Momentos decisivos: análise para os Regionais e Nacional!

Como vão cidadãos?

Agora vai começar a época mais decisiva da temporada — a reta final. Dentro do próximo mês teremos os Regionais e logo em seguida o Nacional, nesse meio tempo muitas pessoas vão batalhar duro para tentar garantir suas vagas para o Mundial. Falando de mim, eu não vou jogar os Regionais (falta de dinheiro, não pretendo ir ao Mundial, logo, não busco CP’s, etc) mas sei que é importante estar ligado, pois irei jogar o Nacional que terá o mesmo formato ND-XY, e estou muito ansioso para o evento!

Vou hoje dar uma análise de cartas e decks que testei, não testei mas vejo potencial, não testei por não me agradar. Acho que depois de analisar os resultados na América do Norte, já dá pra se saber o que realmente é viável e o que não é.

File:AromatisseXY93.jpg

Aromatisse

O primeiro deck que eu realmente quis testar foi o deck de Aromatisse, por sua versatilidade de atacantes e sua capacidade de evitar nocautes e consequentemente manter energias em campo. Meu primeiro esboço do deck foi uma versão Pangea do deck, que foca em atacantes como Suicune/Sigilyph e Latias EX.

2-2 Aromatisse XY
2 Suicune PLB
2 Latias-EX
2 Yveltal-EX

Essa era a base do deck e a estratégia era tentar atacar e não ser atacado, usando os atacantes certos nas horas certas. Quando não desse para escapar do dano, você simplismente usava as suas Max Potion. Yveltal-EX vinha no fim do jogo, nocauteando coisas facilmente em um hit.

Jogando com esse deck foi que eu percebi o quanto Yveltal-EX era forte. Eu me via causando muito dano utilizando de poucos recursos, destruindo muitas vezes o jogo dos meus adversários. Suicune e Latias-EX se tornaram muito mais fortes com Muscle Band, possibilitando que eu nocauteie um EX em dois hits. Eu acabei aprendendo que Latias-EX com Muscle Band não nocauteia em um ataque Rayquaza-EX ou Black Kyurem-EX (nunca tinha reparado no efeito do ataque). Seria muito forte caso eu conseguisse fazer tal façanha.

O que me fez desistir do deck é que nem sempre eu fico salvo de ser nocauteado e perder todas energias em campo. Vamos dar um exemplo comum: Eu tenho um Suicune ativo com 3 energias e estou enfrentando um deck de Blastoise, ou seja, eu só tomo dano do Blastoise e de um possível não EX como Black Kyurem BCR. Caso meu oponente nocauteie meu Suicune, eu não tenho mais nada em campo que apresente ameaça e tenho que cozinhar por uns 3 turnos para conseguir algo novo, tempo suficiente pro meu oponente dominar o jogo.

Depois de um tempo, eu cheguei a jogar algumas partidas com um deck de Plasma/Aromatisse, mas eu não gostei tanto do deck. Prefiro jogar com o Plasma clássico.

De modo geral, todos os decks de Aromatisse sofrem com os decks de Rain Dance (Blastoise e Rayboar), pois eles conseguem nocautear qualquer coisa em um ataque e arrancar todas as energias de campo, ou pelo menos grande parte delas. Pensando nisso, eu teorizei que M-Venusaur-EX seria uma opção decente para o deck.

2-2 Aromatisse XY
1-1 M-Venusaur-EX
1 Palkia-EX
1 Landorus-EX

Essa seria uma base para teoricamente ganhar ou pelo menos ter alguma chance de ganhar dos decks de Rain Dance. Contra Blastoise você priorizaria em montar seu M-Venusaur-EX e ligar energias nele. Provavelmente quando chegasse nesse ponto você já teria dado alguns prêmios para seu oponente, porém seria praticamente vitória depois disso. Black Kyurem-EX causaria 200 e você vinha com Max Potion e curava todos os danos (após usar Aromatisse, claro). Em seguida, você causaria 120 de dano e deixava paralisado e envenenado. Seu oponente teria a opção de: Deixar o Black Kyurem ativo para ser nocauteado no próximo turno ou vir de Keldeo-EX via Rush In e atacar. Keldeo-EX até consegue nocautear o M-Venusaur-EX, mas precisa de NOVE energias de água pra fazer isso, o que eu considero muito difícil, porém não impossível. Mas convenhamos… bem difícil.

No fim das contas, você nunca ia conseguir nocautear o M-Venusaur, caso o deck nunca faltasse Max Potion. Como eu não testei o deck desse jeito, eu tenho as seguintes dúvidas:
– Quanto tempo levaria para o cenário acima acontecer?
– O que fazer caso alguma coisa vá para o prêmio? (Venusaur-EX ou M-Venusaur-EX)
– E se meu oponente usando Blastoise utilizar Suicune PLB no deck dele?
– Será que eu ganho caso não consigo manter o “flow” de Max Potion?

Eu imagino que de qualquer jeito a partida seria apertada para o deck de Aromatisse. A melhor dica que eu dou é se você espera alguns decks de Blastoise no campeonato, então jogue com outra coisa, porque o deck costuma ganhar de Aromatisse com facilidade.

M-Venusaur-EX não funciona contra Emboar, porque o Rayquaza e o Delphox consegue nocautear facilmente ele. Então, buscamos explorar essa partida com Landorus-EX e Palkia-EX. A estratégia é usar Hammerhead do Landorus e causar 30 nos Rayquaza-EX do oponente. Isso é o dano suficiente para depois vir com Palkia-EX com Muscle Band e nocautear o Rayquaza-EX. Eu efetivamente não testei isso no deck (testei em outro deck que veremos mais a frente), porém nesse vídeo, mostra a análise de um deck de Aromatisse que usava os mesmos Palkia-EX e Landorus-EX.

Aromatisse pra mim é definivamente uma ótima escolha, porém o deck sofre bastante contra Blastoise e Rayboar.

File:EmboarNextDestinies100.jpgFile:BlastoisePlasmaStorm137.jpg

Emboar e Blastoise

Emboar é um dos decks que mais me desapontei. Mas antes de falar dele agora, vamos dar uma relembrada de quando o formato ainda era NXD-LTR.

Eu escolhi jogar 3 Cities com o deck. O primeiro eu tinha certeza que o deck era uma boa escolha, acabei fazendo top 8 e infelizmente enfrentando o Semedo com seus Garchomp. Pros próximos Cities, eu achei o deck incrível, mas comecei achar que Blastoise era um deck superior ao Rayboar.

Tudo por causa de Pokémon Catcher. Essa carta faz total diferença na troca de prêmios. Uma cara e o jogo vira totalmente a favor de Blastoise. Se nenhum dos dois decks usar Catcher, Rayboar tem certa vantagem.

Mas enfim, testei o deck mesmo achando que Blastoise era melhor, mas queria ver qual era do Delphox. E depois de várias partidas… eu acabei odiando o deck. Eu achei que Delphox acabava com a consistência do deck. Blaze Ball é um ataque incrível, sua habilidade Mystical Fire também, porém, não achava que compensava encaixar outro Stage 2 só por causa disso.

No deck de Blastoise, Keldeo-EX teria o papel de poder atacar, usando Secret Sword (aka Blaze Ball de água), ataque idêntico ao do Delphox — salvo que Keldeo precisa de energias de água e Delphox de energias de fogo –, tudo isso em um Pokémon básico. Electrode teria a função de comprar cartas. Menos cartas, porém suficientes pra te livrar de um N de 1 vindo do oponente. Quando você consegue “filtrar” seu deck tentando queimar as cartas inúteis em dada partida, as suas chances de tomar um N que vai acabar com teu jogo diminuem, ainda mais com o “boost” do Magnetic Draw do Electrode pra te encontrar uma última SER ou Juniper no deck.

Blastoise não precisa de Switch, nem Escape Rope, o que abre espaço para Catcher. Como eu disse, a carta é incrível no deck e te ajuda em qualquer partida. Mesmo dependendo da moeda, é uma carta que vai te ganhar jogos. Pra mim vale totalmente o espaço.

Já que Emboar necessita de espaço para Switch/Escape Rope, o deck não consegue encaixar facilmente Catcher. A única maneira é tirando consistência do deck para arranjar alguns espaços. Vi alguns jogadores usando e tem funcionado para eles, mas particularmente, eu não usaria Catcher em Emboar.

Em poucas palavras: Blastoise > Emboar.

File:LugiaEXLegendaryTreasures102.jpg

Plasma Lugia

Esse é um deck que adoro e que vai ter muito espaço no metagame. Lugia-EX já era forte e agora com a ajuda da Muscle Band o deck ganhou o que faltava. Em poucos turnos, você pode vir a ganhar uma partida, basta nocautear 2 Pokémon EX com Lugia-EX.

O deck também pode encaixar Palkia-EX agora para lidar com Rayquaza-EX e Black Kyurem-EX. Heatran-EX é uma boa opção contra Virizion-EX e Genesect-EX. Ambos ganharam muito espaço no deck com o lançamento de Muscle Band.

Não tem muito o que dizer do deck. É muito forte, acessível (maioria dos EX são Promos) e consistente. Com toda certeza vai ser um deck popular nos Regionais e no Nacional.

File:YveltalEXXY79.jpg

Yveltal-EX/Darkrai-EX

Já comentei acima como eu achei Yveltal-EX um Pokémon poderoso. Esse deck é um dos decks que não testei, mas vejo muito potencial. Eu joguei muito contra o deck no entanto, e é um deck muito agressivo e difícil de lidar caso você não tenha um dos melhores começos. Yveltal-EX consegue ser agressivo com Evil Ball ou conservador com Y Cyclone, basta o jogador que está “pilotando” o deck  dê o ritmo de jogo. Garbodor é uma carta que tem entrado em vários desses decks e também é incrível, inutilizando decks de Blastoise, Aromatisse e tantos outros dependentes de habilidades.

Eu considero o deck muito dependente do jogador. Se o cara é incrível, o deck vai ser incrível. Mas se o jogador não for muito criativo e um pouco previsível em suas jogadas, o deck vai ser só um conjunto de Pokémon Dark que batem muito dano. Obviamente que todo deck é dependente do jogador, mas eu considero que esse deck necessita de mais desenvoltura que outros decks predominates no formato.

Esse deck, assim como o deck de Plasma Lugia, é bem acessível. As cartas mais caras do deck tem sua versão Promo, barateando demais o deck, o que vai torná-lo muito popular.

File:LandorusEXBoundariesCrossed89.jpgFile:MewtwoEXLegendaryTreasures54.jpg

Big Basics

Esse é um deck que eu não gostava tanto, nem na época em que era muito popular (há cerca de um ano atrás). Mas com o lançamento da Muscle Band eu senti que o deck teria algo a mais para talvez ir bem no formato. Além dos já conhecidos Landorus-EX e Mewtwo-EX, eu adicionei Palkia-EX ao deck. Foi nesse deck que eu desenvolvi minha teoria sobre Palkia-EX e Landorus-EX sendo ótimos parceiros contra os Dragões. E pelo pouco que eu testei contra Rayquaza-EX e Black Kyurem-EX, deu certo. Minha primeira linha de Pokémon com o deck era assim.

3 Landorus-EX
3 Mewtwo-EX
2 Palkia-EX
2-2 Raichu XY

O deck era simples e forte. A Ace Spec era Scramble Switch, o que me permitia fazer Palkia-EX em um turno, além de conseguir vários cenários para ganhar o jogo, como Landorus-EX com 3 energias para usar Land’s Judgement ou então Mewtwo-EX lotado de energias para um OHKO no fim do jogo.

O que eu não conseguia ganhar era de Aromatisse. O dano sempre era limpo pelas Max Potion, e o “poke” do Landorus é essencial para que eu consiga nocautes no decorrer do jogo. Então me vi obrigado a encaixar Garbodor no deck, deixando minha linha de Pokémon assim:

3 Landorus-EX
2 Mewtwo-EX
2 Palkia-EX
2-2 Raichu XY
1-1 Garbodor DRX

Eu sinto que 1-1 é suficiente para ganhar as partidas contra Aromatisse. No fim das contas, esse 1-1 Garbodor também ajuda contra Blastoise/Emboar. Eu também tirei Scramble Switch do deck nesse ponto e coloquei Computer Search. O deck joga bem com qualquer uma das duas, e até Dowsing Machine é uma ótima opção caso queira usar.

File:VirizionEXPlasmaBlast96.jpgFile:GenesectEXPlasmaBlast97.jpg

Virizion-EX/Genesect-EX

Mais um deck que se beneficiou muito com Muscle Band. É um dos poucos decks que batem de frente com Blastoise, além de ter um atacante que consegue bater 200 de dano. É um deck muito consistente que por algum motivo vem perdendo espaço no jogo, talvez pela partida desfavorável contra Plasma Lugia.

A questão é que o deck consegue encaixar cartas como Drifblim ou Raichu para lidar com essas partidas desfavoráveis. Eu gosto muito da ideia de Raichu no deck. No geral, é um atacante forte, batendo facilmente 100 de dano. Além disso, Raichu lida com as maiores ameaças do deck: Lugia-EX e Yveltal-EX. Combinado com o Red Signal do Genesect-EX, você consegue puxar essas ameaças antes que elas nocauteiem Virizion e Genesect.

File:TrevenantXY55.jpg

Trevenant

O deck com Trevenant que tem tido maior sucesso lá fora é o deck de Trevenant/Accelgor. O deck coleciona partidas favoráveis contra Blastoise, Emboar e Plasma. Porém, o deck é praticamente destruído por Yveltal-EX e Virizion/Genesect. Qualquer deck que use Virizion dificulta muito a vida para o deck. Yveltal é o pesadelo do deck, 2 energias e ele nocauteia o deck inteiro de Trevenant/Accelgor.

O deck tem partidas muito favoráveis e muito desfavoráveis. Em um metagame específico, com muitos decks Rain Dance e Plasma, o deck tem grandes chances. Porém num torneio como Nacioanl, onde tem todos os tipos de deck, eu não considero o deck uma escolha muito forte.

Decks populares para o formato NXD-XY

Pra mim, esses serão os decks mais populares durante os Regionais e o Nacional:

  1. Plasma Lugia
  2. Yveltal-EX/Darkrai-EX**
  3. Aromatisse
  4. Blastoise/Emboar
  5. Virizion/Genesect

Os dois primeiros são por serem bons e acessivos. É uma opção para quem tem dinheiro e para quem não tem.

Aromatisse é um deck muito versátil, podendo ter a base de Plasma dentro dele, que como disse é acessível. Defino Aromatisse como “um deck forte que não precisa de Tropical Beach”

Blastoise e Emboar são decks fortíssimos. Blastoise foi o deck que mais ganhou States na América do Norte, de certa forma, pode ser considerado o melhor deck do formato. O deck só não é muito popular pois precisa de Tropical Beach. Três delas na verdade. Isso faz o deck custar 450-600 só nessas três cartas. Logo, não acho que o deck será tão popular pelo valor do deck ser muito alto.

Virizion/Genesect ainda é um bom deck. Acho que é capaz de aparecer bem nos Regionais e Nacional. Consistente, danos altos e imune a condições especiais.

 

**Esse deck pode incluir ou não Garbodor.

Conclusão

O metagame está bem diverso e aberto. Qualquer um dos decks que eu citei tem condições de ganhar os próximos torneios. O que eu gosto do formato atual é a falta de um deck super forte contra tudo, como eram LuxChomp e Gardevoir/Gallade em seus respectivos formatos. Certo deck tem vantagens e desvantagens dependendo do deck que enfrentam, e isso é muito saudável para o jogo.

Com certeza teremos Regionais e um Nacional muito disputados! Estou muito animado para jogar o Nacional, pois sei que logo ele já estará acontecendo.

Valeu por lerem, boa sorte nos torneios!

Robson

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s