Carta da vez – Yveltal BKT

Vou começar hoje uma parada nova aqui no BC. A ideia consiste em pegar uma carta em específico e analisar ela, tanto no formato standard quanto no Expanded. Até ai nada muito inovador. No standard eu consigo falar com mais propriedade, já no Expanded minha análise tenderá a ser algo visto de longe, uma vez que não “vivo” esse formato, apesar de ter uma boa experiência no jogo, ver bastante jogos e ler uma quantidade boa de conteúdo.

A carta da vez de hoje será o Yveltal da Breaktrough. Escolhi essa carta pois vejo muito pouco o uso dela nos torneios, isso pra não dizer que não vejo ela em torneios. No formato Standard brasileiro não me lembro de ter visto ela sendo usada com sucesso (posso estar errado), já no expanded e em algumas listas gringas de Standard vejo um jogador ou outro arriscando o uso dele.

Mais uma opção bem vinda aos decks darks.

 

Overral

É uma carta que tem potencial, sem dúvidas. Seu ataque não tem um custo absurdo (1 dark + 1 DCE) e pode bater um dano de 60 + 60 em um EX do banco, o que é algo bem forte e interessante. Só pra ter uma comparação a grossíssimo modo, cartas como Kyogre EX DEX e Magnezone EX FLF possuem um ataque de bater 50 em 2 Pokémon qualquer do oponente , mas isso requer a bagatela de 3 water e 3 eletrícas.

Sua Ability é uma faca de dois gumes. Pode te ajudar, bem como pode te prejudicar, vou entrar em detalhes mais tarde.

O HP é ótimo para um básico não EX e o recuo de 2 é um pouco embaçado, ainda que uma DCE te permita pagar o custo, mas não poder usar a Float Stone complica. A fraqueza é elétrica, voador padrão, não é uma fraqueza boa pro momento, mas longe de ser o fim do mundo. Já a resistência a lutador é algo que sempre agrega, pois lutador joga bem no formato e as pancadas são p3s4d4s.

 

[Formato até BKT]

 

Standard

O uso do Yveltal BKT é mais limitado nesse formato, primeiro porque a energização dele é complicada e segundo que o Yveltal XY é o melhor atacante que temos para vencer o fortíssimo deck de Night March.

Se um deck de Yveltal rodar 3 Yveltal XY (pra mim é o mínimo que se deve rodar), então obrigatoriamente teremos apenas 1 slot para o Yveltal BKT.

Então em um deck de Yveltal, seja ele uma versão com a Gallade ou não, vejo o uso dele sendo apenas de uma cópia, até por uma questão de difícil energização também.(Na Breakpoint teremos Max Elixir, que pode melhorar esse problema em certas builds)

Em que ele pode ser útil? Bom, Shaymin EX está sempre lá dando sopa. Se conseguirmos bater duas vezes de Yveltal BKT, então é possível machucar o ativo do oponente além de nocautear o Shaymin. Para isso o deck de Yveltal teria que rodar algo para reciclar o Yveltal BKT, como revive ou Super Rod ouuuu então algo que aproveite esse dano incompleto no banco, seja Absol, Bats ou coisa do tipo.

Fora isso, o Yveltal BKT pode ajuda em algumas continhas, como por exemplo:

Se ele bater 60 + 60 em 2 Yveltal EX do oponente, então o seu Yveltal EX conseguira nocautear os Yveltals do oponente com o Y Cyclone + Band pra 110. (110+60 = 170)

E a sua ability? Bom, ela desativa a Float Stone do oponente, que pode ser legal para travar o recuo, e também a Muscle Band, que pode fazer total diferença também para o Yveltal BKT se manter vivo por mais tempo (o sapo precisará de 4 Quacking Punch pra nocaute sem o poder da Muscle Band). Contra deck de Mega, desativar o Spiritlink pode ser interessante ao forçar o oponente a perder o turno para evoluir seu Mega. Com a chegada da BreakPoint a Ability ganha um potencial muito maior, pois chegarão Tools bem fortes como Fighting Fury Belt e Bursting Balloon.

Em contrapartida sua Float Stone nem a sua Muscle Band funciona, ou seja, se você começar de Yveltal BKT, é capaz de ele ficar travado na frente por uns bons turnos, até que você consiga montar Zoroark + Float ou então caçar um Switch ou AZ. E sem a Muscle band muitos nocautes serão mais difíceis de realizar, como por exemplo o Yveltal XY do oponente, que ficará por 10 com 2 hits do BKT. (60+60 = 120 > 130-120=10)

Existe uma exceção onde o Yveltal BKT brilharia mais que o normal. Seria em um possível deck de Yveltal + Bats.

Yveltal / Bats

 

2 Yveltal EX

2 Yveltal BKT

2 Yveltal XY

4 Zubat

4 Golbat

2 Crobat

1 Jirachi Promo

1 Absol

1 Shaymin EX

 

4 Sycamore

2 Birch

3 Brigette

1 Lysandre

1 AZ

 

2 Battle Compressor

 

4 Ultra Ball

2 Level Ball

1 Super Rod

4 Super Scoop UP

2 Muscle Band

 

7 Dark

4 Double

 

 

Nesse deck até poderia ser interessante o uso de 2 Yveltal BKT. O dano de 60 + 60 aliado com os Bats, seria bem forte para o nocaute de coisas matematicamente impossíveis, como Yveltal XY em 2 hits, Hawlucha em 1 hit ou até Shaymin EX, com ajuda de 1 Golbat + 1 Crobat.

O revéz seria a fraqueza, tanto yveltal quanto os Bats sofrem pra elétrico. E por causa dos Slots gastos com Bats, seria praticamente impossível encaixar uma tech direta como Maxie/Gallade ou uma mecânica satisfatória pro Regirock funcionar bem, então não teria muito o que fazer, apenas admitir uma bad match para Manec/Bats, M-Manec.

Standard: 6/10

OBS: com a chegada da BKP aumentaria pra 7/10, dependendo do quanto for Broken contra Fighting Belt e Balloons e também dependendo da efetividade do Max Elixir nele. Fora isso, novas ameaças chegam na BKP como Trevenant Break, que tem fraqueza a Dark e se apoia fortemente no Balloon, que é anulado pela Ability.

 

Expanded

Já no Expanded começo a enxergar um potencial pra valer. O uso de EX nesse formato é maior, o Dark Patch facilita demais a energização e o deck de Yveltal depende pouco do Yveltal XY, podendo aumentar o número de cópiasdo BKT para 2, se assim necessário.

A brincadeira começa com a possibilidade de atacar de Yveltal BKT no t1 com o Dark Patch. (E futuramente Max Elixir + Patch, visto em decks de “Turbo Dark”)

A Ability fica mais interessante pois o uso de Keldeo + Float Stone é um combo de recuo bastante usado e que o Yveltal BKT poderia melar isso muito bem. O lado bom é que você pode usar seu Keldeo + Float Stone normalmente, uma vez que o Keldeo usando Rush In tira o YVeltal BKT da posição de ativo. Nem preciso mencionar que Hoopa e Darkrai facilitam muito a consistência, rapidez e eficiência de recuo (No Standard o Stand In + float do Zoroark é muito mais demorado e inconsistente para ser realizado)

No formato Expanded temos a voltar do Laser, que adiciona +10~30 no dano, que acaba fazendo diferença em muitas contas, principalmente para Nocautear a Vespqueen em 1 hit (e pegar prêmio mesmo com ela tendo um Life Dew ligado nela). Com 2 hits de 60 + Laser bank, é possível nocautear 1 EX de 180 HP.

A combinação de ataques entre Yveltal BKT e Darkrai EX pode ser perfeita para o nocaute de um Jirachi EX, por exemplo. (60 de yveltal BKT e depois 30 de Night Spear)

Enfim, no Expanded são vários pequenos fatores transformam o Yveltal BKT em uma tech muito mais interessante e aplicável.

Expanded: 8/10

OBS: Com a BKP, mesmo com os fatores citados acima, manteria a nota pra 8/10 devido ao leque enorme de cartas e decks fortíssimos, que impossibilita um maior destaque desta carta.

 

Conclusão

Tanto no Standard quanto no Expanded o Yveltal BKT não é uma carta de fácil uso. Seu uso é situacional e seu custo de ataque, mesmo não sendo nada astronômico, exige um certo investimento, que se poupado, poderia ser usado em coisas mais consistentes talvez.

Muitas vezes você se pega no pensamento “vou gastar 3 energias em um Yveltal BKT pra dar 60+60 ou em um Yveltal EX para dar um Evil Ball forte o bastante para um Big nocaute?”

Resumindo, serão poucos os momentos em que a escolha será o 60+60 e serão poucos os momentos em que a Ability do Yveltal vai te fato atrapalhar o oponente, é por isso que minha nota pra ele não é maior em ambos os casos pra ele. A carta 10/10 merece essa nota quando é extremamente contundente em certos momentos ou ela é consistente e boa o bastante para ser usada em qualquer momento de qualquer partida.

Mesmo assim ele tem um ataque bem peculiar e é importante sempre manter essa carta em mente, a qualquer momento ela pode ser uma Tech bem vinda com a combinação de outras cartas.

Na BreakPoint a Ability do Yveltal BKT ganhará mais valor com certeza e talvez veremos mais o uso dele nas mesas de jogo.

Por hoje é só pessoal, valeu!

Um pensamento sobre “Carta da vez – Yveltal BKT

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s