O que rolou no Nacional de 2014

Fala galerinha!

Como muitos sabem, esse último final de semana ocorreu o Nacional de Pokémon TCG 2014; Eu estive lá e vou contar um pouco do que aconteceu comigo, o que eu vi, etc.

Minha experiência

O meu pré nacional começou na quinta-feira, feriado do dia do trabalhador. Logo fui jogar com o Semedo, Nath e Shinagawa e bem pouquinho com o Semedão (irmão do Gabriel). Eu já tinha decidido há meses que Blastoise era o deck que eu iria usar, e apenas testei o deck algumas partidas pra dar uma calibrada final. Eu tinha 2 espaços no deck que eu não estava satisfeito, mas que consegui completar antes do fim do torneio, que foram o Jirachi-EX e o Wartortle.

No dia seguinte eu acordei e joguei algumas partidas com o Bortoni no McDonald’s da Liberdade. Que bom que eu tinha que ir embora na mesma hora que uma funcionária resolveu nos expulsar de lá.

Depois de testar quinta-feira e sexta-feira o dia todo, no final da noite todos já tinham seus decks decididos: Eu iria usar Blastoise, ou “Robstoise” como resolvi chamar meu deck. O Shinagawa resolveu usar Blastoise também, a lista dele era uma carta diferente da minha (menos uma energia de água e mais uma Ultra Ball). Nath iria de Emboar e Gabriel de Yveltal. PS: Na primeira rodada o Shinagawa aparece com um deck de Ninetales/Raichu pra jogar. (lol)

O melhor foi o Daniel (Semedão). Ele na quinta jogou bem pouco. Daí na sexta ele chega umas 00h em casa e monta o deck dele de Plasma, de uma maneira bem inusitada, com Roller Skates e Bicycles, porém com uma base não tão Speed Lugia. Daí ele jogou uma partida contra mim, mudou umas 4 cartas do deck. No dia do torneio, ele acordou um pouco mais cedo, olhou as pastas que estavam na mesa e mudou umas 2 cartas do deck. No fim das contas ele foi SUPER bem, na sétima rodada do suiço ele estava 5-1-1. Genial demais! (haha)

Diferente dele, eu não fui bem, fazendo 2-4 e dropando do torneio pra trocar uma ideia com uns amigos que também haviam dropado. Mas sem mágoas, já que eu sabia que seria muito dificil entrar no top. O torneio foi divertido e eu joguei algumas ótimas partidas. Acho que o destaque foi a partida contra o Andrew Ariel Dias na 3ª rodada. Eu tive que parar pra respirar depois da primeira partida, porque foi muito intensa. O mesmo aconteceria na segunda partida, onde novamente eu comprava todas as cartas do deck pra conseguir a vitória.

Minha lista do Nacional 2014: “Robstoise”

Robstoise!

4-1-3 Blastoise (BCR)
3 Black Kyurem-EX
2 Keldeo-EX
1 Black Kyurem (BCR)
1 Jirachi-EX

4 Professor Juniper
4 Skyla
3 N
1 Colress
3 Tropical Beach
4 Superior Energy Retrieval
3 Ultra Ball
3 Rare Candy
3 Pokémon Catcher
2 Tool Scrapper
2 Professor’s Letter
1 Level Ball
1 Dowsing Machine

9 Water Energy
2 Lightning Energy

Decorrer do torneio:
V = vitória; D = derrota

R1: Artur Monteiro (Ninetales/Raichu) – VV (1-0)
R2: Alex Silva (Trevenant/Flareon/Leafeon/Raichu) – DD (1-1)
R3: Andrew Ariel Dias (Blastoise) – VV (2-1)
R4: Waslley Maciel (Big Basics/Garbodor) – DD (2-2)
R5: Lucas Cunha (Plasma Kyurem) – DD (2-3)
R6: ???????? (Virizion/Genesect/Palkia/Sigilyph) – VDD (2-4)
R7: Drop
R8: Drop

O que eu vi e achei interessante

Vamos começar com o meu oponente do segundo round, Alex Silva. Antes do torneio ele disse que iria de Flareon, o que eu achava uma ótima escolha, porém nem imaginava que ele rodava Trevenant.

O deck tem um conceito legal, onde você consegue techar contra vários decks do formato. Flareon contra Virizion e Genesect, Trevenant contra Plasma e Blastoise/Emboar, Leafeon contra Keldeo-EX (Blastoise) e Raichu contra Yveltal.

Quando eu vi o deck me destruir, eu vi que tinha potencial, ainda mais na mão do Alex que é um excelente jogador. Depois de alguns rounds eu ouvia o pessoal falando que ele seria o campeão do Nacional, o que quase aconteceu.

Outro deck que surpreendeu foi do Frederico Elboni. Era um deck de Virizion/Genesect, porém com 2-2 1-2 Ninetales. Uma Ninetales era a com habilidade Bright Look, o que serviria como um Red Signal do Genesect sem ter que ligar Plasma Energy nele. A outra Ninetales é da Legendary Treasures, com seu ataque Color Coordination causa 50 mais 40 se a Ninetales possuir uma energia igual a do Pokémon defensor do oponente. Juntando dois com dois, você consegue usar Ninetales na mirror match e nocautear Virizion e Genesect facilmente, porque ambos terão energias de grama ligadas.

Esses dois exemplos são fantásticos e mostra a capacidade de pensar além do óbvio. Não é a toa que ambos chegaram ao top 8 do torneio. Parabéns para ambos!!

Nacional por trás das cartas

Muitos pensam que Nacional é só relacionado a cartas, mais é muito além disso. Ver a galera que você conversa direto pela internet ao vivo é muito legal. Rever antigos amigos e trocar uma ideia com eles é algo muito especial. Esse ano pra mim não foi diferente. Além disso, conheci novas pessoas, o que é sempre bem-vindo.

O local do Nacional foi incrível, além de bem localizado é super bonito e aconchegante. O local do torneio me lembra o States que eu joguei em Michigan em 2012 quando morava nos EUA.

Os juízes foram bem melhores que no ano passado, apesar do atraso que aconteceu no começo do torneio. Ainda existem muitas coisas a serem melhoradas, mas melhor um pequeno progresso que qualquer tipo de regresso.

É isso que eu tenho que dizer sobre o Nacional. É o evento mais legal do ano com toda a certeza e eu espero o de 2015 venha logo para que mais bons momentos sejam vividos.

Abraços!

 

5 pensamentos sobre “O que rolou no Nacional de 2014

  1. Deck do Frederico era 1-2 de Ninetales… montado inteiramente na Sexta de tarde/noite, a gente nem pensava em usar Virgen pq faltava 3 Virizion EX (tivemos que comprar/pegar emprestado em cima da hora) haha

Deixe uma resposta

