Report Top8 Nacional – Sid Guimarães

Apresentação

Fala pessoal, me chamo Sid Guimarães e sou de Fortaleza/CE. O nacional de 2015 foi meu terceiro nacional seguido e o segundo que consegui um resulto de top! Em 2013 fiquei no TOP32 e em 2014 infelizmente não consegui entrar, ficando em 16º, eu acho (mas tive a alegria de ajudar um grande amigo meu, Mario, a ficar mais seguro a entrar no TOP8). Estou aqui para contar mais como foi minha experiência no Nats 2015 em que consegui entrar no TOP8!😀

 

O deck

O deck que escolhi jogar nesse nacional foi Flareon/Leafeon/Golbat. Vinha jogando de Primal Kyogre desde que voltei a jogar mesmo (nos segundos regionais desse ano, mais ou menos) e não estava gostando do desempenho do deck no formato BCR-ROS então tive que ir em busca de novas alternativas… Com ajuda do meu grande amigo Lucas Vareda, da Bahia, pude treinar vários decks na conta do online dele. Testei Night March e não gostei, testei Trevenant/Shaymin, gostei, mas não me apaixonei pelo deck, testei Seismitoad e me senti chato por usá-lo HAHAHA e por último, acabei testando Flareon e gostando da mecânica do deck… Como não tinha nada, tive que pedir emprestado pros meus amigos e é aqui que agradeço a Davi Sousa, Wendell Rodrigues, Rodrigo Allyson, Fabrício Machado e Pedro Nunes pelo apoio com a grande maioria das cartas!

Olha aí a seleção que levou o Sid ao Top8.

Olha aí a seleção que levou o Sid ao Top8.

 

Os testes e o fechamento da lista

Minha ideia inicial foi jogar de Flareon/Leafeon/Raichu. Montei rapidamente e fui jogar um torneio em Fortaleza (um final de semana antes de viajar), acabei 2-2 e bem desanimado com o jogo em si, pois era um deck que eu tinha me apaixonado (sou muito desses que joga com o que gosta). Um belo dia, quando estava vendo os resultados no Virbank City Gym no Facebook vi que Flareon tinha feito top1 na Polônia em um torneio nacional não oficial, o cara foi super gente boa e me passou a lista dele e percebi que ele usava Crobat, foi aí que tive o insight de testar mais certeiro. No aeroporto, treinando com meu brother Fabrício Machado, antes de viajar, acabei trocando 2-2-2 Crobat por 3-3 Golbat já que era muito raro de montar Crobat no jogo. Por último, o último detalhe no deck: Leafeon FFI. Como cheguei nele? Estava jogando na Vina’s Cup na sexta-feira no nacional e ao conversar com o Edgar Shinagawa ele me pergunta “você vai usar o Leafeon da Furious Fists” né? Como eu ainda estava começando a conhecer o deck, não sabia das imensas opções (e depois que contei essa história, todo mundo ficou “sério que você não conhecia o deck?”) agradeço imensamente a ele (que me inspirou a jogar de Blastoise com Moltres em 2013 no meu primeiro TOP) e dessa vez me colocou novamente no TOP, pois sem esse Leafeon não teria vencido algumas partidas! Valeu Shinagawa!❤ A lista no final, ficou assim:

 

 

 Flareon/Leafeon/Crobat:

4 Eevee (Ability)
4 Flareon
2 Leafeon Plasma
1 Leafeon FFI
3 Zubat
3 Golbat
2 Shaymin-EX ROS
2 Exeggcute
2 Audino

4 Professor Sycamore
1 N
1 Lysandre
1 Lysandre’s Trump Card

4 Ultra Ball
4 Battle Compressor
3 VS Seeker
3 Acro Bike
3 Trainer’s Mail
2 Silver Bangle
1 Computer Search

2 Training Center

4 Double Colorless Energy
4 Grass Energy

Agora vamos lá, tudo fechado! Lista pronta! O nacional começou!

 

Round 01 – vs. Raphael Branco (Virizion-EX/Genesect-EX/Ninetales)

Quando vi meu emparceiramento pensei “putz, já começar com pedreira é foda”. Havia jogado com o Branco no dia anterior na Vina’s Cup e mesmo tendo ganho do deck dele de Trevenant/Shaymin (com sorte, porque ele zicou nas duas partidas) estava bem tenso. Quando ele abriu de Virizion-EX fiquei bem mais tranquilo. HAHA A primeira partida foi bem do que se espera, Flareon matando rapidamente os Virizion. No segundo jogo tive um pouco mais de trabalho pois Branco estava sabendo controlar bem os hammers especiais e os genecatcher nos meus pokémons de alto custo (abri de Audino), mas enfim, acabei ganhando o jogo com a última DCE.

1-0-0

Round 02 – vs. Gustavo Fabrin (Donphan/Primal Groudon-EX/Walls)

Quando anunciou a rodada fui correndo saber quem era e do que o Gustavo estava jogando. HAHA Quando soube que era Donphan fiquei meio tenso, pois ao meu ver, era uma partida bem ruim para mim (por ele ter Robo Substitute). No game 01 consegui dar uma sequência de 03 lysandre seguidos nos Donphan dele e acabei eliminando as chances aí. No game 02 ele zicou e eu consegui dar um donk no terceiro ou quarto turno nele, se não me engano. Ufa!

2-0-0

 

Round 03 – vs. Magikarlos (Seismitoad-EX/Shaymin-EX)

Depois de enfrentar o Branco no round 01 e uma bad match no round 02, eis que surge outra lenda, Magikarlos! Fui ver do que ele jogava e me passaram que era Groudon/Wobbuffet, fiquei tranquilo e fui confiante para o jogo, quando ele me vira um Seismitoad-EX no turno 01 já fico meio tenso. HAHA A partida foi basicamente… Hammer, Hammer, Scoop, Laser, More Leafeon, Hammer, Hammer, Shaymin, Laser, Morre Leafeon, Hammer, Shaymin, Shaymin, AZ, AZ, Hammer, Scoop, Morre Flareon. Jogou demais e conseguiu me anular completamente.

2-1-0

 

Round 04 – vs. Mario Oliveira (Seismitoad-EX/Shaymin-EX)

Depois de tudo isso, vou olhar meu emparceiramento e vou enfrentar um brother de cidade e ainda mais com esse deck absurdo. Joguei totalmente pra baixo e desanimado, acabei perdendo fácil o jogo 01, como para o magikarlos, esbocei uma reação no jogo 02, acabando com 01 prêmio contra 04, mas os rounds terminaram antes de ter um vencedor. Minha segunda derrota estava ali. De 04 jogos, 04 grandes jogadores… Só pedreira.😦

2-2-0

Então, depois dessa, fiquei super pra baixo, desanimado e resolvi ligar para a minha namorada. Ela conversou comigo e disse que ia dar tudo certo, também conversei com um brother meu de Fortaleza, Waslley Maciel. Botei na minha cabeça que irei me reerguer e fazer de tudo para ter o melhor resultado possível, meu objetivo ali estava traçado: aparecer na mesma folha do top para quando divulgarem a foto, verem meu nome. HAHAHA

Round 05 – vs. Leonardo Zanardi (P-Groudon-EX/Wobbuffet)

Vamos lá, é hora de me reerguer! Quando vi que era Groudon, me animei, a match era consideravelmente fácil para mim. No jogo 01 ele me travou rápido de wobbuffet e eu ziquei demais, perdendo rapidamente. Pensei ali “sério? Sério mesmo?”. Mas felizmente consegui virar o jogo para 2-1 com meus Leafeon. Leonardo joga demais e passei a torcer por ele durante todos os rounds, contando com o apoio recíproco, joga demais! xD

3-2-0

Round 06 – vs. Rafinha “The Black Sid” (M-Rayquaza-EX Colorless/M-Rayquaza-EX Dragão/Reshiram/Shaymin)

Quando vi, pensei “mirror match!” HAHAHA, brincadeira. O Rafinha é um cara super simpático e nossa partida foi super engraçada e descontraída. Agradeço muito a ele por essa partida, porque me trouxe muito a vontade de jogar o torneio, além que o fair play dele foi sensacional e me deu forças pra jogar mais ainda! Quando ele me falou do deck dele pensei “que porra é essa?” e realmente funcionava! O primeiro jogo acabou comigo vencendo pois ele tinha 2 Rayquaza-EX prized, o segundo foi bem mais complicado, indo até o final dos 50 minutos, mas acabou com um dano de 120 no Keldeo-EX dele com meu Leafeon da FFI. Jogão Rafinha, foi um prazer velho!

4-2-0

Round 07 – vs. Felipe Ponce (Excadrill/Plasmaklang/Silver Mirror)

Quando vi que iria jogar contra o Ponce pensei “meu Deus, nenhum round de descanso? Só lenda mesmo?”… Era o nosso segundo encontro em nacionais (jogamos em 2013 também) e dessa vez o deck dele parecia bem tranquilo para mim. Esse argentino veio com queixo de falar que não usava Silver Mirror e eu realmente acreditei, quando ele baixou no game 01 eu quase travo de tensão. Felizmente ele zicou um pouco no jogo 01, dando para que eu ficasse bem na frente nos prizes e tendo que bater de Shaymin-EX no Excadrill com Silver Mirror dele. HAHA No jogo 02 ele zicou demais e quando deu ultra ball para Jirachi-EX os dois estavam prized. Ali foi o GG e não deu para ele retornar ao jogo depois que conseguiu uma Computer Search. Até agora não sei como venci esse jogo. xD

5-2-0

Round 08 – vs. Rodrigo Gianni (Virizion-EX/Genesect-EX/Ninetales)

Mais um grande jogador, mais um reencontro de nacionais! Havia enfrentado o Rodrigo em 2014 (quando ele usava Trevenant e eu, Blastoise), dessa vez eu estava com a vantagem e acabei ganhando o jogo normalmente com Flareon batendo forte logo no começo do jogo. O destaque aqui está pro fair play incrível que ele teve comigo, como eu estava muito cansado acabava esquecendo de evoluir os Eevee antes de colocar as DCE e mesmo assim ele deixou eu voltar normalmente com Frozen City em campo. Valeu Rodrigo, jogão e ótimo fair play!

 

6-2-0

 

Nessa hora já estava bem feliz, pensando que iria ficar em 9º, 10º ou 11º e animado com a chance de ficar perto do top. Todos do Team Nordeste me apoiaram nessa hora e eu fui com sangue nos olhos nesse último game. Vamos ver quem eu vou enfrentar…

Round 09 – vs. Thales Tadashi (P-Groudon-EX/Wobbuffet)

Uma coisa ninguém pode falar, só peguei lenda e jogador top nesse torneio todo. HAHA Entrei confiante e com muito gás pra ganhar. No primeiro game acabei vencendo em uma rodada que montei um Leafeon do zero, graças a habilidade do eevee. No segundo game foi bem mais tenso, contamos até com a presença do Davi Sousa vendo todo o jogo que eu acabei vencendo com um lysandre em um Jirachi-EX com meu Leafeon + Silver Bangle. Caramba! Estava muito feliz! Fui para a checagem do deck com o Lucas bem tenso, com medo de ter errado na decklist, mas tudo ok, agora era só esperar o resultado para bater minha foto na primeira folha do torneio.

7-2-0

Nesse meio tempo, todos falaram que eu ia entrar no top, Vina, Ferla, William e todos os jogadores do nordeste… Isso acabou me dando confiança e eu estava realmente com esperança de entrar no TOP8 nacional, mas sempre fiquei tranquilo e querendo comemorar apenas quando o TOP fosse anunciado. Eis que o Paulo divulga o top e eu estava lá, em sexto! Foi uma puta festa e é isso aí caramba! xD Estava no TOP8 nacional. Fui descansar feliz e pronto para o segundo dia, onde sabia que ia pegar o Alexandre Braga, de Groudon.

 

TOP8 – vs. Alexandre Braga

Quem estava do meu lado do nacional, vai ler essa parte e se lembrar de todos os meus “choros” depois da partida. HAHAHA Mas fiquei tranquilo, pois venci jogadores top e partidas perdidas (que ainda não sei como), então como contei com a sorte, não pude reclamar quando ela não me abraçou!

Game 01:
Eu abri de exeggcute e dei Battle Compressor, percebi logo de cara que meus prêmios eram: 1 N, 1 Leafeon, 1 Grass Energy, 1 Exeggcute e 2 Eevee. Nessa hora, bateu o desespero pois tive que descartar meu segundo Leafeon. Ou seja, o jogo foi basicamente Flareon e Leafeon vs. Groudon, quando ele conseguia matar um Eevee tinha que dar trump card para volta-lo ao deck e tentar jogar dali, foi bem tenso. Quando tentei esboçar uma virada, ele tinha um Hard Charm no Primal que fazia ele ficar com 20 para o KO.

 

0-1

Game 02:
Abri de exeggcute e dei Battle Compressor, percebi que o segundo estava prized de novo, mas nesse game consegui baixar 3-4 eevee logo no primeiro turno, estava tudo bem montado. Ele acabou zicando e eu bati 180 no t2 com Flareon.

1-1

Game 03:
Abri de exeggcute e dei Battle Compressor, percebi que o segundo estava prized mais uma vez… Não tinha nenhum outro básico e fiquei meio tenso. Dei trainer’s mail e veio um N. Acabei usando-o em busca de mais um básico: 2 Flareon, 1 DCE, 1 Grass, 1 Bangle e 1 Stadium. Energizei e equipei meu exeggcute e passei, tomei um donk de Groudon em seguida. Foi assim, meu nacional estava encerrado.

1-2

 

Considerações Finais

Então é isso galera, esse foi meu nacional, gostei muito de todo o torneio, a COPAG realmente está de parabéns pelo campeonato fantástico que vez, muito bom mesmo! Foi muito bom matar a saudade de todos e ver tanto jogador top, mas dessa vez, de várias regiões diferentes. Espero que tenham curtido meu report. Parabéns Alexandre pela vitória, jogou demais e mostrou que primeiro ano na master não quer dizer nada, merecido o vice! E parabéns também aos grandes campeões da Master, Wario, pois leu muito bem o meta e jogou demais e também ao Pedro Nunes de Fortaleza, que trouxe o bicampeonato da categoria pro estado! É nós demais!😀

Agradecimentos

Segura que lá vem agradecimento:

  • Agradecer a minha namorada pela ligação milagrosa que me fez fazer 5-0 nos últimos 05 rounds.
  • Agradecer a minha mãe porque ela é simplesmente minha mãe. Te amo mãe, tô no battle city de novo. \o/
  • Agradecer ao Fabrício Machado que falou desde o aeroporto “tu vai fazer top”. Você me deu muita força velho, é nós demais sempre!
  • Agradecer ao Shinagawa pela dica do Leafeon! Você é mestre e me colocou no top de novo, valeu!❤
  • Agradecer ao TeamNordeste… Luiz, Vareda, Medina, Romine, Viana, Rostam e sua mãe, Alisson e todos os outros! Obrigado pelo apoio!
  • Agradecer ao Dani Nunes e Da Mata pelas conversas descontraídas no quarto. Team Nordeste também já. =P
  • Agradecer ao Waslley Maciel pelo apoio depois do 2-2. Valeu velho!❤
  • Agradecer ao Bruno Oliveira, por ter me inspirado a voltar a jogar.
  • Agradecer ao Davi, Wendell, Rodrigo Mota, Rodrigo Alysson, Pedro Nunes e todos que me emprestaram as cartas, assim como Caio e Esley, pelas cartas de treino.
  • Agradecer ao Samuca pelos madrugões na casa dele depois da minha pós.
  • Agradecer a galera do sudeste, como Semedo, Nath, PP, Branco, Vina, Thiago, Rob, Vitor e o caralho a quatro pelas conversas de sempre no grupo do facebook.
  • Agradecer a todos que me apoiaram nessa volta e todos que me deram parabéns na hora.
  • E por último, mas não menos importante, a Família Takeuti que sempre me ensina muito e me dá muita sorte nos torneios. Seu Cláudio, Erik ano que vem vai buscar o bicampeonato dele, anota aí!

É isso aí galera, esse é o final do report. Obrigado a todos que leram até aqui!

Qualquer dúvida que tiverem do deck ou sobre qualquer coisa, basta vir no inbox que todo mundo sabe que eu sou bem aberto a bater um papo sobre decks e tal. VEM MONSTRO!

Abraços,

Sid Guimarães.

 

Deixe uma resposta

