Resumão Nacional – FINAL

Olá a todos! Com esse post chegamos ao final do resumão para o nats! Vou falar do Tier 3 (Rogue) e de umas techs que podem ser boas para escapar das principais ameaças do formato.

Tier 3 (Rogue)

Infelizmente não tive tempo de fazer a decklist destes decks devido ao tempo curto de me preparar para o Nacional, escrever todo o conteúdo do resumão e de conhecer a coleção Roaring Skies, que ainda é mal chegou, mas já treinei pakas.

M-Latios EX

Vejo um enorme potencial na “família Latios”. O Latios EX PLF virou um Pokémon jogável graças a energia Double Dragon e o Reshiram ROS, que coloca uma energia extra de fogo, podendo bater 150 no mesmo turno em que foi baixado. O Latios EX ROS tem um poder de Donk (Nocautear no T1) muito interessante, ainda mais com um formato recheado de Pokémon não EX frágeis (Pikachu, Swablu, Exeggcute, Eevee, Joltik, Pumpkaboo, Skeelp, Phantump e etc). E por fim, o M-Latios tem o ataque mais inusitado dos seus filhotes, que é o de bater 120 em qualquer Pokémon do oponente, PERFEITO para pescar um Shaymin EX dando sopa no banco.

M-Gallade EX

Na minha visão, a melhor versão do deck seria com o Forretress e o Dusknoir, para extrair o máximo de potencial da Gallade. Por conta disso, o deck fica carregado, exigindo um setup mais complexo. Além disso, a Mega Gallade precisa de 3 energias para atacar, tudo isso junto torna a partida contra Seismitoad EX horrível, fazendo com que o deck não seja competitivo o bastante para um torneio oficial.

Stages 2

Para nossa surpresa, um deck focado nos Pokémon Stage 2 chegou ao Top32 de um Regional nos EUA. O deck é de Empoleon DEX/Magnezone PLS/Miltank FLF. De fato, o Empoleon comprando cartas, Magnezone permitindo duas supporters por turno e o Miltank sendo um incrível atacante aliado a estágios 2, o deck se torna sólido em teoria, a grande dificuldade é fazer tudo isso encaixar em um deck e se tornar consistente. A nova supporter Wally é muito boa para fazer o setup acontecer mesmo com irritante Quacking Punch te atrapalhando.

Techs Interessantes

VS Shaymin EX

Wobbufet

Com os principais decks do formato abusando do uso de Shaymin EX, abrir com ele um jogo pode ser meio caminho andado pra vitória. Fora o Shaymin EX, outras habilidade são prejudicadas com o Wobbufet na frente, de modo geral, ele desacelera os planos do deck do oponente.

Silent Lab

Enquanto ela estiver em campo, Shaymin-EX não reinarás.

VS Seismitoad EX

Illumise

Um Pokémon neutro que pode causar problemas a dois grandes decks do formato, Seismitoad EX e Primal Groudon EX. Com uma incolor bate 10 e deixa confuso, forçando o recuo do Sapo ou do Groudon.

AZ

Poderia citar Center Lady, Team Flare Grunt e Xerosic, mas com o nível de velocidade do deck de Seismitoad EX tão grande, não seria problema o deck buscar outra DCE e continuar te travando. Acredito que atualmente o maior problema seja você conseguir energizar um Pokémon para surrar o sapo. Tendo isso em vista, uma estratégia boa seria deixar um Pokémon apanhando na frente (que provavelmente tomará um Head Ringer), enquanto você energiza seu atacante no banco. Assim que o ativo estiver pra morrer, você usa o AZ, dessa forma você economiza energias de récuo, evita um Pokémon de nocaute e ainda surpreende o oponente, já que em condições normais seria impossível energizar o Pokémon do banco e ao mesmo tempo retirar o Pokémon ativo sem items.

Banette ROS 31

Só de ele estar lá quietinho no seu banco, você neutraliza as Muscle Bands, as floats Stones e os Head Ringers tomados. Acredite, isso faz diferença.

VS Night March e Flareon

Seismitoad EX + Trump Card

Não existe poder maior do que um Trump Card seguido de Quacking Punch contra esse tipo de deck. Imagine-se você no UFC encaixando um mata-leão no oponente.

VS Primal Groudon

Dano no banco

A melhor maneira de deter o Primal groudon seria atingindo ele no banco. O deck de Landbats faz muito bem isso e M-Latios EX é o melhor de todos, 2 hits e GG no Primal. É como diz o ditado, se a montanha não pode vir até você (não rolar usar lysandre), vá até a montanha (bater no banco).


Conclusão

 

Fiz o meu melhor pra compartilhar com vocês tudo o que consegui aprender no mês de maio sobre a Roaring Skies, espero de coração que tenham gostado deste projeto. Se depois de todo o resumão eu tiver ajudado você um pouquinho que seja, já me deixará bem feliz.

Para quem estiver em São Paulo hoje, a Bazar Pokémon realizará um torneio na quarta-feira (02/06) as 19:30h. Meia hora antes do torneio, às 19:00h, eu estarei lá para fazer um Workshop, que basicamente é bater um papo, passar informações sobre o que esperar do Nacional e como se preparar para o grande evento, mais o menos que é o conteúdo que abordei no resumão, um pouco mais aprofundado em alguns detalhes.

Se estiver de bobeira ou se deseja se preparar um pouco melhor para o Nacional, é só chegar, vai ser um prazer ter você no torneio!

https://www.facebook.com/events/1460541004238909/

 

Desejo um bom Nacional a todos os competidores, vamos fazer deste evento uma grande festa do Pokémon TCG brasileiro! Abração e até a próxima!

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s