Segundo Lugar no City Championship de Recife/PE

Por Daniel Braga Coimbra

Olá galera, eu me chamo Daniel e sou o organizador da Liga Pokémon de Pernambuco. Nesta época de Cities, eu decidi deixar meu posto na organização e me arriscar um pouco no jogo mesmo. Recife não é uma cidade que oferece uma competitividade elevada, de aproximadamente 20 jogadores constantes que temos, apenas uns 5 ou 6 são realmente competitivos.

Acontece é que no City que aconteceu dia 17/02, teríamos visitantes de outros estados, mais especificamente Paraíba e Rio Grande do Norte. Nesse caso, decidi me preparar um pouco mais. Com um pouco de pesquisa na internet, percebi que grande parte dos jogadores apelavam para os robustos Ray/Eels ou Keldeo/Blastoise, com alguns Hykrai e Empoleon correndo por fora. Dessa forma, decidi optar por um deck de Garbodor. Como esses decks são MUITO ofensivos, meu deck também teria que ser defensivo, para aguentar bastante tempo até eu conseguir montar o pacote de lixo na mesa.

Optei então por um Garbodor/Cobalion/Registeel EX

Seguem as partidas:

1ª Rodada Vs Zoroark & Techs

Como eu disse, o nível de Recife não é tão elevado em relação aos outros estados, por isso em minha primeira rodada enfrentei um deck interessante. Com uma combinação de Rocky Helmet com Finishing Blow do Bisharp, meu adversário era capaz de causar 70 de dano com 1 energia noturna. Entretanto, dada a natureza defensiva do meu deck, acabei resistindo sem problemas e ganhando sem problemas com a ajuda do Registeel EX.

1-0

2ª Rodada Vs Ray/Eels

Meu primeiro grande teste. Comecei com uma mão avassaladora, montei dois Garbodor no campo e coloquei um Registeel EX na frente para ficar atacando com Protect Charge+Eviolite, defendendo 40 de dano a cada turno. Sem a aceleração dos Eels, estava tudo tranquilo pra mim. Porém, fui vítima de uma virada espetacular. Com um Tool Scrapper, meu adversário conseguiu deixar meus dois lixões inoperantes, abrindo caminho para seu Raikou EX atacá-los facilmente. Depois de um início muito bom, fiquei 4 rodadas sem tirar um apoiador para renovar minha mão morta (com uma level Ball e uma ultra Ball). Meu adversário continuou atacando sem parar, alternando entre Raikou e Rayquaza, com isso, perdi mais um Registeel e 2 Cobalions, perdendo o jogo.

1-1

3ª Rodada Vs Keldeo/Blastoise

Meu segundo grande teste. Eu sabia que quem montasse o jogo primeiro ganharia. E esse alguém fui eu. No primeiro turno, usei Level Ball para pegar um Trubbish. Meu oponente encheu seu banco com Squirtles e Keldeos. No segundo turno eu usei Ultra Ball e montei meu Garbodor com um Rescue Scarf. GG a partir daí. Meu oponente gastou o tempo evoluindo seus Blastoises e, quando finalmente obteve o único Tool Scrapper do seu deck, eu estava com 2 Garbodors prontos na mesa, por isso, foi questão de usar o Cobalion para atacar e inutilizar os Pokémon de alto custo de ataque do meu oponente.

2-1

4ª Rodada Vs Vileplume & Dragons

Esse deck me deu um pouco de medo, pois eu comecei com um Cobalion e meu oponente com um Reshiram. Não sabia com o que ele ia jogar, até começar a brotar Oddishes, Glooms e o primeiro Vileplume.  Com sorte, consegui montar o Cobalion com 3 energias metálicas antes que ele pudesse usar Blue Flare com o Reshiram, ou eu perderia o jogo sem bichos no banco. Comecei o stall com Iron Breaker, e deu certo. Derrotei todos os Reshiram, Zekrom, Kyurem e Accelgor que ele colocou pelo caminho, perdendo apenas 2 Cobalion no percurso. Venci.

3-1

TOP 2 Vs Ray/Eels

Foi uma partida Melhor de 3. Comecei muito mal, fiquei sem Pokémon básico por 5 turnos seguidos, o que permitiu meu adversário montar seu jogo muito mais facilmente desde o começo.  Abri o jogo com um Mewtwo EX e uma Double Colorless, com a ajuda dos Catchers matei dois Tynamos, mas não adiantou muita coisa, utilizando-se de Revives, Super Rods e Level Balls, meu adversário SEMPRE tinha um Rayquaza EX ou um Raikou EX pronto para atacar no banco. Perdi a primeira rodada, mas resisti bem.

Jogo dois, meu adversário abre com um Tynamo, eu com Mewtwo. Donk.

Jogo três, o mais disputado que joguei no dia. Comecei com uma ótima mão, meu oponente também. No segundo turno, estava com 2 Garbodors prontos na mesa, e o Cobalion atacando sem dó o Raikou EX, que não podia recuar pois não havia estádio em campo. Antes que pudesse matar o primeiro Raikou, meu oponente usou Tool Scrapper e voltou a ativa com outro Raikou EX, matando meus Garbodors. Enquanto isso, eu abusava do Triple Laser do meu Registeel EX e levava 1 Eelektrik comigo e enfraquecia os outors bichos. Meu oponente havia comprado 5 prêmios, eu nenhum. Mais um Triple Laser, 1 Eelektrik e 1 Rayquaza morrem, Raikou EX fica com 160 de dano e eu compro mais 3 prêmios de uma vez. Meu Registeel estava com 14 marcadores de dano e ele tinha apenas um Rayquaza no banco, com uma energia de fogo. Todas as energias do meu adversário estavam na pilha de descarte. Mais um turno meu e eu poderia vencer (Não coloquei Plus Power no deck😦 ). Não deu dessa vez, meu oponente usou Juniper, ficando com apenas 2 cartas no deck, uma energia de fogo veio na mão. Um Dynamotor, Substituição, duas energias de fogo descartadas e GG. Fim da linha para mim.

3-2 e Segundo lugar no torneio

Prós:
– Muitos dos meus adversários possuíam apenas 1 Tool Scrapper no deck, com isso, inutilizei a maioria dos decks dos meus oponentes (Vileplume, Keldeo/Blastoise e atrasei o jogo de Eels)

– Muito defensivo. Chegava a ser engraçado quando meus oponentes causavam MUITO dano em mim e ele era diminuído em 40 (Eviolite+Protect charge). Quando estava perto de morrer, Max Potion e tudo voltava ao normal com algumas Energy Switches.
– Consegui trollar bem a galera, e avancei bastante com um deck de baixíssima competitividade. Fiquei muito feliz.

Contras:
– Loja muito quente e com cheiro de suor dominando o ar
– Ao final do dia, todos estavam cansados e querendo ir pra casa, foi realmente um jogo de nervos desgastante
– Nenhum dos boosters que ganhei na premiação saiu com um EX

Decklist que eu usei:

2 Cobalion NVI
3 Mewtwo EX
2 Registeel EX
3 Trubbish NVI
2 Garbodor DRX
>12
4 Professor Juniper
4 N
4 Skyla
4 Switch
3 Eviolite
3 Pokémon Catcher
2 Energy Switch
2 Max Potion
2 Super Rod
2 Rescue Scarf
2 Level Ball
2 Ultra Ball
2 EXP Share
1 Heavy Ball
>37
7 Metal Energy
4 Double Colorless Energy
>11

Abraços!
Daniel

Deixe uma resposta

