Italian deck – Surpresa do Nacional 2013

Pokémon, Itália… Pizza! Pizza de Poké Bola.

Olá galera, tudo tranquilo? Hoje iremos falar de um deck que tirou o sono de alguns jogadores do sábado para o domingo desse fim de semana, datas que aconteceu nosso Nacional de Pókemon, esse deck ficou popularmente conhecido para nós como “deck italiano”.

Mas por quê Italian?

Esse deck foi campeão na Italia há algumas semanas atrás. Eles criaram esse deck pensando em jogar contra todos os outros decks mais comuns do formato, o que por sinal, dava muito certo, tinha vantagem contra Blastoise, LMT, Garbodor, Klinklang e a única partida desfavorável era Darkrai com Hammers, que ainda assim poderia ganhar a partida.

Vou colocar a list do campeão italiano e isso já vai deixar as ideias claras.

Pokémon:

4 Sigilyph
3 Virizion
2 Victini
2 Tornadus Ex

Trainer :

4 Pokémon Catcher
4 Hypnotoxic Laser
4 N
3 Giant Cape
3 Professor Juniper
3 Bianca
2 Skyla
2 Colress
2 Skyarrow Bridge
2 Ultra Ball
2 Level Ball
2 Switch
1 Virbank City Gym
1 Revive
1 Tool Scrapper
1 Scramble Switch

Energia:

4 Blend Energy GRPD
4 Prisma Energy
4 Double Colorless Energy



Vocês já jogaram contra Klinklang? Sabe como é difícil atacar sem Pokemon EX? Esse deck é quase a mesma coisa, os 4 Sigilyph fazem o trabalho de “defesa” com perfeição, graças à sua ability Safeguard, além de ir atacando aos poucos.

Contra Blastoise, o atacante principal é Virizion. Atacar com Leaf Wallop possibilita nocaute ao Squirtle em apenas um ataque e tendo usado no turno anterior o mesmo ataque, pode-se nocautear um Blastoise também com apenas um ataque ou um Keldeo EX, usando uma Hypnotoxic Laser. Após isso, os Sigilyph fazem o resto do trabalho.

LMT, após nocautear os possíveis Bouffalants, Terrakions e Victinis, Sigilyph aparece novamente no jogo. Para nocautear esses Pokemons, Tornadus EX ajuda muito. Atacando com Power Blast e usando uma Hypnotoxic Laser, é possivel nocautear os três Pokemons.

Jogando contra Garbodor, a mecânica é parecida contra LMT, torna-se até mais fácil porque os únicos pokemons atacantes do deck são Pokemons EX, nocauteando os Garbodor do oponente, adivinha quem aparece? SIGILYPH!

Klinklang é uma partida relativamente fácil também. Usando 2 Victini e Scramble Switch, você vai energizando Sigilyph porque o oponente não poderá descartar as energias especiais do Sigilyph usando o ataque Righteous Edge, devido o fato da ability do Sigilyph não deixar o pokemon ser afetado por efeito de ataque de EX. Quando possível, usar scramble switch e atacar com Victini, nocauteando qualquer pokemon em um ataque.

Darkrai é a partida mais difícil quando o deck usa Hammers (Crushing ou Enhanced, com Enhanced é pior ainda). O “deck italiano” não tem aceleração de energia, liga apenas uma por turno, enquanto o combo Sableye + Junk Hunt possibilita descartar a energia ligada. A opção a seguir é esperar para atacar com Tornadus + Stadium + Laser + DCE e nocautear Sableye, tentar dar um N pro oponente não comprar Enhanced hammer ou rezar para o oponente não acertar um Crushing Hammer. Um pouco difícil, mas se der certo, após nocautear os Sableye, montar novamente Sigilyph e ganhar o jogo.

Conclusão

Uma escolha um tanto quanto ousada devido ao fato de ter uma partida desfavorável contra Darkrai, que seria o primeiro ou segundo deck mais usado no Nacional, porém uma partida super favorável contra todos os outros decks.

Sigilyph torna-se muito forte até o momento atual devido ao fato de sua ability. Não tomar dano nem ser afetado por efeito de ataque de pokemon EX deixa esse Pokemon com um grande potencial de defesa e após alguns momentos do jogo, seu potencial de defesa continua alto e seu potencial de ataque torna-se grande também.

Tivemos quatro decks desse entrando no top 32, um chegando até a final e perdendo para Darkrai.

Para quem quiser conferir o Report do campeão nacional italiano, segue abaixo o link:
http://www.pokemon-cp.it/forums/f36/8711-report-nazionale-2013-a.html

Abraços à todos!!

Escrito por Clayton Iury

2 pensamentos sobre “Italian deck – Surpresa do Nacional 2013

  1. Pingback: Roaring Skies: se preparando para o Nacional - Parte 4

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s