Leitura: Veteranos X Novatos

Intro

 

Olá a todos! Esse assunto surgiu enquanto eu estava escrevendo um post (que ainda não terminei) chamado “Colocando o Papo em Dia- Trump, Card, Nacional, Report e Mundial”. Sei que todos esses assuntos que vou abordar no próximo post já foram bastante discutidos, mas senti que se eu não escrevesse um pouquinho sobre eles não conseguiria seguir adiante, então, para virar a página do nosso livro mágico do Pokémon TCG, irei dar minha visão e fechar de vez esses tópicos no próximo post. Enfim, enquanto estava escrevendo sobre o Nacional, estava comentando sobre o que eu gosto de ver nele e uma das coisas era ver os jogadores Veteranos em mais um Nacional, o que simboliza um amor de longa data pelo jogo e também gosto de ver os jogadores Novatos, pela empolgação de estar em um torneio de grande. Ai percebi que estava gostando demais de escrever sobre isso e acabei me alongando em um assunto que era pra ser um pequeno detalhe do post, então, resolvi criar um post e gostaria posteriormente de ouvir a opinião de vocês, leitores do BC.

 

Como sabem, o mês de Junho foi bastante “cheio” para o Pokémon TCG. Como todos os anos, o Nacional é o evento que move toda a comunidade competitiva e ela fica mais viva do que nunca. O mais legal deste evento é poder ver jogadores do Brasil inteiro, tantos os veteranos quanto os novatos.

 

pokemon_trainers___rivals___supporting_rivals_by_nintendofandj-d6927bo

Geral esteve no Nacional: Novatos, Veteranos, Lendas, amigos, rivais, colecionadores e etc

 

Veteranos x Novatos

 

 

Veteranos

RedRBArtwork

Esse é das antigas hein!

Sobre os veteranos sempre tenho muito respeito sobre eles, boa parte deles estão “afastados” do jogo competitivo, principalmente pelos problemas da vida adulta, como trabalho, estudos, família e etc. Mas apesar de tudo, os vetéras conhecem os atalhos do jogo como ninguém, e com alguns poucos dias de treino, conseguem se adaptar bem ao formato atual e se tornam razoavelmente bem preparados para o Nacional. Um bom exemplo que tivemos neste ano foi a tradicional dupla curitibana do TCG Brasil, os jogadores Vitor e Apter, que apesar de estarem longe do jogo, vieram ao Nacional, tiveram pouco tempo de preparo e ambos conseguiram um bom desempenho no torneio.

 

Contudo, o mais legal dos Veteranos é o fato de estarem jogando desde os primórdios e anos depois sempre reservam um tempo na agenda para aparecer no Nacional. Isso mostra o quanto eles amam o jogo e acaba servindo de incentivo para os jogadores mais novos continuarem o legado deles, afim do jogo se manter ativo, interessante e competitivo por muito muito muito muito tempo. Nem sempre o nosso cardgame favorito teve um apoio de uma empresa boa como a Copag, anos atrás o Pokémon TCG no Brasil sofria seríssimos problemas de apoio, incentivo e organização e um fator importante para evitar a extinção do competitivo no país foi a paixão dos veteranos pelo jogo, que de fato contribuiu (e contribui até hoje) para o Pokémon TCG competitivo ter sua “chama” sempre acesa.

 

Novatos

new-x-y-trainers

Olha ai mulekadinha nova querendo sambalizar nos veio!

Sobre os novatos, a regra número 1 é não subestimar nenhum. Nos dias de hoje, graças a internet os novatos possuem cartas, informação e treino, porém, eles possuem a motivação e o “tesão” de um principiante querendo chegar ao topo.

—– —– —– —–

Parênteses: Breve Influencia da internet no TCG:

Cartas: Importação de cartas via Ebay e compra online em boas lojas gringas e nacionais (Bazar Pokémon, claro)

Informação: Coisa mais fácil do mundo é obter informações e decklists incríveis, dos melhores jogadores do mundo, seja por Streaming, vídeo, Blogs, Podcasts e Facebook.

Treino: o Pokémon TCG Online te permite treinar sem precisar de um amigo presencial e sem precisar sair de casa. Embora eu ache que o Online não substitui o treino presencial, o recurso Online te oferece viabilidade de treino em momentos que o treino físico não seria possível no seu dia dia.

—– —– —– —–

 

Outros fatores que contribuem para que os novatos cheguem rapidamente ao nível competitivo são: o formato está em constante mudança e o Pokémon TCG foi criado com objetivo principal de Crianças pequenas jogarem.

Pokémon TCG foi feito para crianças: bom, pelo menos esse foi o objetivo inicial. A essência do jogo é muito fácil e simples de aprender, não tem muitos segredos, o que permite um Novato desvendar o jogo sem muitos problemas.

O formato está em constante mudança: a cada 3 meses chega uma coleção nova que muda consideravelmente o formato inteiro, ou seja, a cada 3 meses o jogador de Pokémon tem que se reinventar. “Zerando” o formato a cada 3 meses, a tendência é que se nivele a diferença entre Veteranos e Novatos. Sem mencionar que anualmente acontece a rotação, que “zera” mais ainda o conhecimento do veterano, afim de “obriga-lo” a estudar um jogo praticamente novo se ele ainda quiser se manter competitivo, em contrapartida facilita a vida do Novato de entrar de vez no competitivo, já que não vai precisar se preocupar com cartas velhas que nem são mais fabricadas e teve menos “vivencia” com relação as cartas mais novas.

 

Conclusão

Eu entrei de vez no competitivo no finalzinho de 2011, começo de 2012, então não me considero mais um jogador iniciante, acredito que esteja em algo como “meio termo” (70% veterano e 30% novato), contudo, todos os fatores acima ( e a cada ano que passa esses fatores aumentam muito mais) me ajudaram muito a conseguir a enfrentar o Pokémon Competitivo e obter minhas primeiras vitórias.

Resumindo, o tempo de jogo de cada jogador no fim das contas influencia muito pouco em uma partida de Pokémon. O que vai contar de verdade em um torneio vai ser a dedicação, criatividade e inteligência de cada jogador perante e exclusivamente ao formato atual e um jogador de ponta vai provar ser um jogador Top ao longo dos anos se ele conseguir se adaptar a todas as mudanças de formato e rotações e ainda sim conseguir bons resultados.

 

Além de criatividade e inteligência, a dedicação e a capacidade em se adaptar as mudanças definem um bom jogador de Pokémon TCG.

 

E você? O que acha sobre esse assunto? Quero ouvir sua opinião também sobre este assunto, pois tenho certeza que não abordei TUDO sobre ele e gostaria muito de ler suas palavras! 

 

Obrigado por terem lido e até o próximo texto!

 

O Battlecity conta com o apoio da Bazar Pokémon, uma loja totalmente dedicada no Pokémon TCG! Ainda não conhece? A Bazar Pokémon conta com uma boa variedade de cartas e preços bem honestos!

4 pensamentos sobre “Leitura: Veteranos X Novatos

  1. Sambalizaram na minha cara idosa no nacional mas estamos aí! O novato tem que ter a persistência e a humildade para aprender com os mais velhos. E o mais velho tem que ter a mesma humildade de respeitar o novato. #teammarginal #respeitosempre

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s