2º Lugar City Championship de São José/SC

Por Eduardo Beeck

Primeiramente, ninguém vai me reconhecer pelo meu nome, prazer sou o José Pastel do Facebook, mas meu nome não é José e não sou da família Pastel tão pouco (se é que existe). Mas isso é outra história, vamos falar do que interessa…

Ao contrário da maioria dos grandes jogadores que postam seus reports eu nunca joguei competitivamente, apesar de jogar desde a coleção Base Set. Este é o primeiro ano que estou me dedicando à torneios oficiais, dentro de minhas condições financeiras, as quais não me favorecem a muitas viagens infelizmente. Moro na cidade de Balneário Camboriú aqui em SC, o que não me favorece ao jogo também, as lojas mais próximas são a SF Card Games em Blumenau e a ComDado em São José, além de apenas 3 pessoas jogarem competitivamente aqui.

No entanto consegui a pontuação necessária para disputar o nacional, fiz um 7º e um 3º lugares nos Battle Roads, não disputei regionais e no único City o qual disputei fiquei bem feliz em conseguir o segundo lugar, especialmente por estar usando um deck fora do metagame o qual eu me dei o trabalho de desenvolver no último mês.

DECK

Como aqui não é fácil conseguir as cartas do metagame, já que colecionamos apenas em 3 pessoas sou obrigado a desenvolver decks semi-rogue para disputar os campeonatos (o que acaba se tornando muito divertido, não vejo como um ponto negativo).

Sempre joguei de Eels e cogitei jogar de Darkrai, mas resolvi arriscar algo diferente sendo que seria minha única chance de testar um deck diferente competitivamente nos Cities. Algo me dizia que com tantos Landorus, Keldeos, Blastoises e Terrakions rodando no metagame a grande estrela só poderia ser… SHAYMIN EX!

Nos Battle Roads usei uma variação de Shaymin com Terrakion, Tornadus e Mewtwo que foi muito interessante, porém desta vez tentei usá-lo com uma abordagem diferente:

report jose pastel

“Pra quê 2 Shaymins? Começar com Shaymin é um lixo!”

No entanto nos testes que eu fiz ele me provou o contrário, sendo um ótimo acelerador de energia com Synthesis e Energy Switch. Com um Giratina, Mewtwo ou Tornadus energizado T2 o último alvo será um Shaymin sem energias parado no banco.

A estratégia do deck consiste além dos começos fortes com os EXs, em forçar em algum momento do jogo o adversário a confrontar o Bouffalant ou o Sigilyph, sendo obrigado a comprar 7 prêmios, para o Shaymin EX esquecido (ou se nocauteado, o segundo) poder brilhar no final do jogo matando qualquer coisa e levando o jogo.

TORNEIO

1ª Rodada VS Francisco (Landorus EX/Terrakion/Garbodor)

Lembro da partida ter sido bem disputada, meu adversário usando bastante cartas de recuperação de HP, o que dificultou muito os nocautes aos Landorus EX. Garbodor não ofereceu ameaça nenhuma, a não ser providenciar o nocaute ao Sigilyph através do Hammerhead no Mid Game, justamente o que eu precisava. Ao final meu oponente nocauteia meu Mewtwo EX com um Terrakion, ficando a um prêmio da vitória, enquanto me restavam 2. E logo na primeira partida quem brilha? SHAYMIN EX! Estava quieto desde o início do jogo no banco, quando um energy switch e um catcher são o suficiente para nocautear um Landorus EX full HP teoricamente seguro no banco do meu oponente. GG

1-0

2ª Rodada VS Vitor Almeida (Tornadus EX/Mewtwo EX)

Partida muito tensa, apesar de rápida. Única coisa que me lembro de ver em minha frente foram duelos de Mewtwo EX e Tornadus EX sucessivamente. Ao final da partida me deparo em meu turno, com 2 prêmios restando para cada player, no meu campo um Mewtwo EX com 3 energias e no meu adversário 2 Tornadus EX com a vida cheia (devido a um Max Potion utilizado no turno anterior). Não conseguiria o KO e para piorar a situação ele estava com uma mão de 8 cartas! Na minha cabeça só passavam as infinitas combinações de cartas que poderiam ser utilizadas para trazer um Mewtwo EX com 2 energias ao jogo e acabar comigo (Energy Switch, Double, Ultra Ball, Energy Search, Cheren, Juniper, Skyla, o próprio Mewtwo poderia já estar na mão também, etc.) Baixo a quarta energia e ataco X Ball me sentindo derrotado já. Por uma zica infinita do universo nenhuma dessas combinações constavam na mão do meu oponente e apesar do recuo do Tornadus EX eu consigo o nocaute com um Catcher no turno seguinte. \o/

2-0

3ª Rodada VS Gabriel Meira (Darkrai/Tornadus EX/Bouffalant/Mewtwo EX)

Novamente eu final de jogo surreal. Após eu forçar um nocaute ao meu Sigilyph restava um prêmio ao meu adversário e 2 para mim. No entanto desta vez Shaymin não estava ali quando eu precisava dele, a vitória era até mais simples, precisava apenas de um catcher, pois tinha um Bouffalant carregado e meu adversário tinha um Darkrai com 80 de dano no banco. Uso Juniper e… nada!!! Este turno estou seguro, tenho um Mewtwo sem energias no banco e sei que não tomaria nocaute, uso switch e mando ele pra frente, meu adversário ataca com outro Darkrai e passa. Agora vai! Cheren… nada!!! Cadê o meu último Catcher? E agora a coisa ficou feia, sou obrigado a jogar Mewtwo para o banco, no entanto um Catcher acabaria com o meu jogo. Meu adversário limpa a mão após uma série de jogadas e usa Bianca para comprar 6 cartas (tendo ainda 2 Catchers no deck), para minha sorte não veio nada!! Ele recua e me ataca com um Tornadus EX full HP. Tudo bem, 3ª tentativa, Juniper e… NADA!! Meu deck já ta nas últimas e cadê o CATCHER caceta?!?!? Mas é aí que eu presto atenção melhor na minha mão e quem esta ali? SHAYMIN EX!!! Junto com uma Energy Switch e uma energia de planta, e novamente ele brilha batendo 180 no Tornadus para a vitória!

3-0

Nesse ponto eu já estava muito satisfeito com o desempenho do meu deck e com a minha participação no torneio só pelas fortes emoções no final dos jogos.

4ª Rodada VS Giorgio Locatelli (RayEels)

Já havia jogado contra ele em um torneio não oficial, o qual eu venci após derrotá-lo em uma partida melhor de 3 de 1h e meia! Sabia que seria extremamente complicada a partida. Dessa vez Shaymin tava de sacanagem e começando apanhando para um Zekrom BW. Apesar de eu seguir matando os peixinhos e me livrar do Zekrom com meus Mewtwos não deu pra segurar os Rayquazas Ex dando OHKO neles e me custando o jogo.

3-1

TOP 2 vs Giorgio Locatelli (RayEels)

Fizemos rematch da quarta rodada na final, só que desta vez em melhor de 3 sem limite de tempo. Não estava psicologicamente preparado para outra partida de 1h e meia e estava muito satisfeito com meu desempenho até ali.

Primeira partida eu começo com Sigilyph e tomo T2 para um Rayquaza Shiny.

Segunda partido eu começo, desta vez com Mewtwo matando todos os peixinhos como tem que ser, desta vez até acreditei que levaria ao terceiro round, mas eles nunca acabam e voltam aos montes, e alguns viram enguias, e enquanto isso o ataque semi manual de energias aos Rayquazas EX garante OHKO a todos os meus Mewtwo dando o título do City ao Giorgio de forma invicta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fiquei realmente feliz de ter conseguido algo com um deck bolado por minha conta, segundo lugar com um gosto de satisfação pessoal especial. Espero que sirva de inspiração para quem esta querendo bolar algo diferente para jogar e querendo fugir da mesmice do metagame e dos preços exorbitantes de Keldeos, Landorus e tudo que há por vir na Plasma entre outras coisas. Não posso dizer que joguei com um deck rogue, porque qualquer deck que use Mewtwo em massa e Tornadus nunca será 100% rogue, mas foi uma abordagem diferente destas cartas que funcionou muito bem.

Prós

  • Alto nível do campeonato apesar do baixo número de players (15)
  • Usar deck diferente e jogar partidas extremamente disputadas e tensas
  • Churrasquinho com abacaxi com canela e tudo mais no almoço!

Contras

  • Minha premiação! 20 boosters Exploradores da Escuridão e nenhum EX!!! Nada de bom!! Um Empoleon, uma Ultra Ball, alguns Sableyes e um monte de lixo!! Lixos da Escuridão!

Obrigado a todos que leram até o fim =) nos encontramos no nacional, José Pastel, vocês e Shaymin EX.

Bjs e abraços,
Eduardo (ou seria José?)

2 pensamentos sobre “2º Lugar City Championship de São José/SC

Deixe uma resposta

