O Impacto da Tempestade #1 – Virbank City Gym/Hypnotoxic Laser, Etherdex e Darkrai EX

Fala, galera!

Vim falar sobre a última coleção lançada no ocidente, Plasma Storm, e como suas cartas vão mudar o metagame atual. A coleção vem com 135 cartas, várias delas são muito boas, mudando consideravelmente os decks do formato e dando a oportunidade de surgir novos decks também. Se você ainda não deu uma olhada na coleção Plasma Storm, você pode ver aqui.

Novos Combos: Virbank/HTL e Etherdex

Virbank City Gym e Hypnotoxic Laser: Esse combo foi e continua sendo o mais hyped do formato. Hypnotoxic Laser (HTL) deixa o ativo do oponente automaticamente envenenado e pode deixar dormindo também caso você acerte cara na moeda. Virbank City Gym (vamos chamar só de Virbank) aumenta em 20 o dano do veneno entre os turnos, ou seja, você causa 30 entre os turnos sem nem atacar. Essa combinação vai fazer OHKO serem muito mais frequentes e o uso de Eviolite deve diminuir também, já que dificilmente vai prevenir um 2HKO.

Etherdex: Essa é a combinação de Ether, lançado na Plasma Storm, com a Pokédex da BW. Você reorganiza 5 cartas do topo com Pokédex, coloca uma energia básica no topo do deck e usar Ether e puxa uma energia em um Pokémon seu, ou seja, é um combo com o intuito de acelerar energia.

Decks & Arquétipos

DARKRAI EX

Durante meus testes, eu achei Darkrai um dos decks que mais se beneficia desse coleção. O fato de recuar de graça pela ability do Darkrai EX, voltar Items com o Sableye e ter bastante espaço pra techs e consistência dão ao deck muita vantagem.

Eu testei 3 variações de Darkrai EX: Hammertime, EtherDarkrai e Darkrai/Virbank/HTL. Queria antes de entrar em mais detalhes nesses decks dizer que não consegue-se fazer uma vertente de Darkrai EX que consiga caber todas essas opções em um deck consistentemente. Vocês verão que as listas são apertadas demais pra isso.

Hammertime:

Hammertime

Hammertime é um deck que está dentro do formato atual desde o começo, sempre se mostando muito consistente, não seria diferente com a Plasma Storm.

Darkrai EX dá recuo zero pra seus Pokémons com energia noturna ligada a eles e também é o principal atacante do deck, e Sableye volta Items com seu ataque Junk Hunt, principalmente os Hammers. Keldeo EX é uma tech que vai jogar em TODOS os decks de Darkrai EX, possibilitando você se livrar das condições especiais que Hypnotoxic Laser causa usando Rush In, ligando uma energia noturna pra recuar de graça (assumindo que Darkrai EX esteja em campo) e voltando um Pokémon ativo de sua preferência.
Nas Trainers nada de especial, achei tudo bem padrão das listas anteriores de Hammertime. A carta que deve ser mais fora do comum aí seria Potion. Quando eu fui pra São Caetano jogar, o Caio Navarro tava montando um Hammertime e ele usava 4 Potion ao invés de 4 Energy Switch como a maioria usava. Eu achei interessante a ideia, então quando comecei a testar esse deck contra o metagame Plasma eu usei as 4 Potions para testar e me surpreendi com os resultados. As Potions fazem uma diferença enorme da mirror match, e muitas vezes força o deck de Darkrai a atacar com o próprio Darkrai EX ao invés de ter o luxo de poder usar Junk Hunt e nocautear o ativo com Virbank+HTL (entraremos em mais detalhes em breve). Minha escolha de Ace Spec foi Computer Search, pela versatilidade. Com isso, nós temos uma lista sem NENHUMA carta da Plasma Storm, porém, temos uma lista adaptada pra bater de frente com os decks que utilizam cartas da Plasma Storm.

OPÇÕES PARA O DECK

Energy Switch: Energy Switch poderia ser considerada uma carta obrigatória em decks de Darkrai EX. Vai da preferência de quem joga, eu recomendaria testar Energy Switch nesse deck antes de jogar algum torneio, mas Potion é uma carta que tem feito muita diferença nas partidas, principalmente na mirror match e contra os decks que usam Hypnotoxic Laser.

Downsing Machine: Poder voltar qualquer Trainer é algo muito bom, ainda mais descartando possíveis energias noturnas. No entanto, Sableye volta Items, que é praticamente tudo que você vai precisar durante o jogo: Catcher, Hammers, Dark Patch, Potion, etc… Logo, o uso de Downsing Machine não seja o melhor de todos, mas com certeza não é uma escolha ruim pra esse deck.

Gold Potion: Eu particularmente acho Gold Potion muito boa em decks de Darkrai EX. Caso você queira muito usar Energy Switch em Hammertime, eu aconselharia tirar todas as Potion e Computer Search, adicionando no lugar Gold Potion e as Energy Switches, o que te dá uma opção de manuseamento de energias e ainda te deixa com alguma alternativa de cura.

EtherDarkrai:

EtherDarkrai

Essa variação de Darkrai EX é baseada em uma das combinações novas que a Plasma Storm nos proporciona – Etherdex. A intenção desse deck é conseguir usar Night Spear logo no primeiro turno, aplicando uma pressão grande muito cedo.

Diferente da versão Hammertime que usa 4 Sableyes, essa só vão dois. Você quer começar com Darkrai EX pra tentar dar o Etherdex enquanto ele é ativo, para que suas chances de Night Spear no t1 sejam maiores. Keldeo EX está no deck porque, novamente, ele é uma tech contra Virbank+HTL.
As trainers mudam consideravelmente se comparadas ao Hammertime, que apesar de levarem os mesmos Pokémons no deck, são arquétipos totalmente diferentes. Eu resolvi manter as 4 Potions contra os HTL adversários, apesar de achar Energy Switch uma boa inclusão aqui também, porém, Night Spear t1 é bem comum sem Energy Switch e Night Spear no t2 é praticamente certo todos os jogos. Pra mim, o grande motivo de ser tão rápido é focar nas Supporters certas: Juniper e N. No seu turno, você vai começar com 7 cartas da sua mão inicial, na qual você vai tentar fazer o máximo com elas: Descartar energias, usar Dark Patch talvez, buscar Pokémon pra diminuir seu deck, etc… Feito isso, você usa sua Supporter, que normalmente vai vir com o uso de 4 Random Receiver no deck ou já vai estar na mão. Sendo essa Supporter N ou Juniper, vai te dar a oportunidade de ter visto 13-14 cartas do seu deck. Se você consegue aproveitar 10 delas, no mínimo você terá t2 Night Spear, porém como eu disse antes, Night Spear no t1 é bem comum.

OPÇÕES PARA O DECK

Energy Switch: Eu testaria essa carta no deck antes de jogar qualquer torneio que valha algo importante, principalmente se você não consegue fazer no mínimo t2 Night Spear. Quatro cópias dessa carta podem dar a maior chance de Night Spear t1, porém eu sinto de um modo geral que quatro cópias de Energy Switch dão uma travada às vezes nos decks de Darkrai EX em modo geral, principalmente nessa variante de Darkrai EX que tem a proposta de ir “direto ao ponto”. Talvez usar três cópias então? Vai de cada um, teste e veja o que melhor encaixa pra você.

Max Potion: Um dos problemas desse deck é não ser tão rápido como você previa que ele seria. Por se tratar de um deck muito “cru”, ele acaba perdendo a força conforme o jogo progride e o oponente começa a ameaçar os seus Darkrai EX. O fato do deck usar 13 energias faz com que Max Potion não te agrida tanto, e nega o seu oponente de pegar prêmios.

Scramble Switch: Eu só usaria Scramble Switch se usasse Max Potion também. Ela te permite mover as energias do Darkrai EX antigo pra um novo do banco e de quebra você já usa uma Max Potion nesse antigo pra tirar todos os danos dele sem ter que descartar nenhuma energia.

Darkrai EX/Virbank+HTL (“Poison Darkrai”):

VirbankDarkrai

Eu considero essa a melhor variante de Darkrai EX, por se tratar de um deck mais versátil contra o metagame. 

Como eu comentei no começo, a combinação de Hypnotoxic Laser e Virbank City Gym dão aos decks (principalmente a esse deck) muitas vezes o dano que faltava para OHKO ou então para complementar algum nocaute. Esse deck consegue abusar muito do Sableye, seja pra usar Junk Hunt e nocautear um Pokémon via envenenamento ou para usar Confuse Ray, nocautear o ativo do oponente, forçando ele a atacar seu Sableye ou usar um Catcher pra bater nos seus EXs. Sableye consegue bater 70 com HTL+Virbank e Dark Claw ligada, ou seja, um Night Spear por 110 (com Dark Claw) ou um Night Spear por 120 (90+30 de veneno) mais esse dano que o Sableye pode causar somam 180/190, que é suficiente pra nocautear a maioria dos EXs.

Darkrai EX com Dark Claw ligada mais Virbank/HTL causa 140 de dano, podendo nocautear a maioria dos Stage 2 jogáveis: Blastoise, Empoleon, Dusknoir (mesmo se não tivesse fraqueza),  Garchomp (se você considerar ele jogável). O único dos jogáveis que ele não nocautearia é Hydreigon DRX com seus 150 HP.

Esses mesmos 140 de dano causam uma maior pressão maior nos EXs com 170 de HP (Rayquaza EX, Keldeo EX, Mewtwo EX). Numa situação que eu acredito que não seja tão rara nesse metagame, Darkrai EX pode causar 140 em um Keldeo EX e 30 em um Keldeo EX/Mewtwo EX do banco e no turno seguinte usar Catcher, trazendo aquele EX com 30 de dano, jogando outro HTL e causando 140 nesse novo ativo e 30 no antigo ativo pra pegar 4 prêmios em um turno. E a velocidade que isso pode acontecer é incrível, mais ou menos entre t2/t3.

OPÇÕES PARA O DECK

Mewtwo EX: Acho que um dos EX que mais ferra com Darkrai EX é o Mewtwo EX. Independente da resistência, Mewtwo EX consegue 2HKO em um Darkrai EX com enorme facilidade. Já que você não tem garantia de atacar primeiro um Mewtwo EX, nem usa Hammers pra manter o Mewtwo sem/com poucas energias, eu indicaria uma cópia de Mewtwo, pra evitar o aparecimento de um Mewtwo com 7 energias levando todos seus Pokémons em jogo.

Potion (mais cópias): Potion faz uma diferença enorme na mirror match, fazendo mais cópias de Potion uma boa opção pra esse deck.

Max Potion: Simplesmente porque você pode vir a ter, por exemplo, um Darkrai EX com 140 de dano e você não vai provavelmente atacar com ele. Apesar de perder todas as energias ligadas à ele, você vai negar que seu oponente pegue mais dois prêmios.

Revive: Na mirror match, um dos maiores alvos é o Keldeo EX. Ter ele em campo vai garantir que você não fique adormecido e nem continue envenenado, tomando 30 de dano entre os turnos. Como ele é tão importante, ele acaba sendo nocauteado muito cedo. Revive entra pra poder voltá-lo para campo e continuar com sua estratégia de Rush In > Darkness Energy > recuo pra Darkrai EX/Sableye. Porém, Revive é muito situacional, podendo não estar em sua mão na hora necessária ou estar na sua mão na hora errada. No entanto, você tem a opção de descartá-lo durante o jogo e voltar na hora desejada via Junk Hunt.

Considerações Finais

Todas essas decklists são meio cruas, sem muitas techs específicas contra um metagame, mas o real intuito aqui foi mostrar como serão os decks presentes no formato BW-PLS. Por enquanto esse foi o primeiro Impacto da Tempestade, mas brevemente mais análises como essas virão, analisando outros decks.

Em breve eu farei uma votação pra vocês decidirem qual serão os próximos decks e arquétipos a serem discutidos aqui por mim. Não deixem de votar nem de ficarem ligados pra mais atualizações do blog!

Robson

8 pensamentos sobre “O Impacto da Tempestade #1 – Virbank City Gym/Hypnotoxic Laser, Etherdex e Darkrai EX

  1. Excelente artigo! Aprendi um monte com ele e vai me ajudar bastante nos meus treinos no Pokémon TCG Online.
    Continuem fazendo artigos assim, toda informação é bem vinda.

    Abraço!

  2. tenho testado esse poison darkrai e estou gostado muito do resultado.
    muito bom o artigo, não tinha pensado em colocar keldeo ex no deck, vou testar =D

  3. Nesse Darkrai com Etherdex eu acho dificil conseguir um Night Spear T1, se pelo menos tivesse energy switch ainda ia, mas vc vai prescisar contar com o Etherdex 2 vezes em um turno. E se vc usar energy switch ja da pra fazer o Night Spear T2 sem precisar do Etherdex.

  4. Ficou muito fera essa analise , so que eu queria te perguntar uma coisa , e os safeguards e plasma steel da vida como faz ?
    fico em duvida entre Victini (v-create) e terrakion

  5. Mto bom artigo irmão só estou com uma duvida se eu não tiver computer search poderia colocar uma dowsing machine.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s