Minha breve percepção dos Regionais que estão por vir

Fala galera

Pois é, já faz um tempo que não posto nada aqui. Nem sei por onde começar. A verdade é que deu uma vontade de escrever alguma coisa da minha percepção do metagame pros Regionais, que vão acontecer logo logo.

Pra falar a verdade eu tinha perdido um pouco de interesse no jogo, não sei porquê. Pokémon toma muito seu tempo e às vezes eu cogitei em parar totalmente de jogar e focar em outras coisas. Depois dos últimos Regionais que tiveram em Março ou Abril, eu praticamente parei de jogar “sério”. Eu joguei de Seismitoad/Bats nos Regionais e pensei em usar no próprio Nacional, mas no pouco que testei vi que o deck não vingaria do jeito esperado. Foi lendo um artigo no SixPrizes que me fez montar um Raichu/Leafeon pro Nacional. Montei o deck uns 3 dias antes, daí joguei o Vina’s Invitational, ajeitei o deck pra jogar o Nacional. No Invitational por sinal eu fui surrado, ganhei apenas do Vina que usava Rayquaza-EX Colorless que é bem favorável. Resumindo Nacional, abri 2-0 e depois peguei Toad/Shaymin que era um monstro de deck e eu não sabia pela falta de testes. A partir daí foi só palmada na cara. No torneio fiz uns misplays ridículos, do tipo ligar DCE no Raichu com 70 de dano com Frozen City em campo *joinha*. Sério, senti vergonha de mim mesmo. Fora se arrepender de não usar Silver Bangle no lugar de Muscle Band. Enfim, testar é algo muito importante e que é levado muitas vezes como algo extra apenas, e não algo essencial. Mas chega de choro.

O metagame ainda é muito aberto, como tem sido há algum tempo. Isso é bom e ruim. Bom pela grande diversidade de decks e ruim porque é muito difícil fazer um metagame call correto. Sempre tem um deck que ganha de X e Y mas perde de Z, enquanto o Z ganha de W e Y, mas perde de X. É um ciclo que se sai melhor quem escolher o melhor deck para o dia, além de jogar bem é claro.

O deck que eu mais testei até agora foi M Rayquaza Dragon. Não sei porque decidi usar ele no começo, porque faz tempo que não leio nada em outros sites pra ver informações e tal. Mas eu montei, pedi ajuda de um amigo que usou o deck no Nacional e o deck roda bem. Daí um tempo depois eu descobri que um cara ficou em segundo num League Challenge que o Semedo acabou ganhando. Ok, é um LC, mas já é algo. Isso me motivou bastante a continuar usando o deck.

Tudo ocorria bem até que no PTCGO só vinha Giratina-EX. Ugh! Acho que essa carta é o pesadelo pro deck, tanto pela habilidade do Giratina que tem um Safeguard para Pokémon Mega, além do ataque que me impede de ligar energias especias — no meu caso DDE. Eu acabei pondo meu próprio Giratina no deck, mas mesmo assim acredito que a matchup seja desfavorável. Mas de qualquer jeito se fosse usar o deck acho que deixaria a Giratina-EX, pra counterar decks como Vespiquen e Night March, ou qualquer outra coisa que se baseie muito em energias especiais.

Giratina-EX pra mim é a maior surpresa dessa última coleção. Quando a carta saiu, muitos achavam que Giratina seria tipo um enfeite pra por na pasta (ou fichário, como prefirir). Ela acabou sendo um Florges-EX, aquela carta que tinha tudo pra valer 10 reais e acabou provando ter um valor muito maior. Vi muito Giratina-EX junto com Vileplume, mas honestamente acho que a carta fica melhor com uma base mais speed, talvez com Reshiram e Hydreigon-EX, ou com Seismitoad-EX que é um deck muito, mas muito forte.

Esse deck de Seismitoad-EX/Giratina-EX foi algo que quando vi pensei: “nossa, acho que esse é o deck”. Daí lembrei de M Manectric/Regice. O deck é praticamente feito sob medida pra acabar com esse e qualquer deck com Giratina-EX. O fato de não depender de energia especial e ainda travar Pokémon-EX é lindo. M Manectric é há algum tempo um dos melhores Mega que existe, além de ser um dos mais subestimados. O deck pra mim é o mais sólido, o que em outras palavras pode ser vista como o melhor deck atualmente. Eu não cheguei a pegar o deck pra jogar, mas usando Rayquaza eu consegui ganhar a maioria das partidas, mas como o PTCGO não é parâmetro, diria que a partida seja 50/50. Outro deck que imagino que tenha uma partida 50/50 é o deck de Mienshao/Hawlucha.

Esse deck por sinal foi visto como surpresa por mim. Não que o deck seja ruim, pelo contrário, mas como eu ando desligado eu nem sabia que Mienshao era um Pokémon. O deck abusa de Focus Sash, que é uma carta super forte. Usando um deck de Golurk eu vi o poder dessa carta. Combina isso e o fato que algo seja nocauteado seu oponente vai pegar apenas um prêmio quando nocautear um Mienshao/Mienfoo/Hawlucha. Acho que esse deck vai ser o Donphan versão 2015. Nessa mesma época esse deck dominou os primeiros Regionais, e acredito que esse deck de Mienshao vai ter um impacto parecido. Esse é outro deck que não montei mas consegui ganhar usando Lysandre nas horas certas e atacando com os não-EX do deck. Acho que um Startling Megaphone possa vir a ser um bom counter pro deck. Mas isso é apenas teoria, já que não tive muito contato com o deck jogando com e contra.

Por fim, um deck que eu realmente não gostei foi Vespiquen. Foi o primeiro deck que montei, acho que montei até uma lista BCR-AOR e o deck não jogava como o esperado. Acho que Trump Card faz uma falta enorme pra esse tipo de deck que é muito dependente de DCE. Apesar de ter usado muito Flareon, acho que Vespiquen não é o melhor deck por agora. Posso estar errado e ter montado uma lista ruim, mas o pouco que falei com outras pessoas, esses também concordam que o deck não é lá essas coisas.

Bem, por hoje é isso. Espero que tenham gostado, apesar de ter tudo ter sido bem breve. Quem se interessar mais sobre cada deck já está linkado pra explicação de cada no YouTube. Quem sabe eu não volte com mais textos, provavelmente mais elaborados. Esse daqui eu escrevi em 40 minutos porque realmente me deu vontade e se não fosse agora, talvez não fosse mais.

Até a próxima, quem sabe bem em breve!😉

Um pensamento sobre “Minha breve percepção dos Regionais que estão por vir

Deixe uma resposta

