O Impacto da Tempestade #2 – Landorus EX no seu potencial máximo e decks de Victini EX

Cruzei os braços e não quis ser o melhor deck do formato.

LANDORUS EX

Landorus EX foi uma carta que recebeu um hype enorme quando foi lançada na coleção Boundaries Crossed. Muitos esperavam que Landorus EX seria a carta que enterraria os decks baseados em Eelektrik e que fosse muito superior que os decks de Darkrai EX. Foi uma previsão muito errônea por muitos, já que Eelektrik e Darkrai EX continuaram fortes e estranhamente Landorus EX não foi o melhor absoluto.

Podemos dizer que o grande motivo do deck não ter sido BDIF foi o fato de ter Blastoise/Keldeo EX jogando em peso no formato. Keldeo EX bate na fraqueza do Landorus EX, que faz ele ser um alvo fácil pro Keldeo EX pegar mais 2 prêmios.

Mas será que agora Landorus EX tem a chance de virar um BDIF com o lançamento da Plasma Storm? Talvez ele continue na mesma maré que estava no formato BW-BC, sendo um deck bom com grandes chances de ser BDIF, porém Blastoise/Keldeo continua forte, ainda mais com a adição de Black Kyurem EX.

Nesse artigo veremos alguns decks que podem fazer Landorus EX brilhar como esperado.

Landorus EX/Mewtwo EX/Tornadus EX (LMT)

lmt

Esse deck foi um dos mais jogados no formato BW-BC. No geral é um deck consistente, podendo ganhar até de Keldeo/Blastoise, mas a pior matchup ainda é pro deck do pônei de água.

O deck de LMT tem uma vantagem considerável contra decks de Darkrai e decks de Eelektrik, o que fez dele um dos melhores decks do formato passado.

Essa lista não mudou muito do que era, basicamente não se usa mais PlusPower no deck e ao invés dele colocaram  Hypnotoxic Laser e Virbank City Gym.

OPÇÕES PARA O DECK

Terrakion NVI: Terrakion é uma carta muito boa no deck e foi cortada por questão de espaço. É um atacante bom versus não-EXs e também contra Darkrai EX.

Reshiram BW: É uma tech pra Klingklang PLS, que se não for combatido dá muitos problemas pra esse deck. Usar Outrage pra matar os Klinks/KlingKlangs e torcer pra que tudo dê certo.

Scramble Switch: Usar Land’s Judgement do nada pra causar 150 e te pôr numa posição confortável dentro do jogo ou então montar um Mewtwo EX com várias energias pra dar um X Ball mosntruoso. Esse é o poder dessa Ace Spec.

Garbobor/Landorus EX/Mewtwo EX

Garb-land-m2

Essa variante de Garbodor tem se tornado muito popular nos últimos tempos. Ainda no formato BW-BC esse deck surpreendeu levando um Regionals nos EUA e teve um grande número do mesmo arquétipo nos tops.

Na primeira semana dos States desse anos nos EUA, Garbodor tem sido o deck mais vitorioso até agora, com uma vantagem bem agradável sobre os outros decks. Mas a pergunta que não quer calar é: Por que Garbodor se tornou um deck tão vitorioso sendo que já temos ele desde a Dragons Exalted? O principal motivo foi o fato dos jogadores não usarem mais Tool Scrapper nos seus decks e com isso eles não tem nenhuma resposta contra o deck. Se liguem a lógica de quem está jogando no formato Plasma Storm:

“Eu uso Lasers e Virbank no meu deck, então o Eviolite do meu oponente não vai fazer diferença quando eu for nocauteá-lo”

“Ninguém mais está usando Evolite nos decks, já que Virbank/HTL transforma-os em tools completamente ineficazes, então eu vou tirar os mesmos do meu deck e ganhar alguns espaços a mais”

Com esse pensamento, muitos tiraram Tool Scrapper e colocaram algo mais útil contra o metagame. Útil contra a maioria dos decks, menos Garbodor, o que faz dele um deck capaz de exterminar decks de Blastoise, Eelektrik, Lugia e outros que dependem muito de abilities.

OPÇÕES PARA O DECK

Pra falar a verdade, essa lista é muito apertada pra tentar enfiar techs ou coisas do tipo. A  sugestão que eu daria é rodar tools diferentes, tais como Eviolite e Giant Cape.

Outra opção é usar uma linha 3-2 Garbodor, pra ganhar mais consistência na hora de fazer o Garbodor.

Lugia EX/Landorus EX

landorus-lugia

Qual a moral do deck? Pegar 6 prêmios o mais rápido possível.

Landorus EX espalhando dano com Hammerhead, 120 proporciado pela Lugia ou pelo Bouffalant, HTL/Virbank dando mais 30 de dano. Tudo isso combinado de vários modos resulta em 180 de dano, que é o HP da maioria dos EXs.

Lugia EX em si é muito boa, podendo usar Plasma Gale tranquilamente no t1/t2. Matar Tynamos e Sableyes e pegar 2 prêmios por isso dá muita vantagem no jogo, ainda mais tão no começo assim.

Tornadus EX é um atacante neutro, que pode lidar com vários Pokémons do formato de forma consistente.

OPÇÕES PARA O DECK

Reshiram BW: Usar Outrage é o único jeito de não se ferrar muito contra decks baseados em Plasmaklang.

Mewtwo EX: Um Mewtwo EX com várias energias pode dar muito trabalho pros seus Pokémons, porque salvo de Landorus EX, todos os outros atacam com 3/4 energias e já sabemos muito bem que o melhor modo de matar Mewtwo EX é com outro Mewtwo EX.

Recycle: Recycle? LOL Sim, isso mesmo. Ela é boa pra voltar Plasma Energy e Scramble Switch pro deck, sendo o drawback a cara/coroa. Um grande risco que você pode correr pela grande recompensa de voltar cartas cruciais para o deck.

Aparentemente sou frágil!😦

VICTINI EX

Victini EX foi lançado na Plasma e de modo geral não rolou muito hype em cima dessa carta. Alguns fatores: HP Baixo, ataque com pouco potencial, etc…

Eu vi uns decks que usavam Victini EX e resolvi montar alguns e montar alguns com ideias próprias. A maioria desses decks tem um começo de jogo muito bom, podendo atacar no t2 com muita facilidade. Porém, se você der chance dos outros decks de fazerem seu set up, você pode se encontrar em uma situação complicada.

VICTORY PIECE

Queria falar um pouco da Ace Spec especial para o Victini EX – Victory Piece.

Pra ser realista, acho ela bom em algumas ocasiões. Ela é muito situacional, e pelo fato de ter só uma no deck, ela pode vir a não vir na sua mão inicial ou então pode cair nos seus prêmios. Por outro lado, você pode causar 100 no primeiro turno de jogo em um EX, o que é muito grande no jogo.

Vou falar de algumas ideias pra se usar Victini EX e explicá-las:

Victini EX/Darkrai EX

darkrai-victini

Victini EX aqui serve de acelerador de energia pro Darkrai EX, com isso, consegue-se Night Spear t2 na maioria dos jogos.

Quando achar que as coisas vão sair do controle, dá pra combinar Scramble Switch e Max Potion, movendo todas energias pra um Darkrai EX novo e dar Max Potion no que tinha dano.

O deck ainda tem uma aceleração de energia extra com Dark Patch, principalmente pro meio do jogo. O deck costuma ter um número absurdo de energias em jogo em pouco tempo de partida.

Acredito que esse deck tenha uma matchup razóavel contra a maioria do formato e arriscaria dizer que o deck é Tier 2.

Victini EX/Keldeo EX

Victini-Keldeo

Esse deck é parecido com o de Victini EX/Darkrai EX. Você quer acelerar energia pra conseguir usar Secret Sword do Keldeo EX no t2.

Depois disso, você quer montar outros Keldeos paralelamente, ligando energias da mão. Nesse meio tempo você tenta manter seu Keldeo EX com 3 energias em jogo com a ajuda de todas essas cartas de cura: Potion, Gold Potion, Pokémon Center.

Podemos dizer que esse deck é anti-Hypnotoxic Laser, já que você pode dar Rush In inúmeras vezes pra se curar da condição especial e curar o dano de veneno facilmente via Potion, por exemplo. Você também pode usar Rush In, usar Pokémon Center e usar Rush In mais uma vez. Enfim, as chances de ficar curando seu Keldeo EX são enormes e se seu oponente sofrer pra montar o jogo, você pode ganhar o jogo com um único Keldeo EX.

Considerações Finais

Com isso eu acabo mais um Impacto da Tempestade. Provavelmente rolará mais um ou dois disso, então fiquem ligados pra isso!

Qualquer dúvida pode ser perguntada aqui nos comentários.🙂

Abraços!
Robson

3 pensamentos sobre “O Impacto da Tempestade #2 – Landorus EX no seu potencial máximo e decks de Victini EX

  1. Estudou feliz ém ler ótimos artigos escritos por brasileiros. Quando tiver minha loja você será contratado!

    Sobre as listas, só mudaria o ace para victory!, com3 Skyla no deck compensa muito!!! E pode ser seu último prêmio sem nenhuma energia, sendo perfeito contra mewtwo! (já que são 6 no mewtwo pra te nocautear)

    De resto parabéns, nota 10¡

    • Valeu, Chuck!

      Sim, eu tô vendo muita gente usar o Ace Spec, mas isso é questão pessoal mesmo. Eu particularmente acho as Ace Specs citadas nos decks mais importantes no geral que a Victory Piece.

      Valeu pelo apoio, abraços!

  2. Parabens pelo artigo ficou ótimo , em relação à victory piece , acho q em deck com darkrai e sabley vale a pena por pois o sabley pode recupera-la e como sabemos e incomum usarem mais de um tool scraper , poderiamos ate descer uma tool qualquer so para o oponente gastar a tool scraper

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s