Resumão Nacional – Análise de deck Pt. 3

Olá a todos! Mal saiu a parte 2 e já venho com a parte 3. Agora vamos falar dos decks Tier 2, que na verdade são vários decks que podem surpreender.

 

Trevenant / Shaymin EX

 

 4x Shaymin EX ROS

4x Trevenant

4x Phantump

 

3x Professor Juniper

1x N

1x Lysandre 

1x Lysandre’s Trump Card

2x Wally

1x Team Flare Grunt

3x Virbank City Gym

1x Computer Search

4x Ultra Ball

4x Trainer’s Mail

3x Acro Bike

3x Crushing Hammer

1x Enhanced Hammer

4x VS Seeker

4x Hypnotoxic Laser

3x Muscle Band

3x Float Stone

2x Head Ringer

4x Double Colorless Energy

 

 

A lista é do Ryan Sabelhaus, ele postou no 60cards.net

 

Vantagem:

 

  • Trevenant pode ser feito no T1 com o Wally. Sério, é muito grande isso. O jogo mal começou e você não tem nem um turno pra usar item.
  • Quem fica tomando porrada na frente é o Trevenant, um Pokémon não-ex, diferente do Seismitoad EX, que é um Pokémon EX.
  • O Shaymin-EX bate o mesmo dano que um Quacking Punch, a diferença é que todo turno você vai baixar ele no jogo, comprar 6 cartas e depois bater e voltar ele pra mão. Então é um Quacking Punch que compra cartas hahaha
  • Tem uma velocidade enorme de compra graças aos looping de Shaymin.

 

Desvantagem:

  •  Sofre para o Wobbufet T1
  • Se você der um Lysandre em um Shaymin, estará livre do Item Lock do Trevenant
  • Decks que batem 110+ de forma fácil, como o Mega Manectric, podem ser um problemão

 

 

Donphan

 

1 Groudon EX

1 Primal Groudon EX

4 Donphan PLS

4 Phanpy PLS

2 Hawlucha FFI

4 Wobbufet PHF

 

4 Professor Juniper

3 N

1 Colress

4 Korrina

2 Lysandre

3 VS Seeker

2 Robo Substitute

3 Float Stone

2 Muscle Band

2 Silver Bangle

2 Ultra Ball

1 Switch

1 Computer Search

3 Fighting Stadium

4 Strong

4 Fighting

3 Double Colorless

 

 

Vantagem:

  • O novo parceiro do Donphan é o Wobbufet. Abrir de Wobb pode ser crucial para vencer partidas contra decks que seriam dficilimos sem conseguir travar o Shaymin-EX, como por exemplo o Rayquaza.
  • Donphan é Donphan, um deck muito fácil de montar e jogar e muito difícil de ser derrotado. Com os olhos da galera voltado aos peixes grandes, Seismitoad e Rayquaza, Donphan tem caminho livre e longe daquela marcação extrema que houve nele há duas/três coleções atrás.

 

 

Desvantagem

 

  • Bate pouco no Rayquaza, a partida é bem complicada.
  • Seismitoad EX também dá muitos problemas.
  • Decks com Crobat também atrapalha muito, já que focam e buscar o banco do oponente e não são parados pelo Wobbufet
  • Muitos Megas chegaram e o dano do donphan é perfeito para nocautear Pokémon de 180, mas já se embaralha para abater os de 210~230 hp

 

 

 

M-Manectric EX

 

4 Manectric-EX

3 M Manectric-EX

2 Black Kyurem-EX PLS

2 Articuno ROS 17

2 Keldeo-EX

1 Jirachi-EX

 

4 Professor Juniper

4 N

2 Colress

1 Skyla

2 Lysandre

1 Lysandre’s Trump Card

3 VS Seeker

4 Ultra Ball

3 Manectric Spirit Link

2 Muscle Band

3 Float Stone

1 Computer Search

 

3 Rough Seas

 

6 Lightning

4 Water

3 Double Dragon

 

Vantagem:

 

  • Manectric + Rough Seas é um ótimo combo pra enfrentar Seismitoad EX.
  • Sem a maldita Altaria em campo, Manec faz a festa no Rayquaza
  • Black Kyurem EX com Muscle band nocauteia quase tudo do jogo
  • Articuno ROS é um ótimo aliado para enfrentar Landbats, tem resistência a Fighting, se cura no Rough Seas e é ótimo (com muscle band) pra pegar Hawlucha, Zubats ou com sorte até o landorus EX. Donphan, Flareon e Night March também são prezas boas pro Articuno. O ancient trait de pegar prêmio a mais é espetacular.

 

 

Desvantagem:

 

  • Mesmo com todos os recursos pra ganhar de Sapo, a partida é difícil, diria que 50/50… dependendo 45/55 a favor de Seismitoad EX.
  • Rayquaza é bem difícil se a Altaria estiver em campo. Black Kyurem EX pode fazer a boa dar uma ballistada no Mega Ray, mas provavelmente vem o outro Mega Ray e acaba com suas esperanças.
  • Mesmo com o LENDÁRIO Articuno, tenho que admitir que as partidas contra o tipo Fighting são bem complicadas.. sem exceções.
  • Flareon e Night March também são difíceis, chegam fácil no dano de 210
  • O formato atual PEDE um Mega manectric montado e energizando os amigos no T2. A chance de isso acontecer perfeito é de 1 em 3 jogos eu acho.

 

Raichu e Leafeon

 

4x Pikachu

3x Raichu

4x Eevee

3x Leafeon

3x Shaymin EX ROS

1x Jirachi EX

1x Mr. Mime

 

1x Wally

2x Lysandre

1x Lysandre’s Trump Card

4x VS Seeker

4x Ultra Ball

4x Trainer’s Mail

3x Switch

3x Sky Field

3x Silver Bangle

1x Muscle Band

1x Computer Search

3x Professor Juniper

1x N

1x Colress

 

5x Grass Energy

4x Double Colorless Energy

 

 

 

 

Vantagem:

  • Bate de frente com os dois principais decks do formato
  • Raichu tá monstro com Skyfield e rola de bater 160 seco
  • Deck leve, uma energia pra atacar e já era
  • Parece só um deck counter, mas ele realmente tem poder! É um deck bom, dá trabalho contra vários decks sem ser sapo e sucuri.

 

Desvantagem:

 

  • A turma toda tem baixo HP né? Apanha fácil de algumas coisas, mas acho que o Landorus EX é o mais maldoso, certeza.
  • Nem é tão garantido assim que você vence Ray e Sapo com esse deck. É o que eu tenho falado desde o começo do resumão, Sapo e Ray são muito bons… nem um deck 100% counter vai ser de fato um counter.
  • Raichu e Leafeon é um deck que você está sempre precisando de coisas pra fazer acontecer. Todo turno morre um Pokémon e você vai lá ter que fazer a quest pra procurar outro Raichu, outra DCE, outro estádio, Pokémons figurantes pra compor elenco (banco) e etc etc etc.. Uma hora isso tudo trava e você vai começar perder a dianteira do jogo.

 

Flareon

 

 

4× Flareon

3× Leafeon

1× Glaceon

4× Eevee

1× Empoleon

2× Ditto

3× Audino

2× Deoxys-EX

1× Jirachi-EX

2x Shaymin-EX ROS

1× Exeggcute

 

4× Professor Juniper

1× N

1× Archie’s Ace in the Hole

1× Lysandre

1× Lysandre’s Trump Card

4× VS Seeker

1× Computer Search

4× Battle Compressor

4× Ultra Ball

4× Acro Bike

3× Silver Bangle

 

4× Double Colorless Energy

1× Water Energy

3× Grass Energy

 

 

Vantagem:

  • É rápido, bate forte e tem recurso pra vencer Seismitoad EX
  • O atacante é um não EX e por mais que você use Pokémon EX de apoio, como Jirachi-EX e Deoxys-EX, seu oponente só vai tentar a sorte se for os últimos dois prêmios, mas na maioria dos casos ele vai nocautear o Flareon, pra pelo menos ter chance de fazer com que você não consiga montar outro Flareon energizado na sequência.

 

Desvantagem:

 

  • Trevenant/Wally no t1 é praticamente impossivel de reverter
  • Wobbufet, Silent Lab, garbodor… essas tranqueiras enchem o saco de Flareon também
  • Seismitoad Quackando T1 também complica

 

Virizion/Genesect

 

3× Genesect-EX

3× Virizion-EX

2× Vulpix

2× Ninetales

1× Deoxys-EX

1× Jirachi-EX

4× Professor Juniper

4× N

1× Colress

4× Skyla

1× Shadow Triad

2× VS Seeker

1× G Booster

4× Ultra Ball

3x Enhanced Hammer

1× Professor’s Letter

1× Colress Machine

1× Escape Rope

2× Switch

3× Muscle Band

2× Frozen City

4× Plasma Energy

10× Grass Energy

 

 

 

Vantagem:

 

  • Tem a melhor condição de vitória contra Seismitoad EX dentre todos os decks do fomato.
  • A matchup contra Prima Groudon e Kyogre é boa também. Trevenant também tem problemas
  • É um deck leve e consistente, bem fácil de sair jogando com ele e não tem empecilhos que atrapalhem seu setup (quacking punch, wobbufet e etc)

 

Desvantagem: (são muitas)

 

  • Neste deck você precisa de 2 turnos pra bater 50. No deck de rayquaza você precisa de 1 turno pra bater 240. Entende qual é o ponto?
  • Para ter uma chance contra Rayquaza, investi em uma linha de Ninetales, para o dano do Rayquaza travar em 150 e manter seus EX vivos. O dano do Frozen City pode ajudar o Genesect a dar OHKO com Gbooster (200 + 20). Além disso, 3 hammers foram colocados, se aliado com o “N”, pode fazer o deck de Rayquaza perder o turno de ataque, passando a vantagem para Virgen. Mesmo com toda essa teoria maravilhosa, a chance dessas táticas dar certo são baixas
  • Flareon, Night March, Landbats são partidas ruins, praticamente autoloss. Ainda vejo Spiritomb sendo colocado de tech em um deck ou outro, tenso.
  • Os decks de modo geral ficaram mais rápidos com a chegada de itens de compra e o Shaymin EX. Meu sentimento a cada coleção que passa é de que VirGen já um deck do formato passado, conversa cada vez menos com as mecânicas atuais. De todo modo ainda é um deck com um Autowin valioso e não deve ser esquecido.

 

 

Yveltal EX

 

2× Yveltal-EX

1× Pikachu

1x Raichu

1× Darkrai-EX

3× Seismitoad-EX

2x Yveltal

2× Garbodor

2× Trubbish

1× Jirachi-EX

4× Professor Juniper

4× N

2× Colress

1× Lysandre’s Trump Card

2× Lysandre

3× VS Seeker

1× Computer Search

4× Ultra Ball

2× Escape Rope

3× Muscle Band

2× Float Stone

4× Hypnotoxic Laser

2× Virbank City Gym 

4× Double Colorless Energy

7× Darkness Energy

 

 

Vantagem:

 

 

  • É um deck híbrido, com bastante recurso.
  • Garbodor é útil para pegar os Lasers mesmo com Virizion EX em jogo. Serve também para desativar a Ability da Altaria para o Raichu matar o Rayquaza em 1 hit.
  • Apesar dos Manectrics e Raichu, Yveltal EX ainda é um ótimo atacante. Não precisa de 3 no deck, no formato atual focar nele não é uma boa ideia, mas pelo menos 2 já ajuda bastante em certas ocasiões.
  • Yvetal EX senta a bota no deck de Trevenant e ajuda bastante contra Seismitoad EX.

 

Desvantagem:

 

  • Muito Raichu jogando, Manectric também está presente por ai.
  • Contra M-Rayquaza vários outros decks, você vai se sentir na maior parte das vezes com um deck Seismitoad EX piorado. O Yvetal EX realmente é um diferencial, bate bem doído, mas talvez não seja o bastante para vencer a insanidade de alguns decks da atualidade.

 

 

Primal Kyogre

 

 

3× Primal Kyogre-EX

4× Kyogre-EX

2× Kyurem

2× Keldeo-EX

1x Shaymin EX ROS

4× Professor Juniper

4× N

2× Colress

3× Lysandre

3× Mega Turbo

3× VS Seeker

1× Scramble Switch

4× Ultra Ball

4× Kyogre Spirit Link

3× Float Stone

4× Rough Seas 

13× Water Energy

 

 

Vantagem:

 

  • Um bixo de 240 HP que ainda se cura no Rough Seas.
  • Boa consistencia
  • No turno 2 já pode bater 150, agora ele está mais rápido
  • Tem um jogo bom contra sapo

 

Desvantagem

 

  • Mega Rayquaza consegue o Nocaute com certa facilidade
  • O Dano de 150 é quase bom, mas permite que o oponente fique vivo
  • Estratégia Linear, fácil do oponente se adaptar ao seu jogo e procurar uma estratégia boa.
  • Virgen e Leafeon são grandes problemas.

 

 

Com isso terminamos os principais Tiers do metagame para o Nacional. No próximo post cobriremos os Rogues (Tier 3) e finalizamos o resumão. Fui!

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