1º Lugar City Championship da Meruru (Curitiba/PR)

Por Eduardo Matuchaki

Olá a todos! Chamo-me Eduardo Matuchaki, e acredito que a grande maioria não me conheça, afinal,darkrai_by_SailorClef fazem apenas 7 meses que voltei ao mundo do Pokémon TCG. Um dos motivos para isso foi a abertura da liga Pokémon da minha cidade, localizada na SF Card Games em Blumenau/SC, do lado da minha casa e logo a saudade de jogar bateu! Desde quando voltei a jogar, venho me informando, lendo e assistindo bastante coisas sobre o metagame, e me empenhando para me tornar cada vez melhor.

O deck que montei foi apenas com idéias minhas mesmo, que depois de vários treinos, consegui modificá-lo e aperfeiçoá-lo. Darkrai EX/Tornadus EX/Mewtwo EX/Bouffalant. Montei-o muito consistente com a idéia é começar com Tornadus EX colocando muito dano no começo, e é ótimo contra Landorus EX. O Darkrai EX é apenas um plano reserva, a princípio serve apenas parar dar recuo 0 e aceleração de energia. Bouffalant é simplesmente uma estrela nesse deck, um Pokémon que bate 120 em EX, e que tem uma habilidade que reduz 20 de dano, mais a Eviolite e o Aspertia City Gym. Acredite, ele incomoda… e muito! Além de servir para matar Sigilyph. Mewtwo EX, para eventuais Mewtwo Wars, e matar Keldeos EX gigantes.

Ao campeonato.

1ª Rodada – Jefferson Velter – Darkrai EX/Landorus EX/Terrakion/Hammers

Imagine a minha tristeza, na primeira rodada pegar o meu amigo, parceiro de treino, o cara que fez renascer o Pokémon em Blumenau. Enfim, como qualquer outro treino, fomos à partida. Sabemos bem como um e o outro joga, por isso não teve muitos segredos. Ele abriu de Darkrai EX, e eu de Bouffalant. Comecei a partida, um pouco lento pelo fato de ter começado de Bouffalant, mas não o fim do mundo. Coloquei uma Double Colorless nele, e busquei um Darkrai EX. Ele buscou um Sableye e deu Junk Hunt. O jogo foi se desenhando até ele baixar o Terrakion com 1 Energia, o que tive que me preocupar. Consegui dar Catcher e KO no Terrakion, sendo que já tinha matado o Darkrai EX dele, ou seja, ele estava sem energias em campo. Não demorou muito para eu pegar a vitória.

1-0

2ª Rodada – Allan Bohn Apter – Tornadus EX/Landorus EX/Terrakion/Mewtwo EX (White Tea)

Sabia que ele jogava bem, mas só depois fiquei sabendo que ele já teria sido campeão nacional, e de vez em quando jogava o Mundial. Enfim, um cara muito gente boa, e um ótimo player. Começo da partida, eu abro de Tornadus EX, e ele de Landorus EX. Ele começa coloca a energia, 10 de dano. Eu busco um Darkrai EX, baixo Double e ACG (Aspertia City Gym), e dou 60 no Landorus EX.
Ai meu oponente percebe que se trata de um deck de Darkrai EX, e corre atrás de seus Terrakions, conseguindo colocar dois em jogo. Eu consegui colocar um certo dano em ambos, para depois em uma terceira situação, puxar um deles colocar meu Darkrai EX na frente, e dar Double-KO nos 2 Terrakions. Ele conseguiu manter a partida equilibrada, acertando 2 Super Scoop Up.
Quando percebi, todos ao nosso redor já tinham terminado as suas partidas, e a nossa ainda estava ali, pau-a-pau, percebi que era uma daquelas épicas hehe.
Do meio para o final da partida, olhei a pilha de descarte do meu oponente e percebi que já havia usado 3 Switches e 2 SSU. Pensei que esses eram os únicos que ele rodava no deck, e seus recursos para recuar tinham acabado. Ele estava com 3 prêmios e eu com 2. Ele colocou um Mewtwo EX na frente com 2 energias e Eviolite, e meu Tornadus EX conseguiu colocar 80 de dano nele com Power Blast. Ele matou meu Tornadus EX e pegou 2 prêmios, sendo que 1 deles era um Catcher, e eu tinha um Darkrai EX com danos no banco. Muito bem, quando meu Tornadus EX morreu, eu estava sem energia em jogo, apenas 1 na mão. Minha mão estava assim, 1 Dark, 1 Skyla e 1 N. Botei meu Bouffalant na frente coloquei a dark nele e dei Skyla pra ver minhas ultimas 3 cartas do deck. Eram 2 Double Colorless e 1 Mewtwo EX. Extramente nervoso e pensando em milhões de coisas, eu seguida usei um N. Exatamente usei 2 supporters no mesmo turno, sem nem mesmo perceber, e ainda foi grotescamente, pois tinha acabado de usar skyla. Allan não percebeu, estava muito nervoso e concentrado também. Ele perdeu o Catcher dele, e apenas bateu no Bouffalant, do N eu comprei meu Mewtwo EX e minha Double que foi o suficiente para baixar ambos, e dar o KO no Mewtwo EX dele e levar a partida. Ao fim, os jogadores ao lado comentaram o que fiz, e voltei para verificar a pilha de descarte e notei que realmente tinha feito. De acordo com a partida, a partida já era minha, já que meu oponente não percebeu na hora. Meu oponente disse que deixaria na minha mão, escolher, já que ele estava com o Catcher na mão aquele turno. Pensei um tempo, e decidi conceder a partida para ele. Sei que pela regras eu já havia ganhado, porém não queria chegar ao fim do campeonato sabendo que ganhei fora das regras. E apesar de tudo, fui para treinar, e me senti extremamente satisfeito de ter feito uma baita partida com o campeão nacional. Enfim, fiz mais por mim do que por ele.

1-1

3ª Rodada – Gabriel Pierrotti – Landorus EX

Desde já peço desculpa, mas não me recordo muito bem desta match, estava muito desconcentrado e não-focado pelo o que tinha acontecido no jogo passado. Lembro que ele rodava vários Landorus EX, e lembro de o deck dele ter zicado, e o meu rodar liso, e o Tornandus EX fazendo a festa. Foi rápida a partida.

2-1

Fomos para o almoço e no caminho, a juíza que estava conosco, disse que eu não deveria ter concedido a partida, e que fui influenciado pela pressão psicológica de todos que estavam ali e tal. Expliquei pra ela da maneira que pensava, mas de qualquer forma foi um aprendizado. E de alguma forma naquele almoço, pensei e fiquei confiante de ganhar o campeonato, e que teria chance se fizesse 4-1.

4ª Rodada – Ronei Filippi Junior – Ho-oh EX/Tornadus EX/Techs

A partida não começou muito bem para o meu oponente, já que começou de Ho-oh EX, porém sua mão estava ótimo e conseguiu colocar um Tornadus EX na frente com um Double e um ginásio, causando 60 de dano no meu Tornadus EX. Comecei bem também, colocando meu Darkrai EX em campo, e fazendo meu jogo. Bouffalant teve sua participação também. Algumas coroas em seus Ho-oh atrasaram um pouco seu jogo, e eu rodei o meu tranquilamente. A vitória logo veio a meu favor.

3-1

5ª Rodada – Vinicius Gomes (Vina) – Landorus EX/Mewtwo EX/Garbodor

Ambos começamos bem, ele de Landorus EX e eu de Mewtwo EX. Ele colocou um Trubbish no banco no qual no segundo turno dei Catcher e matei. Ele conseguiu devolver o KO colocando um Mewtwo EX com uma Double + PlusPower. O jogo continuou com uma troca franca de prêmios, até eu dar KO no Mewtwo EX dele com algumas energias, e ele desistiu, pois não teria como recuar o próximo Pokémon porque não tinha mais switches.

4-1

TOP 4– Daniel Spindola – Keldeo EX/Blastoise

squirtle_squad_vector_by_nomad19Primeiro jogo:

Daniel, havia se consagrado campeão no City no dia anterior, e que além de um cara muito gente boa, é um ótimo player. No início de jogo, comecei de Mewtwo EX ele de Keldeo EX. Comecei colocando a Double e causando um dano. O jogo dele foi muito lento, não conseguiu colocar a Tropical Beach, e quando conseguiu, eu counterei com meu ACG. Quando conseguia baixar um Squirtle eu logo dava Cathcer e KO.

1-0

Segundo jogo:

Ele começou bem melhor, baixando suas Squirtles e montando Blastoise no seu T2/T3. Meu Mewtwo Ex, deu um pouco de trabalho a ele, colocando a partida em momentos críticos, mas uma jogada arriscada me fez perder a partida, que foi colocar 5 energias no meu Mewtwo EX, e dar Catcher no dele sem nenhuma energia. Como ele estava com 3 cartas na mão, eu não esperava uma recuperção muito grande após matar o seu Mewtwo EX. Mas infelizmente, as 3 cartas foram suficientes para ele fazer um Keldeo EX com 7 energias e levar a partida.

1-1

Terceiro jogo:

Praticamente uma cópia do primeiro jogo, sem tropical beach, e suas Squirtles sendo nocauteadas por meu Tornadus EX. Ele não conseguiu se recuperar em nenhum momento do jogo.

2-1

FINAL – Allan Bohn Apter – Tornadus EX/Landorus EX/Terrakion/Mewtwo EX (White Tea)

Primeiro jogo:

Bem, novamente de frente contra Allan, e dessa vez disse que não usaria 2 supporters, rs. Enfim, a minha vontade de ganhar estava muito grande, pelo fato de ter concedido a partida na segunda rodada.
Comecei mal a primeira partida, e ele me batendo, nos 3 primeiros turnos, e eu sem energia. Uma Max Potion salvou os danos que ele me casou nesse começo, e o deck começou a rodar. Meus Mewtwos fizeram um belo trabalho na partida, e uma jogada com meu Darkrai, fez com que eu ficasse na vantagem. Eu estava com 3 Dark Patches na mão, e 2 Darkrais sem energia no banco. Comprei 1 energia, e usei 1 Dark Patch em 1 Darkrai, e matei um Pokémon dele. Na volta, ele colocou o Terrakion para frente, e deu Catcher, no Darkrai que estava com a energia, já que era meu único Pokémon que tinha energias no banco, e deu KO. Ele ficou a 1 premio. Compro, baixo 2 Dark Patches no Darkrai, e energia da mão, coloco Darkrai pra frente, dou KO no Terrakion que já estava com danos, e 30 no mewtwo do banco com 1 Double Colorless. Turno seguinte, Double no meu Mewtwo, Catcher no Mewtwo dele, e vitória.

1-0

Segundo jogo:

Ele começou pior dessa vez, com Terrakion, e eu de Tornadus EX. Coloquei uns danos no Terrakion, e ele começou a fazer seu jogo. A partida foi extremamente disputada, uma bela troca de prêmios, e os jogadores pensando muito bem suas jogadas. A estrela desse jogo de minha parte foi Bouffalant, que conseguiu bater 120 3 vezes em 3 EXs diferentes, até que foi nocauteado. Ai a vitória do meu adversário estava muito a seu favor, porém, os seus Catchers já haviam acabado, e já havia 3 switches e 2 SSU. Como na outra partida tinha percebido que eram essas as quantidades que ele rodava destas cartas, pensei que seus recursos para recuo haviam se esgotado. Gastei meu ultimo Catcher, em um Mewtwo no banco sem energia, pensando que ele não havia mais maneiras de recuar, para minha decepção, ele tinha 1 Switch na mão, e colocou novamente seu outro Mewtwo a frente, com 5 energias. O jogo estava: meu Tornadus EX com 80 de dano, um Mewtwo EX no banco com 1 energia, e 1 Darkrai EX no banco com 1 energia. Minhas Energy Switches haviam acabado, e minhas 8 dark energies haviam sido colocadas ou estavam no descarte. Coloquei meu Darkrai EX na frente para tomar 1 hit. Novamente minha vez, eu não tinha mais o que fazer se não fosse perder naquele turno, porém, havia ainda minha ultima energia no deck, que restavam apenas 4 cartas, e adivinhem?! Top Deck na ultima energia, liguei no Mewtwo EX no banco que já tinha 1 energia, recuei meu Darkrai EX, e dei KO no Mewtwo EX dele, levando para casa o campeonato.

2-0

Prós:261333_419179901499282_619823556_n
Adquiri muita experiência
Conheci várias pessoas
Prêmio foi 90 reais em produtos na loja, e o playmat custava exatamente 90 reais. o/
Um pôster com os pokemons iniciais e suas evoluções (foto)
E é claro, muita diversão.
Contras:
Não tenho do que reclamar deste campeonato, as coisas, que foram ruins, serviram como aprendizado. Ah sim, comer fast food 2 dias seguidos é foda! ;x

Um grande abraço!

Deixe uma resposta

