Diário de Bordo – Semana 2

diariogabriel-semedoAqui estamos mais uma semana! Dessa vez testei um deck totalmente diferente do que já joguei antes, apesar da mecânica ser antiga, existente desde o formato passado (temporada 2011/2012), nunca joguei um torneio sequer com ele. É claro que estou falando do Eelektrik! Desde que foi lançado, na coleção BW: Noble Victories, sempre esteve presente no metagame, independente do formato. Sua Ability é extremamente poderosa e o setup é relativamente fácil de fazer. O nível de raridade é incomum, o que o torna um Pokémon barato (conforme o tempo passa ele fica mais valorizado, por pertencer a uma coleção de quase 2 anos atrás) e acessível aos jogadores.

Bom, recentemente uma menina chamada Anna venceu o campeonato nacional da Holanda com Eelektrik. A variante que ela usou foi de “Zekells” (Zekrom BW/ Bouffalant DRX/ Zekrom EX/ Eelektrik)

A decklist dela foi essa:

Pokémon:
4x Tynamo (Thunder Wave)
3x Eelektrik
3x Zekrom BW
2x Bouffalant (Gold Breaker)
1x Zekrom EX
1x Keldeo EX
1x Mr Mime
=15
Trainer:4 Professor Juniper
4x N
3x Colress
2x Skyla
4x Ultra Ball
4x Hypnotoxic Laser
4x Pokémon Catcher
2x Level Ball
2x Float Stone
2x Virbank City Gym
1x Switch
1x Super Rod
1x Dowsing Machine
=34
 Energy:

7x Lightning
4x DCE
=11

Ela escreveu um report dela no torneio nacional no blog do The Deck Out, clique aqui para ler.

Antes de me aventurar com o deck dela, li todo o report. Adorei as explicações que ela deu para o uso de seus Pokémons e em grande parte tudo o que ela propos como ideia funciona muito bem.

Preciso fazer um destaque para o Zekrom BW neste deck. Impressionante como o poder de fogo desse Pokémon está bacana em relação ao metagame atual. Vamos lá:

– Pokémon básico não EX (1 prize apenas)
– Bate 120 com 3 energias elétricas, relativamente fácil de obter com Eelektrik
– 130 HP, ótimo para um não EX.
– Nocautea (alguns com laser e virbank) vários Pokémons chave do formato como: Blastoise, Klinklang, Kyurem Plasma, Absol, Bouffalant, Lugia EX, Eelektrik e etc
– Funciona como uma espécie de “paredão” no começo do jogo. Quanto mais bater nele, mais ele vai devolver, com uma simples DCE.

O Zekrom EX, funciona mais como uma tech, do que Pokémon principal, por isso apenas uma cópia da carta no deck. Ele no meio/fim de jogo, pode dar o golpe final em um EX. Seu ataque de 150 + laser + virbank (o dano vira 180) nocautea praticamente qualquer Pokémon do jogo. O setup para o Zekrom EX bater 180 é complicado e exige uma grande combinação de cartas, por isso, não é interessante se apoiar o deck apenas nessa força, isso tornaria o deck inconsistente e sem versatilidade.

Usando o deck na prática

Torneio na KYO HQ (MD3)

VS Klinklang (2×0)
VS LMT (2×0)
VS Chandelure/Reshiram BW (2×0)
VS Rayeels (2×0)

Total : 4-0

VS Klinklang
O deck de Zekells tem 5 atacantes não EX (Zekrom e Bouffalant) e apenas 1 atacante EX (zekrom EX). A ideia principal do deck de Klinklang é impedir os Pokémon EX de bater. No nacional brasileiro, era comum ver “techs” para vencer deck de Klinklang, a tech mais famosa é o Victini V-Create, Pokémon não EX de fogo que bate 100 com 2 energias. Mas em geral, os decks precisavam ter Pokémons não EX, mesmo que “contra a vontade” dos jogadores, para poder enfrentar Klinklangs e Sigiliphys, ambos impedem os EX de causar dano.
O deck de Zekells foge dessa “obrigação” de usar Pokémons não EX, pois a força do deck são exatamete eles! E essa foi a vantagem que me fez vencer a MD3 contra Klinklang.

VS LMT
Landorus sempre será o pior pesadelo para tynamos e Eelektriks. Pokémon rápido, que pega na fraqueza e ainda fere o banco, um monstro.  Porém, agora temos o Mr. Mime, que me ajudou MUITO para o Landorus não ferir meu banco.
Depois de montado meu setup, batia um dano médio por turno de 120. O oponente não conseguia manter um dano médio tão alto, além de faze-lo matar 6 Pokémons meus(6 não ex), enquanto precisava matar 3 pokémons dele (3 EX).

VS Chandelure/Reshiram
Esse deck é a ressuição do fortíssimo Reshiplosion, que apareceu forte no mundial de 2011. Longe de ter a importância que teve ha 2 anos atrás, agora a velha apelação de bater 120 com reshiram se tornou obsoleta. O deck se tornou pesado e fraco para o formato atual, mas me lembrou uma certa nostalgia. Fui obrigado a montar a minha versão de chandelure/reshiram na minha casa após o torneio.

VS Rayeels
Rayeels é super forte, quando montado, destrói qualquer deck. Rayquaza EX adora Pokémons EX, pra ele é moleza ligar energias elétricas e bater 180. É só fazer o mesmo procedimento mais duas vezes e você obtem a vitória, assim, fácil.
Agora, como faz quando seu oponente é um Pokémon não EX, e você fica sabendo que você precisa destruir 6 deles? E pior, o Zekrom BW tem 130 de vida, por causa de 10 de HP, você é obrigado a ligar a 3ª energia elétrica para nocautear.
Esse detalhe foi a diferença para atrapalhar o poder do Rayeels e adiquirir a vantagem necessária para vencer o jogo (e o torneio).

Eu realmente gostei do deck,, montei ele primeiramente para me divertir, não achava que pudesse entrar de fato na minha escolha final de deck para o mundial, mas acontece que acabou entrando. Pontos fortes como, fazer o oponente matar mais Pokémons do que os “3 EX” é algo que atrapalha e enche o saco, faz o oponente gastar muito mais recursos do que ele se programou gastar. Outro ponto forte é que o deck não pertence ao chamado “Tier 1” do metagame ( e talvez nem tier 2), como TDK, Blastoise e Darkai, ou seja, não é um deck visado, os oponentes lá no mundial não esperam ver Zek Ells por lá. Por fim, achei um deck versátil, não vejo uma partida “Autoloss” para o deck, talvez Garbodor, mas no metagame atual Garbodor caiu bastante na escolha dos jogadores.

Depois dos testes, fiquei com vontade de alterar algumas coisas, nas quais eu senti que o deck ficaria melhor:

4x Tynamo (Thunder Wave)
3x Eelektrik
3x Zekrom BW
2x Bouffalant (Gold Breaker)
2x Keldeo EX
1x Mr Mime
=15
Trainer:4 Professor Juniper
4x N
3x Colress
2x Bianca
4x Ultra Ball
4x Hypnotoxic Laser
4x Pokémon Catcher
2x Level Ball
2x Float Stone
2x Eviolite
1x Super Rod
1x Dowsing Machine
=34
 Energy:

9x Lightning
3x DCE

O lance de bater 180 com Zekrom EX é legal, pode fazer diferença, mas é situacional, não é sempre que dá certo, precisa do terreno certo na hora certa. Preferi investir na consistencia e no poder do Zekrom BW e bouffalant, os dois juntos batem forte podem levar o jogo sozinhos. Coloquei dois eviolites para tentar manter eles vivo no campo e evitar que seja nocauteados com 1 hit. Inseri o 2º Keldeo para partidas contra Gothitelle/Accelgor, mas que também acaba sendo útil contra decks que usem laser e travem seu keldeo na frente.

Aliás, tirei uma Ultra Ball Shiny nas premiações! Dei de presente com muito amor para minha gatinha❤

É isso pessoal, até semana que vem!

10 pensamentos sobre “Diário de Bordo – Semana 2

    • agora que vi que vc tirou a virbank…sem skyla rola facil

      soh mudaria as energias pra 4/8
      acho 8 suficiente pra descartar e usar tranquilo (tanto que no deck original iam 7) e a double recua todos os seu pokemons, jah que vc tah contando soh com os keldeos….vai que uma hora vc fica travado com um keldeo/eel na frente por falta de float stone a double ajuda a recuar

    • Estou em dúvida ainda, Darkrai/Absol é minha primeira opção no momento, mas nada está definido ainda, por isso estou testando outras coisas.

  1. eu vi uma list q ia ragisteel, achei interessante, e como vc joga de darkrai deve saber como é aqle trintinha no banco la atras hehe

    • Registeel é bacana sim, mas tem uma série de poréns. Ele é um Pokémon EX, com 3 energias bate um total de 90(dividos em 3), bouffalant e zekrom bw batem 120. Os danos do Registeel podem ir por água abaixo se caso o oponente tiver um Mr. Mime no banco… então, muito cuidado ao usar ele. Os “30” no banco são sensacionais, fazem total sentido! 120 + 30 de poison + 30 de registeel = 180.. são os “30” que faltam pra matar um EX. Só acho que na prática não funciona perfeitamente… ele traria mais problemas do que benefícios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s