Deck: Yveltal e Ninetails

 

Intro

Olá! Faz muito tempo que não escrevo sobre deck no Battlecity. Digo, faz muito tempo que eu não faço um post clássico apenas focado em um deck. Pois bem, resolvi matar a saudade e vou analisar um deck que eu testei no Final de semana, Yvetal/Ninetales/Shadow Circle. Já que estou em clima de Nostalgia, nada melhor que jogar um deck “vintage” do Pokémon TCG Hahaha, pô, querendo ou não Darkrai EX já está ai no formato desde 2012, praticamente o intervalo de uma Copa do Mundo.

 

Minha breve história de superação sobre o uso de YD: Alegria, vício, reabilitação e recaída

Por muito tempo, antes de Seismitoad aparecer de vez, existiu uma droga p3s4d4 no mundo Pokémon, a YD, mais conhecida como Yvetal/Darkrai.

Na temporada 2012/2013 joguei praticamente toda de Darkrai EX/Sableye e na temporada 2014/2015 joguei de Darkrai/Yveltal desde que o Yveltal EX foi lançado até o Nacional. Como se não bastasse, em 2015/2016 me aventurei de Yvetal/Manectric para faturar meu primeiro regional da temporada.

Depois disso entrei para a clínica de reabilitação YD Anônimos e é com orgulho que venho dizer a vocês que estou há quase 8 meses afastado do Yveltal/Darkrai. Estava lutando um dia de cada vez, mas tive uma recaída na semana passada e me entreguei a tentação de YD, então sem perceber voltei a fazer uso dele.

 

Análise

Brincadeiras a parte, durante o Nacional dos Estados Unidos vi na Streaming o Israel Sosa jogar de Yvetal/Darkrai /Shadow Circle. Pra quem não sabe ele é um jogador que caiu profundamente no uso de YD e o único jeito dele sair dessa bad trip será quando o YD for rotacionado do jogo por completo.

Durante o jogo da streaming, me chamou muito atenção o deck dele, principalmente porque ele estava enfrentando o pior terror de Yveltal, o Mega Manectric EX. Apesar disso, ele estava se virando bem na partida, graças a Ninetales e o Shadow Circle, que anulava a fraqueza do Yveltal. Com esse combo outras ameaças para Yveltal poderiam ser anuladas também, como por exemplo o Skyfield, de Mega Rayquaza e Raichu.

Vei, pensa no poder desse combo. Um Raichu que poderia bater 360 no Yvetal combando com Skyfield cheio + fraqueza em condições normais , não vai conseguir graças ao combo Ninetales + Shadow, pois o Raichu vai bater apenas 100!!! Caramba que mágico, o combo mata dois coelhos numa cajadada só!!!

 

Enfim, já falei muito, segue a lista ai:

 

3 Yveltal EX

2 Darkrai EX

3 Yveltazinho

2 Vulpix

2 Ninetales

2 Shaymin EX

4 Professor Juniper

3 N

2 Colress

2 Lysandre

3 VS Seeker

1 Max Potion

2 Pokémon Center Lady

1 Battle Compressor

1 Computer Search

4 Ultra Ball

2 Escape Rope

2 Energy Switch

3 Muscle Band

3 Shadow Circle

9 Energias Dark

4 Energias Double Colorless

 

 

 

Análise das principais cartas

 

Yveltal EX:

Camisa 9, Goleador. Ele bate muito e sempre baterás, é um atacante bem resolvido.

 

Darkrai EX

Camisa 10, Maestro. Ability muito boa, da uma sinergia para o deck todo com recuo free. É um bom batedor. Meio pesadinho, mas vira e mexe aparece a chance de ele atacar.

 

3 Yveltalzinho

Paredões que energizam. Ótimo starter, ele que faz o Yveltal EX funcionar bem. Bom atacante contra Night March e Fightings.

 

2-2 Ninetales

Servem pra lockar o Shadow Circle, para prevenir fraquezas e estádios (principalmente skyfield).

 

2 Shaymin EX

Pra dar rapidez e sustância. Skyreturn + Yveltalzinho pra ativo é um combo bem usável, pra tirar o Shaymin do campo (seja para prevenir KO ou reutilizar) e colocar um paredão não EX de ativo, que recua fácil na energia dark depois.

 

 

2 Pokémon Center Lady

Boa tech contra sapo.

 

1 Max Potion

Gosto de Max Potion em deck de Yvetal. Principalmente se tiver muitos Yveltalzinhos e Energy Switch.

 

Battle Compressor

Jogar as energias fora pro Yvetalzinho, engatilhar Lysandre pelo via VS Seeker ou até mesmo descartar aquelas Shadow Circles que ficaram inútil devido ao lock da Ninetales.

 

2 Escape Rope

O deck já possui um recurso de substituições (Darkrai), Switch seria um Luxo situacional para momentos em que esteja sendo afetado por Silent Lab, Garbodor ou Sleep em algum Laser (isso que o deck já conta com 2 center Lady). Já que switch é um Luxo/situacional, resolvi dar +1 função para esse slot trocando por Escape Rope. No T1/T2 Escape pode ter efeito de catcher e também serve para tentar trazer primal Groudon pra ativo.

 

2 Energy Switch

Serve como ferramenta pra recuo, mas o principal é fazer Big Yveltals ou manter consistência de yvetalz batendo, sem precisar parar turnos preciosos para Oblivion Wing.

 

Conclusão

O deck tem uma estratégia sólida e consistente, mas não acho que seja o bastante para os dias de hoje. Sinto falta de “POWER”, sei lá.. aquele algo a mais que fazia o Yveltal EX ser grande. Não falo de Dark Patch, mas num passado recente o combo com Laserbank ou então com Scoop Ups/Hard Charm me passavam aquele “toque especial”, coisa que essa versão do Israel Sosa não me passou. O Ninetales resolve muitos problemas da vida do Yveltal EX, mas na prática o próprio Yveltal EX é quem precisa de um Upgrade para voltar ser a estrela. Yveltal EX é um Pokémon fantástico e ele possui dois ataques muito bons.. Evil Ball principalmente é o tipo de ataque que sempre será opção, simplesmente porque é muito bom, o custo de energia é baixo e possui dano ilimitado.

 

Valeu galera e até a próxima!

 

O Battlecity conta com o apoio da Bazar Pokémon, uma loja totalmente dedicada no Pokémon TCG! Ainda não conhece? A Bazar Pokémon conta com uma boa variedade de cartas e preços bem honestos!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s