DECK – TDK (Team Plasma)

eraplasma

clay

tdk

É galera, após passar por Team Aqua VS. Team Magma, Delta Species, e mais recentemente os pokemons SP, chegamos aos Pokémon Plasma. Assim como todos os citados, as cartas Team Plasma são cartas muitas vezes “especiais”, que só podem ser combadas com outras cartas que também são Team Plasma. O exemplo mais famoso é o Deoxys EX, que tem a Ability de aumentar em 10 o dano do Pokémon ativo, mas apenas se o Pokémon ativo fizer parte do “Clubinho Team Plasma”.

Antes de sair a coleção Plasma Freeze, era até visto algumas cartas plasma sendo usadas, como por exemplo o fortíssimo Hypnotoxic Laser e outras em menor instância, como Klinklang plasma e Lugia plasma. Agora, com o lançamento da Plasma Freeze, as cartas plasma entram muito forte no meta-game.

O deck que falaremos agora é denominado no mundo como o melhor deck do formato. Lá fora ele é chamado de “Team Plasma”, aqui no Brasil é conhecido como TDK (Thundurus, Deoxys e Kyurem). A fama desse deck vem pelo fato de ser um deck muito versátil e por sua sinergia. Um Pokémon ajuda o outro atacar, desde acelerar as energias até o aumento do dano.

Aqui fizemos um esqueleto do deck, uma espécie de espinha dorsal, com o essencial que um deck de TDK precisa ter para poder funcionar legal. Lembrando que o TDK é um deck aberto para muitas variantes e techs, por ser um deck fácil de arranjar espaços e utilizar energias especiais, que abrange possibilidade para todos os tipos Pokémon (água, fogo, psíquico..)

esqueleto

 

 

 

POKEMON

4x Deoxys EX (PF111)
3x Thundurus EX (PF 110)
2x Kyurem (PF 31)

TRAINER S/S/T

4x Juniper
4x N
2x Skyla
1x Colress
1x Ghetsis
4x Hypnotoxic Laser
4x Pokemon Catcher
2x Virbank CityGym
3x Colress Machine
2x Float Stone
2x Switch
2x Ultra Ball
2x Team Plasma Ball
1x Scramble Switch

ENERGIAS

4x Prism Energy
4x Plasma Energy
3x Blend WLFM

Irei explicar o funcionamento do deck e depois colocarei algumas opções de cartas.
A estratégia do deck é bem simples, começar atacando com Thundurus EX para ligar energias rápido no kyurem e ter um grande potencial de dano. Deoxys EX ajuda aumentar o dano, possibilitando nocautear algum Pokémon EX do oponente em apenas um ataque (Kyurem + 3 Deoxys + hypnotoxic laser).

Logo de cara, olhando a list você se pergunta: 3 colress machine? 3 Blend? Como eu disse, ficará a critério do jogador colocar a 4º Blend ou/e o 4º colress, mals talvez temos opções mais interessantes…

Absol (plasma)

Absol é uma carta muito forte nesse formato onde é quase sempre necessário tem muitos Pokémon no banco, o que possibilita um alto potencial de ataque, com poucas energias e combinando também com Deoxys EX e sua Ability. Esse Pokémon pode ser fundamental em partidas mirror (TDK x TDK).

Lugia EX (PS 134)

Lugia pode ser um Pokémon surpresa. Em determinado momento do jogo, comprar um prêmio a mais, nocauteando um Pokémon e usando sua ability, pode lhe fornecer a vitória.

 1x Keldeo EX (BC 142)

Combinar a ability do keldeo com Float Stone pode ajudar a curar condições especiais e possibilitar o ataque constante do Kyurem, já que seu segundo ataque não deixa o kyurem atacar no próximo turno. Usando Keldeo, pode-se reduzir o número de Switch e aumentar o número de Float Stone no deck.

 2x Keldeo EX (BC 142)

2 Keldeo no deck, pra quê??? Um deck muito complicado de ser vencido está sendo muito usado no formato, que é Gothitelle/Accelgor. Com 2 Keldeo, mesmo o oponente “travando” 1 Keldeo ativo, você tem a opção de usar a Ability Rush in e “destravar” o Keldeo EX ativo. Provavelmente você não poderá usar trainers, então uma combinação seria com Double Colorless Energy.

 4x Colress Machine

É uma opção quando o jogador pretende focar os ataques do Lugia EX. Particularmente, eu gosto mais da estratégia de ir atacando com Thundurus EX e ir ligando energias no banco e usar Lugia EX só em determinados momentos cruciais da partida.

4x Blend WLFM

Pode ser usada a 4ª, mas particularmente também não vejo necessidade. Kyurem e Thundurus EX atacam com a mesma Blend WLFM e caso o deck use Absol, essa Blend a menos também não faz diferença.

Double Colorless Energy

Particularmente gosto de jogar com 2 no deck, ajuda no ataque do Lugia EX, ajuda na hora de recuar algum Pokémon e também pode ser voltada com o ataque do Thundurus EX.

1x Energia elétrica

Pode ser utilizada quando enfrentar um deck de Darkrai com enhanced hammer. Ligando a energia no Thundurus EX, você irá forçar seu oponente atacar-lo, caso o contrario, Thundurus EX continuará voltando a energia descartada pelo enhanced hammer e irá nocauteando os Sableyes que irão aparecendo.

Também podem ser usados Mewtwo EX, Tornadus EX (plasma), Landorus Plasma (promo) e até Zekrom EX, vai das opções do jogador.

 

Prós

  • O deck tem uma versatilidade muito grande, pode afetar diferentes tipos de fraquezas, joga bem contra pokemons como Sigilyph e Klinklang plasma, decks que impossibilitam pokemons EX atacarem.
  •  Estratégia simples
  •  Não tem algum deck que vença TDK facilmente.

 

Contras

  • Deck de Sableye/Darkrai/Absol usando muitos enhanced hammers pode causar um grande problema, pois o deck utiliza apenas energia especiais.
  • Atualmente, acredito que seja o deck mais caro para ser montado. Deoxys EX Thundurus EX e Kyurem estão com um preço absurdo por serem recém lançados.

cafestddk

 

 

 

POKEMON – 12

4x Deoxys EX (PF111)
3x Thundurus EX (PF 110)
2x Kyurem (PF 31)
1x Lugia EX (PS 134)
2x Keldeo EX (BC 142)

S/S/T – 35

4x Juniper
4x N
2x Skla
1x Colress
1x Ghetsis
4x Hypnotoxic Laser
4x Pokemon Catcher
2x Virbank CityGym
3x Colress Machine
3x Float Stone
1x Switch
2x Ultra Ball
2x Team Plasma Ball
1x Scramble Switch
1x Max Potion

Energias – 13

4x Prism Energy
4x Plasma Energy
3x Blend WLFM
2x Double Colorless Energy

Espero que tenham gostado.

Abraços a todos!!!

2 pensamentos sobre “DECK – TDK (Team Plasma)

  1. Parabéns pelo artigo “Café”, o Gabriel montou esse deck, porém contra o deck “Deus” do Semendo (darkrai/absol) realmente fica muito difícil para o TDK. Quanto ao preço você tem razão, o deck do Gabriel (shiny + FA) ficou uma facada.

  2. parabens cafe,achei interesante seu artigo,mas eu uso um deck pouco diferente do tdk, eu gosto muito do tornadus ex pf,ele e um dos meus atacantes principais,deixando o thundurus de coadjuvante,o ataque do tornadus eu costumo usar no t1 ou t2 ,no maximo t3,ja que o colress machine e dupla enrgia me ajudam a isso, e qnd ele ta morrendo uso scramble switch e max potion

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s