empoleon/Terrakion; (agosto/12 e battle road/12)
-Empoleon/Stunfisk; (setembro/12 até começo novembro/12)
-Empoleon/Accelgor; (começo de novembro/12 até meio de dezembro/12)
-Empoleon/Mewtwo/Dusknoir. (meio de dezembro/12 até fevereiro/13)
.

 Bom, depois dessa pequena introdução, vamos direto pra a decklist:

.
4 Piplup DEX
1 Prinplup DEX
4 Empoleon DEX
4 Mewtwo EX
2 Duskull BCR
2 Dusknoir BCR
 >17
4 N
3 Cheren
3 Skyla
2 Professor Juniper
4 Rare Candy
4 Pokemon Catcher
4 Level Ball
3 Switch
2 Rocky Helmet
2 Pokemon Communication
1 Ultra Ball
1 Super Rod
1 Gold Potion
>34
5 Water Energy
4 Double Colorless Energy
>9
.
Estratégia: 
Pressionar no começo com Mewtwo EX e no meio/fim de jogo com Empoleon. Com múltiplos Empoleons, Dusknoir fica fácil montar, fazendo com que todo dano seja aproveitado.
Rocky Helmet funciona como um PlusPower duplo, que ajuda a trazer mais dano em campo pro Dusknoir mover. Gold Potion é superior a Computer Search já que o deck compra tudo muito rápido e já descarta demais.
.
Pros:
– Dano alto do começo ao fim;
– Depois do primeiro Empoleon, o deck voa;
– Quando o Dusknoir entra, em 90% dos casos, é vitória garantida;
– Empoleon e Dusknoir só dão 1 prize cada;
– Consegue enfrentar de igual pra igual praticamente todos os decks do formato.
.
Contras :
– Dano do Empoleon é facilmente controlável pelo oponente;
– Apesar de ser um deck rápido, ainda pode ter problemas em montar o primeiro Empoleon;
– Max Potion ou Super Scoop Up podem atrapalhar o uso do Dusknoir;
– Zekrom BW.
.
.
Round 1  – Juan “Frodo”, Niterói/RJ – Empoleon/Mew EX/Emolga/Mewtwo EX
.
Eu comecei de Piplup  e ele de Mew EX e no meu t1 busquei outro Piplup e 1 Mewtwo e passei. No t1 ele botou uma DCE no Mew e buscou um Emolga pra dar Call for Family, pegando 1 Piplup e 1 Mewtwo EX. No meu t2 fiz Empoleon, botei Mewtwo no banco, mas não consegui pega uma DCE pra matar o Mew EX dele (3 DCEs estavam no prize), então dei Catcher e matei o seu único Piplup. O resto da partida matei mais 2 Piplup e 1 Empoleon que ele pôs em campo e peguei os últimos 2 prizes dando Catcher no Mew EX com DCE e batendo de Mewtwo EX.
.
1-0
.
Round 2 :  Fábio “Esquilo”,  São Paulo/SP – Blastoise/Keldeo EX/Kyogre EX
.
Eu comecei e ele demorou muito pra montar um Blastoise, usando Tropical Beach umas 3 vezes enquanto eu já tinha um Empoleon no t2. Ele ainda tentou recuperar, mas 2 ou 3 Super Scoop Up falharam.
.
2-0
.
Round 3 – João Pedro, Rio de Janeiro/RJ – Hammertime c/ Terrakion NVI
 .
Montei um Empoleon no t2 e ele não estava conseguindo energizar o Darkrai EX nem acertar os Hammers. Quando ele conseguiu bater, já era meio tarde. Ainda acho que usei uma Gold Potion troll pra salvar um Empoleon a tempo de montar outro.
.
3-0
.
Round 4 – Claudio Ferla, Rio de Janeiro/RJ – Blastoise/Keldeo EX
.
Não lembro quem começou, eu sei que montei um Empoleon rápido e ele descartou 2 Rare Candy numa Juniper, sendo que os outros 2 estavam no prize. Aí foi só caçar o Wartortle e ir batendo. Ele ainda pegou 1 prize com Keldeo cheio de energia postas manualmente, mas já era tarde demais.
.
4-0
.
Round 5 – Douglas “Snake”, Rio de Janeiro/RJ – Darkrai EX/Hydreigon
 .
O jogo foi equilibrado, teve uma troca de premio equiparada até eu matar um Darkrai EX e o jogo ficar 1×4 . Nisso ele baixou um Shaymin EX. Não tinha pokemon em campo suficiente pra eu matar o Shaymin em um hit só e meu Empoleon tinha Rocky Helmet, que impedia o Shaymin EX de bater, já que ele iria fica com 90 de HP, suficiente pra um one-hit KO. O Snake foi caçando meus Duskulls/Piplups  até ficar 1 prêmio a 1. No final faltou 1 básico pra eu matar o Shaymin graças a uma Super Rod errada que eu usei turnos atrás , voltando 2 energias e 1 Dusknoir, se pelo menos umas dessas cartas fosse um pokemon básico eu ganhava.
.
4-1
.
 Terminei 4-1 e entrei no top em segundo lugar.
.
TOP 4 – Tarso Machado, Rio de Janeiro/RJ – Blastoise/Keldeo EX
IMAGEM 4
.
Jogo 1:

Basicamente foi uma caça ao Squirtle. Eu comecei e ele nunca conseguiu colocar mais de 1 Squirtle em campo. Quando eu já tinha matado 3 ou 4 Squirtles, o Tarso não teve outra opção a não ser desistir e ir pro jogo 2.
.
1-0
.
Jogo 2:
Ele começou, botando Keldeo EX, 2 Squirtle, Tropical Beach e passando. Eu comecei de Mewtwo EX, botei 2 Piplup e um Duskull dei 40 no Keldeo com Eviolite dele com o Mewtwo . No t2 ele fez Blastoise e matou o Duskull. No meu t2 fiz Empoleon e comecei a bater. O jogo foi indo até ficar faltando 2 prêmios pra mim contra 3 dele. O meu Mewtwo EX do t1 com DCE ainda estava no banco, então puxei um Mewtwo EX com 1 energia do banco dele e dei 120. No turno seguinte ele recuou e me bateu de Keldeo EX só que ele não contava que eu ia dar top deck num Catcher. Puxei o Mewtwo EX e finalizei a partida.
.
2-0
.
TOP 2  – Fábio “Esquilo”, São Paulo/SP – Blastoise/Keldeo EX/Kyogre EX
.
Jogo 1:
Partida travada e feia. Eu usei 2 ou 3 N pra dar counter seus  Tropical Beach, evitando que ele montasse um Blastoise, e só peguei um Empoleon no t3 ou t4 somente. Ele tentou espalhar dano com Kyogre EX, até um ponto que todos os meus 6 Pokémons tivessem 50 de dano, mas ele acabou concedendo a primeira partida porque o deck tava quase acabando e, pelo que eu lembro, não tinha levado nenhum prize.
.
1-0
.
Jogo 2:
Ele começou e montou Blastoise rápido. Eu só peguei Empoleon no t3 ou t4 novamente e ele ainda acertou 3 Super Scoop Up.
.
1-1
.
Jogo 3:
Eu comecei, botei pressão de Mewtwo EX no early game, montei Empoleon rápido e matei 1 Squirtle. Ele baixou 2 no turno seguinte e deu Tropical Beach. No T3 ele montou o Blastoise. Fui batendo e ele acertou 2 Super Scoop Up. O erro dele foi me deixar montar um Dusknoir e não evoluir o outro Squirtle. Peguei 3 prizes em um turno e ainda deixei 10 dano no Mewtwo dele. Ele trouxe pra frente botou 3 energias e matou o meu Mewtwo. Promovi um outro q tinha no meu banco, botei DCE e GG.
.
2-1
birthday_piplup_by_shinyeeveee-d5njvbi
.
O top 4 ficou assim :

1º Marcelo Marques – Empoleon/Mewtwo EX/Dusknoir
2º Esquilo – Blastoise/Keldeo EX
3º Snake – Darkrai EX/Hydreigon
4º Tarso – Blastoise/Keldeo EX
.
.
Bom, é isso, obrigado por lerem e qualquer comentário ou crítica será sempre bem vinda!
.
Marcelo Marques
.

Um pensamento sobre “City Championship de Niterói/RJ – 03/02 (Primeiro Lugar)

  1. Muito bom, também jogo de Empoleon, e fico feliz de ver o deck vencendo um torneio. O deck é muito eficiente, e se o oponente vacilar baixando a mais ou a menos para evitar dano perde o jogo. Gostei do uso dos Dusknoir, a opção de distribuir o dano massivo do Empoleon é muito interessante. Além disso, aparentemente os Mewtwo substituíram muito bem os terrakion NVI. Deck interessante, e ainda por cima passou por cima de Keldeo EX (que é super badmatch) varias vezes. Parabéns.

Deixe uma resposta

