Eu rógo, tu rógas, ele roga #1

ATENÇÃO! Se você não é adepto a rogueragem de raiz, esse post não é pra você!

Hoje vou falar de um rógão dahora aqui. Ele é legal porque se trata de um Pokémon Base que não é usado com um tipo menos usado ainda no metagame atual.

O rogão de hoje visa roguerar de uma forma bem roguera, de modo que roguemos pesado afim de deixar o oponente totalmente roguerado com o seu rogue

Tá, o rogão da vez se trata de Florges Stage 2 + Fadas. Poderia usar Aromatisse, Max Potion e aquele velho esquema chato que estamos cansados de ver, mas não vou usar isso, porque roguero de verdade faz os negócio maluco e diferente.

Sim, ser Roguero é ser o diferentão da turma.

 

Bom, vem comigo no rógão:

3 Flablele

2 Floette

2 Florges

1 Florges Break

2 Rare Candy

2 Xerneas EX

2 Sylveon EX

1 Xerneas XY

1 Klefiki

1 Shaymin EX

4 Professor Sycamore

2 Birch

2 Skyla

1 AZ

1 Xerosic

2 Lysandre

3 VS Seeker

4 Ultra Ball

2 Level Ball

4 Fighting Belt

2 Energy Switch

4 Fairy Garden

7 Fada

4 DCE

Captura de Tela 2016-03-11 às 17.25.58

 

Análise

3-2-2-1 Florges
A ideia é desafogar o alto custo de energia dos EX, mas o mais legal da Florges é que ela não é 100% necessária pro deck jogar. É possível jogar sem ela e o deck ainda ter um bom poder de fogo. Ela vem apenas pra somar na estratégia e não para o deck girar em torno dela, assim como um deck de Aromatisse Box.

A Florges tem um ataque razoável com um custo pesado, mas se tivermos duas Florges na mesa, o custo é apenas de 1 energia fada. Nada mal, pode ser útil.

A Florges Break é uma cerejinha do bolo nesse deck. Não é necessário o healing dela, mas é interessante aumentar o HP do seu bench sitter e ganhar uma curadinha de 30 por turno.

2 Xerneas EX
O 1o ataque é muito bom nos dias de hoje, principalmente contra Night March. Dependendo da situação um ataque de 60 30 nocautearia 1 Pumpkaboo + 1 Joltik ou feebas. Com belt seu HP vai pra 220, o que dificulta ai um pouco o Nocaute dos NM, enquanto sua pressão é altíssima. Com a Florges, com 1 DCE você ja consegue essa proeza.

2 Sylveon EX
Gosto bastante do seu primeiro ataque agro. Com uma DCE ele pode bater 70. O segundo ataque com Belt é bem killer de Shaymin EX, praticamente um Y Cyclone do Yveltal EX.

1 Xerneas XY
Bom atacante não EX e bom starter pra um Setup mais lento e consistente. Gosto do primeiro ataque principalmente contra os Trainer Lock da vida. (Plume, Trev e sapo)

1 Klefiki
Chola Yveltal

1 Shaymin EX
Tem que ter umzinho né.

2 Rare Candy
Parece pouco mas vem, acaba sendo consistente. Lembrando que a Florges é bônus e não obrigatória.

4 Sycamore, 2 Birch, 2 Skyla
Número consistente de Supporters. É possível usar Fan Club também, mas como eu vejo a Florges como “Plus”, não acho essencial forçar esse setup. Talvez esteja equivocado.

1 AZ
Funciona sempre, é bom ter viu.

1 Xerosic
Tira tool do Garbodor, da uma desacelerada em decks agros como Yveltal.

2 Lysandre
Dispensa explicações.

3 VS Seeker
Como eu to rodando muita carta de Supporter, 3 é o Play.

1 Super Rod
Muito bom, da um toque de segurança e consistência no mid/endgame

4 Ultra / 2 Level
Achei um número muito safe pra consistência.

4 Fighting Belt
Overpower, jogar muito, tem que ter.

2 Energy Switch
Algumas energias podem ser “gastas” pra recuar alguém Lysandreado ou algum bad Start. E claro, não somos perfeitos, algumas ligadas de energia errada que pode ser corrigida ou algum imprevisto para preparar algum atacante do zero.

7 Fada, 4 DCE
Número tranquilo e favorável de energia.

 

Desempenho do deck:

É um deck teoricamente com bons recursos contra Yveltal e os decks Trainers Lock. De certa forma, tem uma chance bacana contra Night March também, mas ainda continua sendo bem hard o jogo. Os Bats sempre estragam a alegria dos decks de Setup, qualquer falhadinha pra levantar a Florges, os bats caem matando nos Flableblés, mas se você fizer uma Florges Break, sua Ability pode limpar as “sujeirinhas” causadas pelos Sneak Bites dos Bats.

Só pra deixar claro que não estou quebrando o meta (será que não mesmo?), mas é uma ideia fora da caixa e que pode render alguns jogos divertidos e interessantes, inclusive contra decks do metagame.

É uma lista que pode vir a ser melhorada, mas claramente é um deck que tem suas limitações, não tem a “magia” e explosão dos princpais decks do metagame.

 

Espero que montem, testem e se divirtam. De repente é um deck para ser levado a sério (ou não).

Muito obrigado pela sua leitura, valeu!

Um pensamento sobre “Eu rógo, tu rógas, ele roga #1

  1. Cara, achei o blog pesquisando por acaso e já li quase todos os posts. Parabéns pelo trabalho de vocês e boa sorte aos que forem ao Mundial!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s