Momentos decisivos: análise para os Regionais e Nacional!

Como vão cidadãos?

Agora vai começar a época mais decisiva da temporada — a reta final. Dentro do próximo mês teremos os Regionais e logo em seguida o Nacional, nesse meio tempo muitas pessoas vão batalhar duro para tentar garantir suas vagas para o Mundial. Falando de mim, eu não vou jogar os Regionais (falta de dinheiro, não pretendo ir ao Mundial, logo, não busco CP’s, etc) mas sei que é importante estar ligado, pois irei jogar o Nacional que terá o mesmo formato ND-XY, e estou muito ansioso para o evento!

Vou hoje dar uma análise de cartas e decks que testei, não testei mas vejo potencial, não testei por não me agradar. Acho que depois de analisar os resultados na América do Norte, já dá pra se saber o que realmente é viável e o que não é.

File:AromatisseXY93.jpg

Aromatisse

O primeiro deck que eu realmente quis testar foi o deck de Aromatisse, por sua versatilidade de atacantes e sua capacidade de evitar nocautes e consequentemente manter energias em campo. Meu primeiro esboço do deck foi uma versão Pangea do deck, que foca em atacantes como Suicune/Sigilyph e Latias EX.

2-2 Aromatisse XY
2 Suicune PLB
2 Latias-EX
2 Yveltal-EX

Essa era a base do deck e a estratégia era tentar atacar e não ser atacado, usando os atacantes certos nas horas certas. Quando não desse para escapar do dano, você simplismente usava as suas Max Potion. Yveltal-EX vinha no fim do jogo, nocauteando coisas facilmente em um hit.

Jogando com esse deck foi que eu percebi o quanto Yveltal-EX era forte. Eu me via causando muito dano utilizando de poucos recursos, destruindo muitas vezes o jogo dos meus adversários. Suicune e Latias-EX se tornaram muito mais fortes com Muscle Band, possibilitando que eu nocauteie um EX em dois hits. Eu acabei aprendendo que Latias-EX com Muscle Band não nocauteia em um ataque Rayquaza-EX ou Black Kyurem-EX (nunca tinha reparado no efeito do ataque). Seria muito forte caso eu conseguisse fazer tal façanha.

O que me fez desistir do deck é que nem sempre eu fico salvo de ser nocauteado e perder todas energias em campo. Vamos dar um exemplo comum: Eu tenho um Suicune ativo com 3 energias e estou enfrentando um deck de Blastoise, ou seja, eu só tomo dano do Blastoise e de um possível não EX como Black Kyurem BCR. Caso meu oponente nocauteie meu Suicune, eu não tenho mais nada em campo que apresente ameaça e tenho que cozinhar por uns 3 turnos para conseguir algo novo, tempo suficiente pro meu oponente dominar o jogo.

Depois de um tempo, eu cheguei a jogar algumas partidas com um deck de Plasma/Aromatisse, mas eu não gostei tanto do deck. Prefiro jogar com o Plasma clássico.

De modo geral, todos os decks de Aromatisse sofrem com os decks de Rain Dance (Blastoise e Rayboar), pois eles conseguem nocautear qualquer coisa em um ataque e arrancar todas as energias de campo, ou pelo menos grande parte delas. Pensando nisso, eu teorizei que M-Venusaur-EX seria uma opção decente para o deck.

2-2 Aromatisse XY
1-1 M-Venusaur-EX
1 Palkia-EX
1 Landorus-EX

Essa seria uma base para teoricamente ganhar ou pelo menos ter alguma chance de ganhar dos decks de Rain Dance. Contra Blastoise você priorizaria em montar seu M-Venusaur-EX e ligar energias nele. Provavelmente quando chegasse nesse ponto você já teria dado alguns prêmios para seu oponente, porém seria praticamente vitória depois disso. Black Kyurem-EX causaria 200 e você vinha com Max Potion e curava todos os danos (após usar Aromatisse, claro). Em seguida, você causaria 120 de dano e deixava paralisado e envenenado. Seu oponente teria a opção de: Deixar o Black Kyurem ativo para ser nocauteado no próximo turno ou vir de Keldeo-EX via Rush In e atacar. Keldeo-EX até consegue nocautear o M-Venusaur-EX, mas precisa de NOVE energias de água pra fazer isso, o que eu considero muito difícil, porém não impossível. Mas convenhamos… bem difícil.

No fim das contas, você nunca ia conseguir nocautear o M-Venusaur, caso o deck nunca faltasse Max Potion. Como eu não testei o deck desse jeito, eu tenho as seguintes dúvidas:
– Quanto tempo levaria para o cenário acima acontecer?
– O que fazer caso alguma coisa vá para o prêmio? (Venusaur-EX ou M-Venusaur-EX)
– E se meu oponente usando Blastoise utilizar Suicune PLB no deck dele?
– Será que eu ganho caso não consigo manter o “flow” de Max Potion?

Eu imagino que de qualquer jeito a partida seria apertada para o deck de Aromatisse. A melhor dica que eu dou é se você espera alguns decks de Blastoise no campeonato, então jogue com outra coisa, porque o deck costuma ganhar de Aromatisse com facilidade.

M-Venusaur-EX não funciona contra Emboar, porque o Rayquaza e o Delphox consegue nocautear facilmente ele. Então, buscamos explorar essa partida com Landorus-EX e Palkia-EX. A estratégia é usar Hammerhead do Landorus e causar 30 nos Rayquaza-EX do oponente. Isso é o dano suficiente para depois vir com Palkia-EX com Muscle Band e nocautear o Rayquaza-EX. Eu efetivamente não testei isso no deck (testei em outro deck que veremos mais a frente), porém nesse vídeo, mostra a análise de um deck de Aromatisse que usava os mesmos Palkia-EX e Landorus-EX.

Aromatisse pra mim é definivamente uma ótima escolha, porém o deck sofre bastante contra Blastoise e Rayboar.

File:EmboarNextDestinies100.jpgFile:BlastoisePlasmaStorm137.jpg

Emboar e Blastoise

Emboar é um dos decks que mais me desapontei. Mas antes de falar dele agora, vamos dar uma relembrada de quando o formato ainda era NXD-LTR.

Eu escolhi jogar 3 Cities com o deck. O primeiro eu tinha certeza que o deck era uma boa escolha, acabei fazendo top 8 e infelizmente enfrentando o Semedo com seus Garchomp. Pros próximos Cities, eu achei o deck incrível, mas comecei achar que Blastoise era um deck superior ao Rayboar.

Tudo por causa de Pokémon Catcher. Essa carta faz total diferença na troca de prêmios. Uma cara e o jogo vira totalmente a favor de Blastoise. Se nenhum dos dois decks usar Catcher, Rayboar tem certa vantagem.

Mas enfim, testei o deck mesmo achando que Blastoise era melhor, mas queria ver qual era do Delphox. E depois de várias partidas… eu acabei odiando o deck. Eu achei que Delphox acabava com a consistência do deck. Blaze Ball é um ataque incrível, sua habilidade Mystical Fire também, porém, não achava que compensava encaixar outro Stage 2 só por causa disso.

No deck de Blastoise, Keldeo-EX teria o papel de poder atacar, usando Secret Sword (aka Blaze Ball de água), ataque idêntico ao do Delphox — salvo que Keldeo precisa de energias de água e Delphox de energias de fogo –, tudo isso em um Pokémon básico. Electrode teria a função de comprar cartas. Menos cartas, porém suficientes pra te livrar de um N de 1 vindo do oponente. Quando você consegue “filtrar” seu deck tentando queimar as cartas inúteis em dada partida, as suas chances de tomar um N que vai acabar com teu jogo diminuem, ainda mais com o “boost” do Magnetic Draw do Electrode pra te encontrar uma última SER ou Juniper no deck.

Blastoise não precisa de Switch, nem Escape Rope, o que abre espaço para Catcher. Como eu disse, a carta é incrível no deck e te ajuda em qualquer partida. Mesmo dependendo da moeda, é uma carta que vai te ganhar jogos. Pra mim vale totalmente o espaço.

Já que Emboar necessita de espaço para Switch/Escape Rope, o deck não consegue encaixar facilmente Catcher. A única maneira é tirando consistência do deck para arranjar alguns espaços. Vi alguns jogadores usando e tem funcionado para eles, mas particularmente, eu não usaria Catcher em Emboar.

Em poucas palavras: Blastoise > Emboar.

File:LugiaEXLegendaryTreasures102.jpg

Plasma Lugia

Esse é um deck que adoro e que vai ter muito espaço no metagame. Lugia-EX já era forte e agora com a ajuda da Muscle Band o deck ganhou o que faltava. Em poucos turnos, você pode vir a ganhar uma partida, basta nocautear 2 Pokémon EX com Lugia-EX.

O deck também pode encaixar Palkia-EX agora para lidar com Rayquaza-EX e Black Kyurem-EX. Heatran-EX é uma boa opção contra Virizion-EX e Genesect-EX. Ambos ganharam muito espaço no deck com o lançamento de Muscle Band.

Não tem muito o que dizer do deck. É muito forte, acessível (maioria dos EX são Promos) e consistente. Com toda certeza vai ser um deck popular nos Regionais e no Nacional.

File:YveltalEXXY79.jpg

Yveltal-EX/Darkrai-EX

Já comentei acima como eu achei Yveltal-EX um Pokémon poderoso. Esse deck é um dos decks que não testei, mas vejo muito potencial. Eu joguei muito contra o deck no entanto, e é um deck muito agressivo e difícil de lidar caso você não tenha um dos melhores começos. Yveltal-EX consegue ser agressivo com Evil Ball ou conservador com Y Cyclone, basta o jogador que está “pilotando” o deck  dê o ritmo de jogo. Garbodor é uma carta que tem entrado em vários desses decks e também é incrível, inutilizando decks de Blastoise, Aromatisse e tantos outros dependentes de habilidades.

Eu considero o deck muito dependente do jogador. Se o cara é incrível, o deck vai ser incrível. Mas se o jogador não for muito criativo e um pouco previsível em suas jogadas, o deck vai ser só um conjunto de Pokémon Dark que batem muito dano. Obviamente que todo deck é dependente do jogador, mas eu considero que esse deck necessita de mais desenvoltura que outros decks predominates no formato.

Esse deck, assim como o deck de Plasma Lugia, é bem acessível. As cartas mais caras do deck tem sua versão Promo, barateando demais o deck, o que vai torná-lo muito popular.

File:LandorusEXBoundariesCrossed89.jpgFile:MewtwoEXLegendaryTreasures54.jpg

Big Basics

Esse é um deck que eu não gostava tanto, nem na época em que era muito popular (há cerca de um ano atrás). Mas com o lançamento da Muscle Band eu senti que o deck teria algo a mais para talvez ir bem no formato. Além dos já conhecidos Landorus-EX e Mewtwo-EX, eu adicionei Palkia-EX ao deck. Foi nesse deck que eu desenvolvi minha teoria sobre Palkia-EX e Landorus-EX sendo ótimos parceiros contra os Dragões. E pelo pouco que eu testei contra Rayquaza-EX e Black Kyurem-EX, deu certo. Minha primeira linha de Pokémon com o deck era assim.

3 Landorus-EX
3 Mewtwo-EX
2 Palkia-EX
2-2 Raichu XY

O deck era simples e forte. A Ace Spec era Scramble Switch, o que me permitia fazer Palkia-EX em um turno, além de conseguir vários cenários para ganhar o jogo, como Landorus-EX com 3 energias para usar Land’s Judgement ou então Mewtwo-EX lotado de energias para um OHKO no fim do jogo.

O que eu não conseguia ganhar era de Aromatisse. O dano sempre era limpo pelas Max Potion, e o “poke” do Landorus é essencial para que eu consiga nocautes no decorrer do jogo. Então me vi obrigado a encaixar Garbodor no deck, deixando minha linha de Pokémon assim:

3 Landorus-EX
2 Mewtwo-EX
2 Palkia-EX
2-2 Raichu XY
1-1 Garbodor DRX

Eu sinto que 1-1 é suficiente para ganhar as partidas contra Aromatisse. No fim das contas, esse 1-1 Garbodor também ajuda contra Blastoise/Emboar. Eu também tirei Scramble Switch do deck nesse ponto e coloquei Computer Search. O deck joga bem com qualquer uma das duas, e até Dowsing Machine é uma ótima opção caso queira usar.

File:VirizionEXPlasmaBlast96.jpgFile:GenesectEXPlasmaBlast97.jpg

Virizion-EX/Genesect-EX

Mais um deck que se beneficiou muito com Muscle Band. É um dos poucos decks que batem de frente com Blastoise, além de ter um atacante que consegue bater 200 de dano. É um deck muito consistente que por algum motivo vem perdendo espaço no jogo, talvez pela partida desfavorável contra Plasma Lugia.

A questão é que o deck consegue encaixar cartas como Drifblim ou Raichu para lidar com essas partidas desfavoráveis. Eu gosto muito da ideia de Raichu no deck. No geral, é um atacante forte, batendo facilmente 100 de dano. Além disso, Raichu lida com as maiores ameaças do deck: Lugia-EX e Yveltal-EX. Combinado com o Red Signal do Genesect-EX, você consegue puxar essas ameaças antes que elas nocauteiem Virizion e Genesect.

File:TrevenantXY55.jpg

Trevenant

O deck com Trevenant que tem tido maior sucesso lá fora é o deck de Trevenant/Accelgor. O deck coleciona partidas favoráveis contra Blastoise, Emboar e Plasma. Porém, o deck é praticamente destruído por Yveltal-EX e Virizion/Genesect. Qualquer deck que use Virizion dificulta muito a vida para o deck. Yveltal é o pesadelo do deck, 2 energias e ele nocauteia o deck inteiro de Trevenant/Accelgor.

O deck tem partidas muito favoráveis e muito desfavoráveis. Em um metagame específico, com muitos decks Rain Dance e Plasma, o deck tem grandes chances. Porém num torneio como Nacioanl, onde tem todos os tipos de deck, eu não considero o deck uma escolha muito forte.

Decks populares para o formato NXD-XY

Pra mim, esses serão os decks mais populares durante os Regionais e o Nacional:

  1. Plasma Lugia
  2. Yveltal-EX/Darkrai-EX**
  3. Aromatisse
  4. Blastoise/Emboar
  5. Virizion/Genesect

Os dois primeiros são por serem bons e acessivos. É uma opção para quem tem dinheiro e para quem não tem.

Aromatisse é um deck muito versátil, podendo ter a base de Plasma dentro dele, que como disse é acessível. Defino Aromatisse como “um deck forte que não precisa de Tropical Beach”

Blastoise e Emboar são decks fortíssimos. Blastoise foi o deck que mais ganhou States na América do Norte, de certa forma, pode ser considerado o melhor deck do formato. O deck só não é muito popular pois precisa de Tropical Beach. Três delas na verdade. Isso faz o deck custar 450-600 só nessas três cartas. Logo, não acho que o deck será tão popular pelo valor do deck ser muito alto.

Virizion/Genesect ainda é um bom deck. Acho que é capaz de aparecer bem nos Regionais e Nacional. Consistente, danos altos e imune a condições especiais.

 

**Esse deck pode incluir ou não Garbodor.

Conclusão

O metagame está bem diverso e aberto. Qualquer um dos decks que eu citei tem condições de ganhar os próximos torneios. O que eu gosto do formato atual é a falta de um deck super forte contra tudo, como eram LuxChomp e Gardevoir/Gallade em seus respectivos formatos. Certo deck tem vantagens e desvantagens dependendo do deck que enfrentam, e isso é muito saudável para o jogo.

Com certeza teremos Regionais e um Nacional muito disputados! Estou muito animado para jogar o Nacional, pois sei que logo ele já estará acontecendo.

Valeu por lerem, boa sorte nos torneios!

Robson

Deixe uma resposta

